Sobre o financiamento do SUS previsto na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, é correto afirmar que:
Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS) e da legislação que o rege, julgue o item que se segue.
O transporte e a educação são alguns dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
Promoção da saúde e proteção específica são formas de prevenção:
De acordo com a Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e dever do( a):
Com base nas competências das três esferas administrativas do SUS, estabeleça a correta correspondência entre a coluna I e a coluna II.
Coluna I
1- Direção nacional
2- Direção estadual
3- Direção municipal
Coluna II
( ) acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde.
( ) controlar e fiscalizar os procedimentos dos serviços privados de saúde.
( ) definir e coordenar o sistema de vigilância sanitária.
( ) gerir laboratórios públicos de saúde e hemocentros.
( ) estabelecer normas, em caráter suplementar, para o controle e avaliação das ações e serviços de saúde.
O Sistema Único de Saúde (SUS) apesar de ter sido definido pela Constituição de 1988, somente foi regulamentado através da Lei n. 8.080 em 19 de setembro de 1990. Sobre este assunto, marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) O princípio da equidade do SUS diz que o acesso às ações e serviços de saúde deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais; ( ) Segundo a Lei n. 8.080, os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com a definição da população a ser atendida; ( ) Um dos princípios do SUS é o da descentralização, que é entendida como uma redistribuição das responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. A sequência correta de cima para baixo é:
Ao realizar os trâmites de internação de sua irmã na clínica médica de um determinado hospital público, a senhora Ana foi informada de que a paciente tinha direito a receber visitas diárias, porém, essas não poderiam ultrapassar o tempo total de 30 minutos, para não atrapalhar a rotina hospitalar.
É correto afirmar que essa regra do hospital:
De acordo com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, Portaria n.º 1.820/2009, julgue o próximo item.
Não é permitido ao paciente internado o recebimento de visita de outros profissionais de saúde que não pertençam à unidade hospitalar da internação.
Julgue o próximo item, relativo ao Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS).
Para que valha o princípio da centralização, existe a concepção constitucional do mando único, em que cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais.
Julgue o item subsequente, acerca do sistema de saúde no Brasil.
O sistema de saúde brasileiro é formado por uma rede complexa de prestadores e compradores de serviços que competem entre si, gerando uma combinação público-privada financiada, especialmente, por recursos públicos.
Julgue o item subsequente, acerca do sistema de saúde no Brasil.
Os componentes público e privado do sistema brasileiro são distintos, mas estão interconectados, e as pessoas podem utilizar os serviços de ambos os subsetores, dependendo isso da facilidade de acesso ou de sua capacidade de pagamento.
Acerca da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.
A PNAB resultou da experiência acumulada por um conjunto de atores — como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo — envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do SUS.
No que tange ao arcabouço legal da política de saúde e de assistência social, julgue o item que se segue.
O projeto privatista e o projeto da reforma sanitária foram projetos políticos que estabeleceram disputa na área da saúde, nos anos 90 do século passado, apresentando diferentes exigências para o serviço social.
De acordo com disposições da Lei nº 8080/1990, a descentralização político-administrativa dos serviços de saúde deve dar ênfase para os:
Instrução: A Lei 8.080, de setembro de1990, dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, organização e funcionamento dos serviços correspondentes.
A questão subsequente se refere a definições desta lei.
São competências definidas pela lei à direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) entre outras, EXCETO: