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A transformação de processos implementa o resultado da análise iterativa e o ciclo de desenho do processo. É a evolução planejada de um processo de negócio utilizando uma metodologia claramente definida e abordagem disciplinada para garantir que o processo de negócio continue a atingir os objetivos do negócio. Dentre as metodologias utilizadas na busca da melhoria da organização encontra-se uma que significa, simplesmente, uma medição de qualidade que se esforça para se aproximar da perfeição.

Qual das metodologias aplicadas à melhoria de processos possui um enfoque disciplinado e orientado a dados para eliminar defeitos baseados em dados estatísticos em qualquer processo?

A liderança é um conceito controverso e de difícil definição. No contexto da administração, a liderança pode ser definida como o processo social de dirigir o comportamento dos membros da organização, levando-os à realização de determinados objetivos.

Quais os três elementos que podem ser destacados como componentes da liderança?

Com relação ao salário de contribuição, na forma da Lei n. 8.212/91, seguem quatro indicações:

I. para o empregado e trabalhador avulso: a remuneração auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou creditados a qualquer título, durante o mês, destinados a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, exceto no que se refere às gorjetas, aos ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregador ou tomador de serviços nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa;

II. para o empregado doméstico: a remuneração registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social, observadas as normas a serem estabelecidas em regulamento para comprovação do vínculo empregatício e do valor da remuneração;

III. para o contribuinte individual: a remuneração auferida em uma ou mais empresas ou pelo exercício de sua atividade por conta própria, durante o mês, observado o limite máximo fixado em Lei;

IV. para o segurado facultativo: o valor por ele declarado, observado o limite máximo fixado em Lei.

Quais dessas indicações estão corretas?

A quem cabe o pagamento dos primeiros quinze dias de afastamento da atividade por motivo de invalidez, nos termos da Lei no 8.213/91?

O processo de tratamento de esgoto e de importância fundamental num centro urbano e industrial, pois a sua ausência afeta de forma direta a saúde da população e degrada o meio ambiente. Qual etapa desse tratamento esta descrita de forma incorreta nas alternativas abaixo?

Qual a potencia necessária para girar um motor elétrico cuja resistência e 30 Ohms com uma corrente de 12 Aspires?

A figura mostra as pecas de uma instalação sanitária.



E correto afirmar que o

Em relação aos materiais de construção, apresentam-se três afirmações:

I - O zarcão e um anticorrosivo utilizado como pintura de fundo para a proteção de aços estruturais.
II - Os perfis metálicos e os perfis de alumínio tem o mesmo modulo de elasticidade.
III - O ensaio de abatimento de tronco cone avalia a trabalhabilidade do concreto.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, exceto:

Quando a falta de norma regulamentadora tornar inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, conceder-se-á

Com base no disposto no Código Civil a respeito das pessoas naturais e jurídicas, assinale a opção correta.

Com base nas normas constitucionais que versam sobre o regime de previdência e sobre a aposentadoria do servidor público titular de cargo efetivo, assinale a opção correta.

Em relação aos crimes contra a incolumidade pública e o instituto da ação penal, assinale a opção correta.

A respeito da prescrição penal, assinale a opção correta.

Read Text I and answer questions 01 to 10:

 

The verb in “ English language has clearly shifted from the historic centers

Read Text I and answer questions 01 to 10:

The underlined word in “ far better suited to tomorrow's workplace than those memorizing grammar rules“ (lines 28-29) refers to:

Read Text II and answer questions 11 to 15:


When the writer states that the lingua franca for the next twenty or thirty years is “ likely to be English“ (line 33), he evaluates this situation as

Read Text II and answer questions 11 to 15:


Consider the fragment “ some of the ‘nitty gritty’ operational issues“ (lines 63 and 64) and analyse the assertions below.

I. This fragment indicates a formal way of discussing everyday practice.
II. By using this expression the author is trying to be informal and friendly.
III. This is an informal tone to discuss the basic facts of the matter.

Choose the correct answer.

