Um orçamento pode ser realista, pessimista, conservador, entre outras classificações.
Um orçamento deve ser considerado
O MRP é um sistema que se propõe definir as quantidades necessárias e o tempo exato para a utilização dos materiais na fabricação dos produtos finais.
Para que os cálculos sejam realizados de maneira correta, são necessárias as seguintes informações:
A Lei no 10.336/2001 instituiu a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, conhecida como CIDE Combustíveis.
A aludida Lei estabelece, igualmente, em seu art. 2o, que os contribuintes dos combustíveis líquidos, CIDE Combustíveis, são:
Considere que o custo do capital próprio de uma empresa seja de 12% ao ano, e o custo da dívida, antes dos impostos, igual a 9% a.a. Considere uma alíquota tributária igual a 34%.
Se o índice dívida/capital próprio = 2, o custo médio ponderado de capital, WACC, da empresa é igual a
Considere que um analista tenha as seguintes informações envolvendo risco e retorno de duas ações:

Supondo-se que o modelo do CAPM seja válido, o valor percentual mais próximo do retorno esperado pelo mercado é de

À luz dos dados do Quadro 1, considere que, mantidos os respectivos custos fixos e demais condições, ambas as empresas apresentem queda de 30% nas vendas, em decorrência de desaceleração econômica no exercício seguinte (2018).
A análise do comportamento dos custos permite concluir que
Os testes de auditoria têm entre os seus objetivos a obtenção de evidências, as quais devem apresentar características específicas.
Quando se diz que a evidência é baseada em informação factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno, tem-se uma evidência
Após detectar a possibilidade da existência de assinaturas falsas em autorizações de compras e de pagamentos em uma entidade, um auditor interno realizou procedimentos com o objetivo de verificar a autenticidade e legitimidade das transações suspeitas.
Esse procedimento é denominado
Ao finalizar um trabalho de auditoria, um auditor interno iniciou o seu relatório citando que os trabalhos foram conduzidos em conformidade com as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna. Em decorrência de problemas pessoais, o auditor só pôde concluir o relatório dois meses depois. Após divulgar o relatório final a todas as partes devidas, foram necessárias três retificações em decorrência de erros e omissões na apresentação de resultados.
Na situação apresentada, duas das características da qualidade da comunicação dos resultados de auditoria prejudicadas foram
Um relatório de auditoria interna deve apresentar o resultado dos trabalhos de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade.
Entre os requisitos de um relatório de auditoria, NÃO é recomendável que seja(m)
Nos termos da Lei no 13.303/2016, o edital poderá exigir, como condição de aceitabilidade da proposta, a adequação às normas da Associação Brasileira de Normas
Suponha a existência de três companhias: X, Y e Z. Após a realização de algumas operações de negócios, constatou-se que a companhia.
A companhia V, que adquiriu uma participação acionária no capital votante da companhia G, apresentou as seguintes informações referentes a esse investimento, em reais:

Considerando-se as informações apresentadas pela companhia V sobre seu investimento na companhia G; considerando-se que o investimento avaliado pelo método de custo em 2015 passou a ser avaliado pelo método de equivalência patrimonial em 2016 e considerando-se, ainda, que a participação no capital votante da companhia G passou de 8% para 60%, verifica-se que o valor do ajuste do investimento a ser contabilizado no patrimônio líquido da companhia V, em 2016, em reais, é de
Um cliente de uma loja de eletrodomésticos deseja antecipar duas parcelas iguais de R$ 1.000,00 de seu financiamento, com vencimento para, respectivamente, 30 e 60 dias a partir de hoje.
Considerando-se uma taxa de desconto de 2% a.m., desconto comercial simples e calendário comercial, quanto será exigido do cliente para quitar as duas parcelas?
Uma construtora anuncia a venda de um imóvel à taxa nominal de juros de 12% a.a. com correção mensal do saldo e das prestações.
Qual é a taxa real anual, aproximada, do financiamento, considerando-se uma inflação anual de 10%?