O Ministério do Trabalho concederá, desde que satisfeitas as exigências constantes do Decreto n9 83.284/79 (que regulamenta profissão de jornalista), registro especial ao: colaborador, assim entendido aquele que, mediante remuneração e sem relação de emprego, produz trabalho de natureza técnica, científica ou cultural, relacionado com a sua especialização, para ser divulgado com o nome e qualificação do autor; funcionário público titular de cargo cujas atribuições legais coincidam com as mencionadas na legislação; e provisionado. Para o registro especial de colaborador é necessária a apresentação de:
I. Prova de nacionalidade brasileira.
II. Prova de que não está denunciado ou condenado pela prática de ilícito penal.
III. Declaração de empresa jornalística, ou que a ela seja equiparada, informando do seu interesse pelo registro de colaborador do candidato, onde conste a sua especialização, remuneração contratada e pseudônimo, se houver.
IV. Atestado de Comprovação de Aptidão de Desempenho na área de Comunicação Social.
Está correto o que se afirma em:
"Processo que consiste em tornar acessível a um público mais ou menos vasto e distante uma mensagem sobre um acontecimento ou uma opinião através do recurso a um ou mais media." (Adriano Duarte Rodrigues, Dicionário Breve da Informação e da Comunicação, Lisboa, Presença, 2000, p. 85). Tal definição descreve o conceito de:
Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística. Alguns fatores principais influenciam na qualidade da notícia, exceto:
Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa, em Dicionário da Comunicação (2002) defendem que identidade visual é sinônimo de personalidade visual: coerência e peculiaridade de uma publicação, a partir de uma determinada programação visual. Para transmitir visualmente a mensagem da página, o artista diagramador conta com quatro elementos essenciais:
Os manuais de jornalismo contêm orientações para a equipe de trabalho. A entrevista televisiva depende, como todo procedimento em TV, da organização e da agilidade do trabalho de todos. Dessa forma, é importante planejar com o câmera como se pretende fazer a entrevista, combinar alguns aspectos pretendidos em relação ao desenvolvimento do tema e da própria participação do entrevistado. O repórter é uma testemunha que viu, ouviu pessoas que viram e vai contar aos telespectadores. A sua postura, então, deve ser a de quem está ali para fazer a informação chegar da melhor maneira ao público; o repórter não pode nunca querer aparecer mais do que a notícia (Manual de Telejornalismo - Globo). Acerca das regras constantes dos manuais de jornalismo quanto à realização das entrevistas, analise as afirmativas.
I. Entrevistados ou assessorias de imprensa tentarem interferir no processo da entrevista enviando perguntas preparadas aos entrevistadores é comum, porém, não se pode aceitá-las. A regra sugere que se defina previamente uma conversa apenas para explicar a pauta ou discutir sugestões. Quem comanda a entrevista é o entrevistador e isso não pode ser negociado.
II. Não pode ser negociada a apresentação da entrevista editada antes de sua exibição, já que contraria uma norma anterior ao próprio fazer televisivo: o jornalista tem o dever ético de falar a verdade.
III. O objetivo da entrevista pode ser previamente divulgado ao entrevistado a fim de não colocá-lo em situações humilhantes ou indelicadas, contudo isso não significa que as entrevistas devam ser pré-combinadas.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa correta sob o prisma do Código Penal.
Segundo a Constituição Federal, compete privativamente à Câmara dos Deputados:
Assinale a alternativa que contraria o Código Civil.
As recentes mudanças que ocorrem no mundo moderno provocam diversas alterações nas empresas. Uma das mais significativas alterações sobre alguns "entendimentos" que se tinha e que atualmente se tem, no que diz respeito à Área de Recursos Humanos, é:
Entrevista que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador. É aplicada para conhecer certos conceitos pessoais do candidato e que demandam certa liberdade para que o entrevistador possa captá-los adequadamente, sendo considerada como uma entrevista de resultados. Trata-se da entrevista:
Sobre a avaliação do desempenho do colaborador, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação deve cobrir o desempenho nas atividades, alcance de metas e objetivos.
II. Deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho.
III. a ênfase no processo se dá sobre o preenchimento dos formulários.
IV. Os comentários desfavoráveis do avaliador conduzem a uma reação negativa e de não aceitação por parte do avaliado.
São pontos fracos do processo avaliativo:
o industrial francês Henri Fayol é considerado por muitos estudiosos da Administração como o verdadeiro pai da moderna teoria da administração. Fayol enumerou, com base em sua experiência, 14 princípios básicos de Administração. "Lealdade e devoção devem ser conseguidas pelo administrador, mediante uma combinação de interesse humano e justiça ao lidar com os subordinados". A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Esse princípio recebeu a denominação de:
O controle de expedição, recebimento e arquivamento de documentos em geral é feito por meio do protocolo. O termo documento é utilizado para indicar "toda informação registrada em um suporte material, suscetível de consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar" (Manual de Procedimentos de Protocolo, Expedição e Arquivo da Advocacia Geral da Unirão — 2010).
Os documentos cujo assunto não deve ser do conhecimento do público em geral recebem a denominação de:
A fotocopiadora é um equipamento utilizado para reproduzir documentos usando a tecnologia de eletrofotografia ou xerografia, daí a cópia resultante ser conhecida por fotocópia ou xerocópia. Das instruções a seguir, qual é desaconselhável na utilização da fotocopiadora?
O Almoxarifado tem por função o recebimento, a guarda, a conservação e a distribuição dos materiais necessários ao funcionamento de uma entidade. É um intermediário entre compras e os demais departamentos de uma entidade. Como o almoxarifado estoca produtos de valor, ele deve ser objeto de um controle rigoroso quanto à entrada, conservação e saída de materiais. Observe os seguintes elementos.
I. Inventário
II. Boletim Mensal do Almoxarifado
III. Ficha/ Registro de Estoque
IV. Ficha de Prateleira
V. Quadro Estatístico de Rotação de Estoque
VI. Registro Contábeis
Aponte a alternativa que reúne os elementos necessários para Controle do Almoxarifado.