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Segundo Chiavenato (2010), a gestão de pessoas é

contingencial e situacional, pois depende de vários

aspectos, como a estrutura organizacional adotada, a

cultura que existe em cada organização, as características

do contexto ambiental, o negócio da empresa, os

processos internos e outras variáveis importantes. Analise

os itens a seguir e escolha a opção correta.

I. A gestão por competências não deve somente mapear

lacunas de competências entre a situação atual e

a necessária, mas se preparar para desenvolver as

competências que serão necessárias no futuro.

II. Em razão da importância da administração de recursos

humanos no âmbito das organizações, o órgão de gestão

de pessoas deve estar posicionado no nível decisório

da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível

hierárquico de diretoria.

III. Os profissionais de recursos humanos devem preocuparse

em garantir que os empregados façam corretamente

as tarefas, com base nos padrões definidos pela

organização, para garantir a eficiência e o alcance dos

objetivos organizacionais e individuais.

IV. Para que seja realizado com sucesso, o processo de

gestão de pessoas deve ser contínuo e envolver toda a

organização.

V. Os líderes devem acompanhar de perto seu time,

devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que

eventualmente surgirem.

Estão corretos apenas os itens

As políticas e as práticas para administrar o trabalho dos colaboradores, de acordo com a gestão de pessoas, podem ser resumidas em seis processos básicos, quais sejam: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Assim, é correto afirmar que

Relacione a primeira coluna com a segunda, considerando

que as dimensões do cargo afetam psicologicamente os

colaboradores, conduzindo a resultados pessoais e de

trabalho que afetam a Qualidade de Vida no Trabalho

(QVT).


A sequência correta obtida é

Assinale a única afirmativa correta.

O desenvolvimento de recursos humanos é um conceito que envolve um conjunto de estratégias de gestão de pessoas. No cenário atual, os pressupostos teórico-metodológicos nas ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhados com:

As diretrizes de aperfeiçoamento dos diferentes subsistemas de gestão de pessoas implicam a superação de desafios institucionais e organizacionais significativos. Analise os itens abaixo e escolha a opção correta. I. Pensar estrategicamente a gestão de pessoas pressupõe que os temas relacionados a pessoal são problemas da área de recursos humanos.
II. No âmbito das organizações públicas, a baixa integração da alta administração com as unidades de gestão de pessoas torna-se uma lacuna para o reconhecimento como unidade estratégica e para o fornecimento de suporte à sua modernização.
III. Elementos do ambiente e da cultura do setor público contribuem para a permanência das unidades de gestão de pessoas como centros de controle, focados na execução e no monitoramento de aspectos legais, em vez de parceiros estratégicos na promoção da eficiência e da efetividade da Administração Pública.
IV. Um modelo estratégico de gestão de pessoas deve ser baseado em uma cultura de desempenho, foco em resultados e excelência, por meio da criação de mecanismos para motivar, capacitar e aperfeiçoar a atuação dos colaboradores.
V. A mudança cultural necessária à modernização da gestão de pessoas depende de instrumentos e políticas institucionais.
Estão corretos apenas os itens

O modelo tradicional de carreira que predominou até a década

de 70 requeria um padrão tipicamente masculino de trabalho, de

tempo integral, para o mesmo empregador, por uma carreira

inteira, com busca constante pelo avanço vertical e por

recompensas externas. Paulo é um competente profissional da

área de educação corporativa e sabe que esse modelo está

ultrapassado e que o novo modelo traz um conjunto de impactos

para as políticas de Gestão de Pessoas. Visando adequar tais

políticas a esse novo modelo de carreiras, Paulo poderia propor:

A tecnologia, em muitos momentos, foi responsável pelo surgimento de novas formas de acesso ao conhecimento, por meio do rádio, da televisão e mais recentemente da internet. Considerando que as novas tecnologias de informação e de comunicação em educação podem ser úteis em diversos aspectos da educação corporativa, um analista de Educação Corporativa de uma multinacional realizou o desenho de um projeto de sistema que permitia substanciais alterações no gerenciamento da universidade corporativa de sua empresa. Considerando a finalidade dos softwares de suporte à educação, a proposta desse analista pode ser considerada:

A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:

Bergue (2014), em uma definição contemporânea de gestão de pessoas, discute sua delimitação conceitual, cujas características evidenciam o(a ):
I- Seu caráter independente, formal e instrumental.
II- Posicionamento da área de gestão de pessoas como agente da alta administração.
III- Implementação de tecnologias de gestão de pessoas, como a gestão por competências.
IV- Adoção de tecnologias gerenciais, que garantem a existência de uma gestão estratégica de pessoas.
V- Participação da área de gestão de pessoas no processo de planejamento estratégico da organização.
Estão corretas as afirmativas

Sobre a administração de recursos humanos, marque a alternativa correta.

De modo geral, as abordagens de diagnóstico e mapeamento de necessidades de ações de capacitação nas instituições ainda estão atreladas a modelos burocráticos, sem visualizar adequadamente cenários futuros. É necessária uma mudança nos modelos usualmente utilizados para o mapeamento de necessidades de ações de capacitação, de forma a considerar não apenas os elementos tradicionalmente mapeados, mas também:

Em muitas organizações, a denominação administração de recursos humanos (ARH) está sendo substituída por expressões como gestão de pessoas (GP), gestão com pessoas, gestão do talento humano, gestão de parceiros ou colaboradores, gestão de competências, gestão do capital humano ou administração do capital humano. As denominações evidenciam os saltos gradativos da área de recursos humanos. Assinale a opção com a característica da abordagem de gestão de pessoas.

Antônio foi convidado a apresentar um projeto para a sistematização da gestão por competências em sua empresa. Para apresentar um projeto adequado, Antônio estudou várias referências distintas e fez visitas a empresas que se destacavam na área. Ao término do processo, Antônio concluiu que a gestão por competências é um processo que possui um conjunto de etapas, incluindo:

Na atualidade, a Gestão de Pessoas procura soluções de remuneração mais compatíveis com a nova ênfase em valores como qualidade, serviço ao cliente, trabalho em equipe e produtividade. Diante dessas novas estratégias e táticas de remuneração temos a remuneração por competência em que:

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