O quadro abaixo apresenta as cinco disciplinas de uma “organização que aprende” e suas principais características
A correlação correta entre as colunas está expressa na alternativa:
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O acréscimo do capital intelectual é primordial tanto para as corporações quanto para os indivíduos que nela trabalham, dado e este fato, as organizações vem desenvolvendo as competências das pessoas.
PORQUE
II. A atualização profissional faz com que as pessoas adquiram novas habilidades dando-lhes a oportunidade de mostrar suas capacidades diante dos comportamentos e atitudes tomadas ao longo de sua jornada profissional.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Segundo a conceituação mais difundida no campo da gestão de pessoas, o processo de treinamento é composto por quatro etapas a que correspondem diferentes objetivos, decisões e ações.
As decisões acerca dos conteúdos, das metodologias de treinamento a serem empregadas e do público-alvo do treinamento são tomadas na:
A Teoria Comportamental oferece uma variedade de estilos de administração à disposição do administrador. Os estilos de administração dependem das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento humano na organização. McGregor compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X); de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a que denominou Teoria Y). A Teoria Y baseia-se em concepções e premissas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana. Assinale a alternativa incorreta a respeito da teoria Y
O Desenvolvimento Organizacional tem relação com modelos de gestão modernos e democráticos. Com base no exposto, analise as
assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Os modelos de Desenvolvimento Organizacional se baseiam em 4 variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.
II. São exemplos de modelos de Desenvolvimento Organizacional: Managerial Grid, modelo de Lawrence e Lorsch e a Teoria
3-D de eficácia gerencial.
III. Existem duas técnicas de Desenvolvimento Organizacional para equipes ou grupos: benchmarking de boas práticas e consultorias.
IV. O Desenvolvimento Organizacional, no sentido restrito, é um desdobramento da Administração Científica.
De acordo com a BNCC, no novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Isso requer o desenvolvimento de competências para, EXCETO:
Assinale a alternativa que apresenta o conceito básico de administração que é um sistema humano, social e cultural que, através da cooperação, recursos, normas estabelecidas e divisão de tarefas, realiza atividades com o objetivo de alcançar objetivos comuns ou compartilhados.
Marque a opção que indica um comportamentoapropriado no ambiente de trabalho.
Complete as lacunas a seguir: ______ são preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras pela qual uma sociedade civilizada deve se orientar. ______são normas ou padrões sociais geralmente aceitos ou mantidos por determinado indivíduo, classe ou sociedade
Considerando que a ética está contida na reflexão e a moral está contida na ação assinale a alternativa CORRETA:
Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. Se determinado administrador tentar compreender as necessidades de seus funcionários e adaptar a empresa a essas necessidades, terá adotado a abordagem comportamental da administração.
No que se refere a organizações modernas, seus métodos de gestão e seus processos decisórios e de mudança, julgue o item.
Na teoria comportamental da firma, a decisão de produzir é um atributo do empreendedor de determinado negócio.
A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.
A principal barreira da comunicação é de tipo psicológico‐emocional; trata‐se da tendência de criticar e reprovar as afirmações e os comportamentos de outras pessoas.