Read Text III and answer questions 16 to 30: 



Read the statements below and check whether they reflect the author’s opinion or not.

I. Practitioners are expected to do away with all their previous experiences.
II. Practitioners should evaluate their previous experiences with a lot of care.
III. Practitioners will never be in a position to carry out reflective teaching properly. Choose the correct answer.

Read Text III and answer questions 16 to 30:

In the sentence “ Despite this, some consensus has been achieved“ (line 16), the underlined word has the same function as the underlined word in

Lea el fragmento de la noticia que festeja en España los trescientos años de la RAE.Son tres párrafos que le servirán para contestar a las preguntas 05,,06,y07.

Trescientos años de la rae en la biblioteca nacional

En Latinoamérica se habla mejor español porque no acceden a las redes sociales

La Real Academia Española(RAE)ha bajado del desván sus mejores joyas para honrar sus trescientos años de vida,en una exposición organizada junto a la Acción Cultural Española (AC/E), en la Biblioteca Nacional de España. La lengua y la palabra. Trescientos años de la Real Academia Española es un recorrido histórico por más de 300 piezas, entre bibliografía,, cuadros, artes decorativas y objetos curiosos como el sillón “ B ” o el perchero paragüero de los académicos, así como las fichas que utilizan para el ingreso de las nuevas palabras en el diccionario.

Los académicos y comisarios Carmen Iglesias y José Manuel Sánchez Ronhan han dividido en 7 grandes apartados el relato,, con cuadros de Goya, Sorolla y Zuloaga, entre otros, “ un recorrido precioso y sentimental” , resumía Iglesias. La exposición recorre la historia de los objetos de la Academia y rinde homenaje a los ocho hombres “ decididos” , “ valientes”, que en julio de 1713 comenzaron a hacer un diccionario de la lengua española, constituyendo una Academia“ que compusiese de sujetos condecorados y capaces de especular y discernir los errores con que se hallan viciado el idioma español con la introducción de muchas voces bárbaras e impropias para el uso de la gente discreta” . 

Trescientos años más tarde, la gente discreta se expresa en la calle, en su trabajo,en su casa y en las redes sociales y,sobre todo,en 140 caracteres del demonio.Según afirmaba Carmen Iglesias a un grupo de periodistas en una de las partes del trayecto académico, “ la lengua se empobrece en la calle y el esspañol en Latinoamérica es mucho mejor que el que se habla en España

” . Réplica de su compañero Sánchez Ron: “ Probablemente porque no accedden a las redes sociales, que son un obstáculo para hablar biien. En 140 caracteres no se puede hablar bien” .Lo dicho, como el primer día. En Américano se usa internet, el nuevo instrumento que vicia el idioma español con las voces bárbaras. La historia se repite a ojos del académico, que resume la aparición de la cultura española en América hace más de cinco siglos de la siguiente manera:: “A veces,la leyenda negra predomina, pero les dejamos una herra amienta de unidad como es el español


(http:///www.elconfidenciial.com/cultura/20113.09.25/en.latinoaamerica.se.habla.mejor..espanol.porque.noo.acceden.a.las.reddes.sociales_32385//)

Las afirmaciones a seguir comparan el texto de la cuestión 04 con el texto de esta cuestión. Las siguienntes alternativas pueeden corresponder una interrpretación commparativa de loos textos,a excepcióón de una.Señáálela.

