Acerca da estrutura organizativa, do planejamento e da assistência à saúde do SUS bem como da articulação interfederativa da política e dos serviços de saúde nacional, assinale a opção correta.
O Sistema Único de Saúde (SUS) assume e consagra os princípios finalísticos da: I – Universalidade. II - Integralidade da atenção à saúde. III – Igualdade. IV – Equidade. V – Solidariedade. Verifica-se que estão corretos:
“A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas” (BRASIL. Política Nacional de Atenção Básica. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, 2012.). Sobre a PNAB, é correto afirmar que:
O Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser entendido a partir da seguinte imagem: um núcleo comum, que concentra os princípios doutrinários, e uma forma de organização e operacionalização, que são os princípios organizativos. Assinale a alternativa correta sobre quais são os princípios do SUS.
Assinale a opção que apresenta a correta relação entre a legislação indicada e o seu conteúdo.
De acordo com as disposições da Lei n. 8.080/90, o conjunto de ações e serviços de saúde,
prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da
Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o
Sistema Único de Saúde. Prevê, ainda, que a iniciativa privada poderá participar do
Sistema Único de Saúde, em caráter suplementar.
O Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser entendido, primordialmente, como uma “Política de Estado”, materializada em 1988, na chamada Constituição cidadã, ao considerar a Saúde como um(a)
Considerando o texto da lei 8080/90, a assistência sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie corresponde a um dos princípios do SUS, que é a (o):
A respeito das formas de organização dos serviços e do
planejamento no SUS, julgue os itens que se seguem.
Na organização dos serviços da atenção primária, o desafio é adequar a atenção ao perfil epidemiológico da população, uma vez que grande parte dos serviços tem sua atenção voltada às doenças infectocontagiosas, não incorporando, de forma suficiente, as tecnologias necessárias para a prevenção, o controle e o tratamento de doenças crônico-degenerativas.
Julgue os itens a seguir, relativos ao controle social no SUS.
Na ausência de número suficiente de entidades, instituições e movimentos organizados para compor o conselho de saúde de um município, a representação desse órgão será definida pelo conselho estadual de saúde.
Em relação aos serviços de
saúde e de educação da competência do
Município, analise as assertivas abaixo:
I. O município deve atuar prioritariamente no
ensino fundamental e é obrigado a aplicar
25% da receita resultante de impostos,
considerada a que vem de transferências.
II. Nos termos da Lei do SUS, ficam
autorizados os municípios a constituir
consórcios para desenvolver em conjunto
ações e serviços de saúde.
III. Segundo a Lei do SUS, à direção municipal
do Sistema de Saúde (SUS) compete
executar serviços de vigilância
epidemiológica e de vigilância sanitária.
IV. Em matéria de saúde, a competência do
município é suplementar na via legislativa e
no campo administrativo.
Quais estão corretas?
Em saúde, especificamente, as desigualdades sociais se apresentam como desigualdades diante do adoecer e do morrer, reconhecendo-se a possibilidade de redução dessas desigualdades, de modo a garantir condições de vida e saúde mais iguais para todos. À necessidade de se “tratar desigualmente os desiguais" de modo a se alcançar a igualdade de oportunidades de sobrevivência, de desenvolvimento pessoal e social entre os membros de uma sociedade, abarcado pelo Sistema Único de Saúde, traduz o princípio:
A respeito das formas de organização dos serviços e do
planejamento no SUS, julgue os itens que se seguem.
A descentralização do sistema público de saúde reforça o papel dos municípios e de suas unidades de saúde na condução da política de saúde, incluindo o planejamento e a organização dos serviços correspondentes.
A respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) e de políticas
e programas sociais de saúde, julgue os itens subsequentes.
São considerados princípios do SUS a participação da comunidade e a utilização da epidemiologia para a definição de prioridades em saúde pública.
Acerca da história das políticas de saúde brasileira, julgue os itens
a seguir.
A política de saúde na última década de 80 envolvia elementos
fundamentais, tais como a politização da questão da saúde, a
alteração da norma constitucional e a mudança do arcabouço
e das práticas institucionais.