Jean Jacques Rousseau escolheu a imagem a seguir para o frontispício da edição de 1801 de seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Ela representa um nativo do sudoeste da África, um hotentote, retornando “ para os seus iguais” , como informa a legenda que acompanha a figura.
Imagem e legenda se referem a uma anedota então conhecida: um jovem hotentote fora trazido para a Europa e demonstrara grande aptidão em se adaptar e assimilar outra cultura. Mas, após uma visita aos seus parentes, decidiu voltar para os seus.

Rousseau, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a
falsa.
( ) Para Rousseau, a origem da desigualdade entre os homens se relaciona à dicotomia entre natural e artificial, expressa visualmente na distinção entre o selvagem e o homem civilizado.
( ) Para o filósofo, a maneira de viver dos europeus não tem valor universal, como ilustra o ato do hotentote de se despir e voltar “ para os seus iguais” .
( ) A imagem ilustra o regresso do hotentote ao estado natural, exemplificando a teoria de Rousseau sobre a gênese histórica das culturas e das sociedades civis e a consequente corrupção do homem natural.
As afirmativas são, respectivamente,