Lea el monólogo del personaje Arturo Fernández, médico de la morgue ante un cadáver, transcrito de la película ecuatoriana “Cuando me toque a mí” (2008):
“Mi papá ... otro huevón... un médico de esos... respetado… que pisoteó a todo el mundo para llegar donde está. Yo heredé la profesión… en este país se heredan las profesiones… pero llegué hasta la muerte nomás ¡qué iba a curar yo a los vivos! ¿Y mi hermano? En lo impensable, en lo imperdonable, lo repugnante… no… si no le sientan bien esos gimnasios a la franciscana ciudad de Quito. A esta ciudacita le hubiera encantado ser la Lourdes de América. Pero aquí... máximo lloran las vírgenes porque los ciegos… siguen ciegos… y los paralíticos… siguen paralíticos… Qué asco... lo único que hacemos es darnos golpecitos de pecho y decir: por mi culpa… por mi culpa… por mi gran culpa… por eso ruego a Santa María siempre virgen y a los ángeles y a los santos que intercedáis por mí ante el señor… que intercedáis… que intercedan… siempre hay que tener conocidos. Hasta para entrar al cielo se necesitan palancas. Ojalá éste [señala el muerto] haya tenido palancas… ojalá tenga palancas mi hermano.” El personaje se refiere a la hipocresía social, opone la respetabilidad del médico corrupto (su padre) ante la ignominia de la condición homosexual (su hermano). Sus reflexiones sobre religión y sociedad son sarcásticas, recalcando, ante la muerte, el ambiente sofocante de la religiosidad y de las relaciones sociales (palancas) en Quito. Señale la opción correcta en lo que se refiere al uso de las formas de tratamiento “vosotros” y “ustedes”.

Con base al texto de la cuestión anterior,marque la opción con la situación hipotética que corressponde a la acttitud señalada en la aafirmación: “saber o material didático” en la definición dde Orlandi:

I. El(la)profesor(a)trabaja sólo los contenidos del libro que el tiempo de clase le permita, eligiendo aquellos que le parezcan más pertinentes o relevantes.
II. El(la)profesor(a)rechaza el manual que adopta la escuela y utiliza materiales propios.
III. El(la) profesor(a) asocia informaciones constantes en el manual didáctico a otros matteriales que trae al aula.
IV. El(la) profesor(a) trata de dominar los contenidos del material didáctico y sigue las instrucione s constantes del manual del profesor.

Señale

Los fragmentos a continuación pertenecen a uno de los textos de referencia del programa.

Pesquisas desenvolvidas em diferentes países corroboram evidências de que muitos materiais didáticos utilizados para o ensino de língua materna e/ou língua estrangeira, assim como de outras disciplinas do currículo escolar, reproduzem em seus textos escritos e/ou ilustrações e, por vezes, até mesmo na destinação de seu espaço e na referência a personagens fictícios ou reais, a discriminação de gênero observada no tratamento de homens e ulheres.
Respecto a la representación de las familias, el autor afirma: “Os modelos das famílias representadas são extremamente conservadores e não retratam a diversidade de formas de constituição que conhecemos na realidade. Não há nenhuma menção a famílias que sejam constituídas a partir de um segundo ou terceiro casamento ou de pessoas que vivem juntas sem serem casadas legalmente, e muito menos se cogita a possibilidade de famílias formadas por casais de pessoas do mesmo sexo.”

(PEREIRA, Ariovaldo Lopes. “Representações de gênero em livros didáticos de língua estrangeira: discursos gendrados e suas implicações para o ensino”. In: Pereira, Ariovaldo Lopes & Gottheim, Liliana. Orgs. Materiais Didáticos para o ensino de língua estrangeira. Processos de criação e contextos de uso. Campinas: Mercado de Letras, 2013, p.121 e p. 131.)

Pereira presenta en este artículo algunos tipos de discurso frecuentes en los materiales didácticos. A continuación se presentan algunas definiciones de tales tipos. Señale la opción que corresponde a la representación de las familias en los libros didácticos a partir de los fragmentos arriba.

El siguiente fragmento forma parte de uno de los textos de referencia:
Por volta das décadas de 70 e 80 do século XX, alguns professores e linguistas perceberam que os alunos eram capazes de produzir sentenças gramaticalmente corretas muitas vezes, mas pouco as utilizavam em situações realmente comunicativas e reais fora da sala de aula. Ficou claro, portanto, que a comunicação (entendida como um todo, e não somente a fala) requeria mais do que simplesmente o conhecimento das regras. O conceito de competência comunicativa, desenvolvido por Hymes (1970), postula que ser competente comunicativamente falando vai além do conhecimento linguístico que o indivíduo pode ter.”
(In: JALIL, Samira Abdel; PROCAILO, Leonilda. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós método. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. Anais. Paraná. PUCPR, 2009, p.778.)

