A respeito dos elementos do processo de comunicação, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O emissor codifica um pensamento, gerando uma mensagem. ( ) O canal é o meio pelo qual a mensagem se propaga, podendo ser formal ou informal. ( ) O receptor faz a decodificação da mensagem enviada pelo emissor. ( ) O feedback corresponde às barreiras que distorcem a clareza da mensagem emitida. ( ) O texto escrito e as expressões corporais são exemplos de mensagem.
A escuta ativa é essencial na comunicação interpessoal pois:
Sobre o contrato de resultados, que é um instrumento de gestão pública, é INCORRETO afirmar que:
O processo de comunicação organizacional é um meio de troca de informação onde deve ser privilegiado o processo de mãodupla, uma vez que a comunicação obrigatoriamente supõe retorno. Por isso que os líderes organizacionais precisam dominar as formas diferentes de comunicação, como, a interpessoal, a comunicação por meio de redes e entre equipes, a comunicação empresarial e a eletrônica. Ramos (2007) diz que o fluxo da comunicação é influenciado pela estrutura da organização e divide este fluxo em padrões:
Leia o texto a seguir: Marta e Lucas trabalham em setores diferentes de uma universidade federal, mas se comunicam quase todos os dias, especialmente por meio eletrônico. Há um mês Marta enviou o seguinte e-mail a Lucas: “LUCAS, PRECISO FALAR PESSOALMENTE COM VOCÊ AINDA HOJE!!!!” Lucas, que estava passando por um momento pessoal difícil, respondeu o e-mail da seguinte forma: “Marta, acho que você poderia ser mais educada. Há necessidade de ser tão grosseira para marcar uma conversa? Afinal de contas, sempre fui educado e sempre me coloquei à disposição para o diálogo”. Ao receber a mensagem, Marta ficou assustada e sem entender o porquê de Lucas tê-la achado grosseira. Resolveu ligar para o colega. Segue o diálogo: Lucas: Setor de Assuntos Gerais, bom dia! Marta: Lucas, é a Marta. Tudo bem? Lucas: Mais ou menos, Marta. Marta: Pois é, Lucas. Eu não entendi por que uma mensagem tão simples te deixou tão indignado. Lucas: Você leu a forma como escreveu, Marta? Marta: Li e reli várias vezes e não entendi qual foi o problema. Lucas: Caso você não saiba, quando alguém escreve em caixa alta, dá a impressão de que está falando mais alto, ou mesmo gritando com o outro. Marta: Desculpe-me, Lucas, mas a tecla “CapsLock” estava ativada e eu nem percebi. Não quis ser grosseira. Lucas: Bom, então eu que peço desculpas. O que você deseja? O diálogo seguiu, mas Lucas começava a sentir-se mal com a situação, pois já havia comentado com vários colegas do setor o quanto Marta havia sido “grosseira”. Considerando a comunicação interpessoal como um dos temas inerentes ao comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresente barreiras à comunicação eficaz presentes no texto.
Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.
Uma boa reputação torna uma organização mais competitiva, podendo gerar apoio por parte do público mesmo em situações de falhas, o que, na administração de crises, requer um investimento de comunicação contínuo e coerente entre imagem e identidade institucionais.
A área de relações públicas, cada vez mais, é reconhecida por sua função estratégica em organizações dos diferentes setores. Considerando essa informação, julgue o item.
Em uma gestão integrada da comunicação em uma organização, as relações públicas contribuem especialmente para a comunicação administrativa, enquanto a gestão da imagem e reputação da marca está a cargo do marketing.
Organizações públicas, privadas e do terceiro setor têm responsabilidade de se relacionar com os mais diversos públicos, não apenas pelo interesse da organização em si, mas em decorrência dos impactos sobre a sociedade, a democracia e a formação do pensamento social. Com base nessa informação, julgue o item.
Ao desenvolver mecanismos de relacionamento entre pessoas, públicos e instituições, as relações públicas contribuem para um desenvolvimento sustentável, com impactos sobre o capital humano e o capital social.

Utilizando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.
Os comportamentos considerados como bons e maus em determinada sociedade são indicados pela moral.
Comunicar é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de comunicação humana. A comunicação organizacional, termo predominante no meio acadêmico, é também chamada de “comunicação institucional. Qual a alternativa que aparenta uma definição da comunicação no meio organizacional?
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.
O trabalho do profissional de relações públicas é mais estratégico que social, portanto limita-se às suas ações em meio corporativo e empresarial.
Quando é necessário oferecer instruções sobre o trabalho, informações sobre políticas da organização e contrapartidas em relação ao desempenho, a direção da comunicação organizacional a ser adotada é a comunicação
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
A identidade institucional consiste no resultado do balanço entre percepções positivas e negativas que a empresa transmite a determinado público.
Cada vez mais o servidor precisa desenvolver novas habilidades de comunicação oral, que vão desde a demonstração de conhecimento profundo dos serviços que a Organização oferece até a capacidade de interagir com o administrado – o que inclui falar e ouvir bem. Dentre as alternativas abaixo, são técnicas e estratégias de comunicações, EXCETO.
Atualmente, todas as empresas e instituições possuem o Sistema de Identidade Visual (SIV), que pode ser definido como:
“Sistema de normatização para proporcionar unidade e identidade a todos os itens de apresentação de um dado objeto, por meio de seu aspecto visual. Este objeto pode ser uma empresa, um grupo ou uma instituição, bem como uma ideia, um produto ou um serviço."
(PEÓN, Maria Luísa; Sistemas de identidade visual. Teresópolis: 2AB.)
São considerados elementos primários de um SIV: