Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d

Sobre a grafia de termos retirados no texto, assinale V, se verdadeiras, e F, se falsas.

(  ) “diluido” (l. 03) está grafado corretamente.
(  ) “autoimunes” (l. 22) está grafado corretamente.
(  ) “psicossomatização” (l. 24) está grafado incorretamente, pois o correto é escrever  "psicosomatização”.
(  ) “sinalisadores” (l. 34) está grafado incorretamente, pois o correto é escrever “sinalizadores”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Os princípios constitucionais e as normas gerais que norteiam a Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios encontram-se dispostos de forma expressa no artigo 37 e seguintes da Constituição Federal de 1988. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:

Segundo o Supremo Tribunal Federal, os direitos e deveres individuais e coletivos não se restringem ao artigo 5º da Constituição Federal de 1988, podendo ser encontrados ao longo do texto constitucional, expressos ou decorrentes do regime e dos princípios adotados pela Magna Carta, ou, ainda, em virtude de tratados internacionais de que o Brasil seja signatário.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A competência para julgamento e consecução de demais procedimentos de arguições de inelegibilidade, perante a Justiça Eleitoral, encontram-se disciplinados, sobretudo, na Lei
Complementar nº 64 de 1990. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(  ) A arguição de inelegibilidade será feita perante os Tribunais Regionais Eleitorais, quando se tratar de candidato a Senador, Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito
Federal, Deputado Federal, Deputado Estadual e Deputado Distrital, Prefeito e Vice-Prefeito.
(  ) Caberá a qualquer candidato, a partido político, coligação ou ao Ministério Público, no prazo de 5 (cinco) dias, contados do pedido de registro da candidatura, impugná-lo em petição fundamentada.
(  ) A partir da data em que terminar o prazo para impugnação, passará a correr, após devida notificação, o prazo de 7 (sete) dias para que o candidato, partido político ou coligação possa contestá-la, juntar documentos, indicar rol de testemunhas e requerer a produção de outras provas.
(  ) Para a configuração do ato abusivo, será considerada a potencialidade de o fato alterar o resultado da eleição e a gravidade das circunstâncias que o caracterizam.

Assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo:

Observe o gráfico a seguir.

A função real de variável real que representa o esboço deste gráfico é expressa por:

Considere a inequação (x2 – 4x + 3)(–x2 + 6x – 8) > 0. Se n é a quantidade de números inteiros que satisfazem esta inequação, então, é correto afirmar que n é igual a:

Um ânion cloreto (Cl) tem 17 prótons e 18 nêutrons e um cátion sódio (Na+) tem 11 prótons e 12 nêutrons. Quantos elétrons terão o Cl e o Na+, respectivamente?

Observe a figura a seguir.

De acordo Kepler sobre a velocidade dos planetas, analise a figura e assinale a alternativa correta.

A revista “Turma do Pererê”, criação do cartunista Ziraldo, circulou durante os anos de 1960 a 1964. A revista “Turma do Pererê” apresenta as seguintes características:

A partir da década de 80, o fim da censura, o avanço das tecnologias digitais, a multiplicação das formas de divulgaçãodas produções musicais, com a internet, são alguns dosfatores que contribuíram para uma maior liberdade de expressão dos compositores, assim como um maior acesso aos meios de produção e divulgação de suas obras. Dentro deste panorama de crescente liberdade artística surgiram importantes grupos de rap, entre eles, os Racionais MCs,grupo mais emblemático da música rap, no Brasil. O grupo Racionais MCs se destacou por músicas que abordam:

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Atuar na deliberação de normas e mecanismos de controle, com órgão afins, de agravo sobre o meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercussão na saúde humana.”

ASSIM COMO

II. “Estabelecer critérios, parâmetros e métodos para o controle da qualidade sanitária de produtos, substâncias e serviços de consumo e uso humano.”
Podemos afirmar que as afirmativas são competências da Direção:

(...) Muito tem se discutido sobre uma educação de qualidade; uma formação integral, que considere o aluno nas suas diferentes competências, sejam elas cognitivas, emocionais ou sociais. A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz um conjunto de competências e habilidades que remete a diferentes
características da formação dos estudantes e que dialoga com a possibilidade de melhoria da educação. Somado a diversos esforços nesta direção, um aspecto deve estar em pauta: o ambiente no qual a educação formal, escolar se efetiva e a percepção sobre o clima escolar. Diversas pesquisas relacionam o
clima escolar positivo a um melhor desempenho dos estudantes, maior participação profissional dos professores e gestores, assim como a manutenção de um ambiente saudável, promovendo o bem-estar de todos os que na escola convivem.

(THAPA, et al, 2013; COHEN et al., 2009; PERKINS, 2008; BERKOWITZ et al., 2017. Disponível em: https://semiramisr.jusbrasil.com.br/artigos/
250957535/clima-organizacional-escolar-gestao-democratica-eparticipativa-em-foco.)

Portanto, se uma escola deseja realizar uma pesquisa positiva do clima organizacional será necessário abranger as dimensões com harmonia, EXCETO:

Uma relação originária entre dialética e diálogo e define a educação como a experiência basicamente dialética da libertação humana do homem, que pode ser realizada apenas em comum, no diálogo crítico entre educador e educando, e entende que a dialética exige não somente do educador uma ação criadora própria, mas, simultaneamente, na inclusão prática da atividade educativa na experiência continuada do trabalho educacional com os educandos.

(SHMIED-KOWARZIK, 1983, p. 69-70.)

Considerando o fragmento de texto e a Tendência Pedagógica Progressista Libertadora, podemos afirmar que foi seu principal propulsor:

Os verbos destacados a seguir estão corretamente classificados quanto à sua transitividade nos parênteses, exceto:

Analise as afirmativas a seguir.

  1. “Cultura minimalista cresce em contraponto ao consumismo”
  2. “Tecnologia facilita conscientização”

Essas frases são títulos de matérias publicadas pelo jornal O Tempo do dia 27 de outubro de 2019, acerca da cultura minimalista. A relação entre ambas está correta em:

O número de matrículas de estudantes negros e pardos nas universidades e faculdades públicas no Brasil ultrapassou, pela primeira vez, o de brancos. Em 2018, esse grupo passou a representar 50,3% dos estudantes do ensino superior da rede pública, segundo a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, publicada nesta quarta-feira (13/10/19) pelo IBGE. Embora representem hoje mais da metade dos estudantes nas universidades federais, esse grupo ainda permanece sub-representado [...]

Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/13/politica/1573643039_261472.html>. Acesso em: 14 nov. 2019.

Os dados da pesquisa do IBGE revelam que a

No Microsoft PowerPoint para Office 365, a funcionalidade “Modo de exibição de Classificação de Slides” exibe

Analise as seguintes afirmativas, associadas às exigências mínimas de segurança, conforto e salubridade das edificações, presentes no Plano Diretor de Barão de Cocais e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(  ) Toda edificação deverá dispor de elevador, sempre que a diferença entre o piso mais baixo e o mais alto for igual ou maior que 9 m, inclusive subsolo.
(  ) Nas habitações coletivas e edificações de uso coletivo, a largura mínima das escadas será de 1,20 m.
(  ) Os elevadores poderão constituir o meio exclusivo de acesso em uma edificação.
(  ) As edificações construídas sobre linhas divisórias podem ter beiradas que lancem águas no logradouro público.

Assinale a sequência correta.

Analise as seguintes afirmativas, associadas às fundações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(  ) Quando inteiramente enterradas em solo natural, independentemente do nível do lençol de água, as estacas metálicas dispensam tratamento especial.
(  ) É permitida a execução de estacas Strauss em solos que apresentem camadas submersas de areia e / ou camadas de argila mole.
(  ) As estacas raiz são indicadas em casos de solos contendo matacões, locais de difícil acesso aos bate-estacas convencionais e locais que não permitem vibrações.
(  ) Nos tubulões a ar comprimido, o interior do elemento de fundação permanece livre de água e é possível o trabalho de escavação manual.

Assinale a sequência correta.

Durante o exame físico, o enfermeiro utiliza alguns testes para fazer a avaliação do paciente. Existe um teste indicado para avaliação abdominal, que é a pesquisa de sinal clínico indicativo de ascite. Trata-se de um impulso percebido por meio da transmissão pelo líquido acumulado no abdome, a partir de uma percussão em um dos flancos.

Esse teste é o:

Considerando o Guideline de 2015, da American Heart Association, sobre suporte básico de vida (SBV) em reanimação cardiopulmonar (RCP), é correto afirmar:

Zabala (1998) sinaliza que o primeiro elemento a distinguir um método corresponde ao tipo de ordem em que as atividades são propostas.
Sobre as sequências de ensino / aprendizagem ou didáticas, é incorreto afirmar:

De acordo com Sanmartí (2009, p. 14), “a avaliação é o motor da aprendizagem, já que dela depende tanto o que e de que forma se ensina, quanto o que e de que forma se aprende”.
Com base nas reflexões da autora sobre a avaliação, é incorreto afirmar

Com base na Resolução nº 33, de 12 de dezembro de 2012, que aprova a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB / SUAS), são diretrizes estruturantes da gestão do SUAS, exceto:

A Lei Federal n° 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), estabelece o direito a garantia de prioridade aos idosos. Com base nessa Lei, analise as afirmativas a seguir.

  1. O idoso terá preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.
  2. Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.
  3. O idoso deverá ser atendido prioritariamente pela sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto para os idosos que não possuam família ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Analise as afirmativas a seguir, sobre a atenção à crise e os serviços de saúde mental, abordada por Amarante (2007).

  1. No contexto da atenção psicossocial, a crise é entendida como uma situação de grave disfunção do indivíduo, que ocorre exclusivamente em decorrência da doença, sendo necessárias a contenção da pessoa e a administração de medicamentos intravenosos.
  2. Os serviços de atenção psicossocial devem ter uma estrutura rígida e organizada administrativamente para lidar com as doenças no momento da crise.
  3. Os CAPS III funcionam em municípios com população acima de 200 000 habitantes e oferecem leitos de atendimento à crise.
  4. Os serviços de atenção psicossocial procuram dispor de operadores de diversas categorias profissionais, inclusive os de fora da área da saúde, como artistas plásticos e artesãos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Sobre os grupos como estratégia de intervenção psicossocial no campo da saúde mental para a promoção da saúde, é incorreto afirmar:

Segundo o texto Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, de Maria Carmelita Yazbek, são vertentes de análise que emergiram no bojo do movimento de reconceituação, exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282