La noción teórica de competencia a la que se hace referencia está centrada en

Tras leer y comparar los fragmentos de texto de las cuestiones (27 y 28), señale V para la afirrmación verdadera y F para la falsa.

()El texto de la revista digital El Puerco Espín construye sentidos de rivalidad y dicotomía entre periodismo alternativo y periodismo tradicional.
()En ambos fragmentos se encuentra la prredominancia de secuencias textuales descriptivas.
()En ambos textos, se verifica la utilización de la imagen como un recurso de humor que tiene la finalidad de captar al lector. Las afirmaciones son,respectivammente,



A charge acima se refere com humor à estrutura do silogismo aristotélico, com um tipo de argumento

Nas obras primas dos mestres, tudo nos instrui (...). Acontece, porém, que essas obras primas que nos enriquecem<> são, por sua vez, enriquecidas por nós. Cada geração descobre nelas um sentido antes despercebido. (Émile Mâle apud COLI, Jorge. O que é a arte. SP: Brasiliense, 1995, p. 48.)

Com base no trecho citado, a respeito da relação entre arte e cultura, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Entre os objetos artísticos, as obras primas são as que comunicam ao espectador a beleza objetiva e a qualidade constitutiva que contêm, nos enriquecendo culturalmente.
( ) Os objetos artísticos estão associados a contextos histórico culturais, com os quais mantêm uma dupla relação, na medida em que alimentam a cultura e são nutridos por ela.
( ) Os objetos artísticos se diferenciam dos artefatos cotidianos, pois são eternos, sendo admirados pelos espectadores mais sensíveis, em todas as gerações.

As afirmativas são, respectivamente,

Jean Jacques Rousseau escolheu a imagem a seguir para o frontispício da edição de 1801 de seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Ela representa um nativo do sudoeste da África, um hotentote, retornando “ para os seus iguais” , como informa a legenda que acompanha a figura.
Imagem e legenda se referem a uma anedota então conhecida: um jovem hotentote fora trazido para a Europa e demonstrara grande aptidão em se adaptar e assimilar outra cultura. Mas, após uma visita aos seus parentes, decidiu voltar para os seus.



Rousseau, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Para Rousseau, a origem da desigualdade entre os homens se relaciona à dicotomia entre natural e artificial, expressa visualmente na distinção entre o selvagem e o homem civilizado.
( ) Para o filósofo, a maneira de viver dos europeus não tem valor universal, como ilustra o ato do hotentote de se despir e voltar “ para os seus iguais” .
( ) A imagem ilustra o regresso do hotentote ao estado natural, exemplificando a teoria de Rousseau sobre a gênese histórica das culturas e das sociedades civis e a consequente corrupção do homem natural. As afirmativas são, respectivamente,

(...) Sob o signo da tecnologia, a ética tem a ver com ações de um alcance causal que carece de precedentes (...). Tudo isso coloca a responsabilidade no centro da ética. (...) A ética ora exigida não pode permanecer no desrespeitoso antropocentrismo que caracteriza a ética tradicional, particularmente a ética ocidental helênico judaico cristã. As possibilidades apocalípticas radicadas na moderna tecnologia nos têm ensinado que o exclusivismo antropocêntrico poderia ser um prejuízo e que necessita, ao menos, de uma revisão.
Diante destas constatações, Hans Jonas formula um novo imperativo, relacionado a um novo tipo de ação humana: “ Age de tal forma que os efeitos de tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida autenticamente humana sobre a terra
” . (JONAS, Hans. El principio del responsabilidad: ensayo de una ética para la civilización tecnológica. Barcelona: Herder, 1995, pp. 16 17, 40, 99.)

As afirmativas a seguir formulam coerentemente o novo imperativo da ética para uma civilização tecnológica, segundo Hans Jonas, à exceção de uma. Assinale a.

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