Vários estudos têm enfatizado que as singularidades organizacionais e as particularidades dos indivíduos que constituem a força laboral do setor público influenciam a motivação. Esses estudos indicam que, ao contrário do que acontece no setor privado, predominam, no setor público, níveis de motivação intrínseca superiores aos níveis de motivação extrínseca.
Um gerente de RH de uma empresa pública confirmou esses estudos quando constatou que a maioria de seus servidores concordaram com a seguinte afirmativa:
Acerca do Balanced Scorecard, analise o trecho abaixo:
“O BSC é um sistema de gestão estratégica que traduz a visão de futuro e a estratégia da organização em um conjunto de objetivos estratégicos, indicadores de desempenho e iniciativas estratégicas. Esses elementos são interligados por uma lógica de causa e efeito e distribuídos em um conjunto equilibrado de quatro diferentes perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento”.
(Murilo Baihe, Balance Scorecard e a gestão pública, Gestão em Pauta, 2016).
Além de sua aplicação original no setor privado, o modelo do Balanced Scorecard (BSC) foi adaptado
para uso no planejamento do setor público. Considerando as características, assinale a alternativa que contém a afirmação CORRETA.
Preencha a lacuna com uma das opções abaixo:
“____________________ são planos operacionais relacionados com valores em dinheiro dentro de um determinado período de tempo. Podendo também ser definido como o ato de planejar e estimar os investimentos, ganhos (receitas) e despesas de uma organização”. A alternativa correta é:
Julgue o próximo item, a respeito das convergências e das diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, bem como acerca da excelência nos serviços públicos.
O estabelecimento de autonomia para o alcance de metas e resultados e a criação de oportunidades de aprendizado e de desenvolvimento de competências constituem bases para a excelência nos serviços públicos.
Julgue o próximo item, acerca de gestão estratégica de pessoas, treinamento e desenvolvimento, indicadores de desempenho e gestão por competências.
Na formulação de processos de gestão de pessoas por competências, devem-se priorizar a estrutura organizacional, em vez dos macroprocessos empresariais, e a estrutura de cargos, em vez da complexidade das atribuições exercidas pelos colaboradores.
O Manual de Demonstrativos Fiscais, em sua 12ª edição, é uma importante fonte de orientação e referência para profissionais e instituições envolvidos na elaboração e análise de demonstrativos financeiros e fiscais. Este recurso oferece diretrizes atualizadas e informações detalhadas sobre a preparação e apresentação de demonstrativos fiscais, contribuindo para uma maior transparência e conformidade com as normas contábeis e regulamentações governamentais.
Com relação ao Manual de Demonstrativos Fiscais, 12ª edição, analise os itens a seguir.
I. O Manual estabelece diretrizes de harmonização que devem ser seguidas pela Administração Pública de forma contínua na elaboração de importantes documentos fiscais, como o Anexo de Riscos Fiscais (ARF), o Anexo de Metas Fiscais (AMF), o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF).
II. O Manual define orientações metodológicas em conformidade com os parâmetros estabelecidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.
III. O objetivo do Manual é uniformizar procedimentos, descrever rotinas e servir de instrumento de racionalização de métodos relacionados à elaboração de seus relatórios e anexos.
Está correto o que se afirma em:
Em relação à transparência da gestão fiscal, analise os itens a seguir.
I. Incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos.
II. Adoção de sistema isolado e individualizado de administração financeira e controle, em atendimento ao padrão de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União.
III. Liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.
De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, a transparência será assegurada mediante o que se apresenta em:
Recentemente, a abordagem de gestão por resultados tem ganhado destaque e sido amplamente adotada por governos em diversas partes do mundo. Essa abordagem visa orientar a administração pública para alcançar resultados mensuráveis e tangíveis, em vez de focar apenas nos processos internos. Ao implementar essa abordagem, os governos buscam promover maior eficiência, transparência e accountability na gestão dos recursos públicos.
Assinale a opção que indica a área em que as avaliações de gestão por resultados foram inicialmente adotadas na administração pública brasileira.
Acerca do papel do Estado regulador, do processo de controle, da gestão de processos, da gestão da qualidade e da gestão de projetos, julgue o item seguinte
No moderno enfoque da gestão da qualidade, a definição do conceito de qualidade é feita a partir dos interesses do fornecedor, para que a ausência de defeitos evite a oneração de custos.
No que se refere à metodologia de cálculo da curva ABC, à gestão de estoques, à organização do setor de compras, à estrutura para distribuição e à alienação de bens, julgue o item seguinte
Avaliar a gestão de estoques por meio da rotatividade é um procedimento que possibilita a análise da situação operacional da empresa, sendo que quanto menor for número de rotatividade, melhor será a administração logística da empresa em relação a custos.
Carlos foi recentemente admitido em um órgão público que presta atendimento diretamente ao cidadão. O órgão vem
recebendo um número crescente de reclamações relativas à falta de cortesia no atendimento ao público. A gerente do órgão quer planejar possíveis ações para melhoria da qualidade no serviço e incumbiu Carlos das seguintes tarefas: coletar dados sobre a ocorrência de eventos de falta de cortesia no atendimento; identificar se há correlação entre a falta de cortesia no
atendimento e o tempo dos funcionários no cargo.
Para a realização dessas tarefas, seriam adequadas as seguintes ferramentas da qualidade, respectivamente:
Um determinado governante optou por ampliar a capacidade de governar ao adotar um método de planejamento baseado em processo dinâmico e contínuo que precede e preside a ação, e que envolve aprendizagem-correção-aprendizagem. Nesse método, toma-se como ponto de partida um conjunto de problemas identificados, descritos e analisados na perspectiva de um determinado ator social e sua capacidade de agir sobre o problema
Esse método é denominado:
O vendedor de equipamentos de informática sai de uma agência bancária contrariado. Um colega de trabalho, que o esperava para almoçar, nota o seu desconforto e lhe pergunta o que houve. Ele diz que o gerente do banco havia-lhe proposto que virasse cliente da agência e contratasse um seguro, para que, então, esse gerente sugerisse à direção a compra dos equipamentos oferecidos pelo vendedor. O conflito ético de vendas observado nesse caso é denominado
Os custos de controle de qualidade são classificados como custos de prevenção, de avaliação, de falha interna e de falha externa.
Com relação aos custos de avaliação, é correto afirmar que:
A gestão de processos é uma abordagem estratégica que visa otimizar a eficiência, qualidade e desempenho das operações organizacionais, garantindo a entrega de valor aos clientes e o alcance dos objetivos empresariais.
Assinale a opção que indica a ferramenta que consiste em procedimentos que evitam a ocorrência de erros no processo para garantir a qualidade do produto ou serviço.