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Folha de respostas:

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Considerando a abordagem de Skinner, assinale a afirmativa INCORRETA.

Considerando a Lei nº 8.742/1993, que trata sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências, analise as afirmativas a seguir.

I. Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais.

II. São de atendimento aquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

III. A organização da assistência social tem como base a descentralização político-administrativa; a participação representativa da população, por meio de organizações e a primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

IV. Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas com ou sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.

Sobre a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, considerando a Política de Seguridade Social, está INCORRETO o que se afirma apenas em

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a proposta pedagógica das unidades escolares que ofertam o ensino médio deve considerar, entre outros:

( ) a problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo.
( ) a capacidade permanente de aprender a fazer, desenvolvendo a autonomia dos estudantes.                                                                     ( ) a produção de mídias nas escolas a partir da promoção de atividades que favoreçam as habilidades de leitura e a análise do papel cultural, político e econômico dos meios de comunicação na sociedade.
( ) práticas desportivas e de expressão corporal que contribuam para a promoção de eventos competitivos e aprendizagens para a inserção no mundo do trabalho.

Há um certo consenso em organizar as habilidades socioemocionais em cinco grandes domínios: os chamados “Big 5”, Nesse sentido, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Abertura a experiências.
2. Conscienciosidade.
3. Extroversão.
4. Amabilidade – Cooperatividade.
5. Estabilidade emocional.
( ) Demonstrar previsibilidade e consistência nas reações emocionais – autocontrole, calma, serenidade.
( ) Atuar em grupo de forma cooperativa e colaborativa – tolerância, simpatia, altruísmo.
( ) Estar disposto e interessado pelas experiências – curiosidade, imaginação, criatividade, prazer pelo aprender.
( ) Ser organizado, esforçado e responsável pela própria aprendizagem – perseverança, autonomia, autorregulação, controle da impulsividade.
( ) Orientar os interesses e energia para o mundo exterior – autoconfiança, sociabilidade, entusiasmo.

O cérebro e a aprendizagem estão intimamente relacionados, de modo que é necessário ao professor entender que

Um triângulo retângulo possui lados de medidas 3, 4 e 5 unidades de comprimento. Outro triângulo é semelhante ao primeiro e possui lados de medidas 6,

Sair de um modelo de aprendizagem empirista para um modelo construtivista implica a compreensão de que:

Nos estudos de probabilidades, é muito comum definir a probabilidade de um evento como o número de elementos deste evento dividido pelo número de elementos do espaço amostral. Contudo, essa definição pressupõe que o espaço amostral seja finito e que a distribuição de probabilidade seja uniforme, ou seja, cada elemento do espaço tenha a mesma chance de ser selecionado. Isso dificilmente ocorre no mundo real, em que certos elementos do espaço terão mais chances de serem obtidos do que outros. Maria tem um dado viciado de 6 faces numeradas de 1 a 6, que foi adulterado de modo que a probabilidade de cada número ímpar ser ob tido é duas vezes maior que a probabilidade de cada número par. Além disso, dentre os números pares, cada um deles tem a mesma probabilidade se ser obtido. Ao lançar o dado, qual a probabilidade de obter o número 6?

Preencha as lacunas: Ensinar é uma atividade __________, mediada pelo entendimento __________ entre o professor, os __________ e o __________, tendo, assim, um caráter __________, intencional e __________.

Qual a opção que contém a sequência correta para preencher as lacunas acima?

Um objetivo muito importante da prática educativa é garantir ao educando condições de aprendizagem. Por sua vez, a avaliação da aprendizagem, componente essencial do ato pedagógico, constitui a ação de investigar a qualidade e dimensão das aprendizagens buscadas. Desse modo, o desenvolvimento de um processo de avaliação construtivo, não excludente, que dê conta das aprendizagens efetivamente realizadas, exige:

A tabela abaixo mostra alguns valores de uma função de segundo grau dada por

O cerne deste trecho “No ensino-aprendizagem de diferentes padrões de fala e escrita, o que se almeja não é levar os alunos a falar certo, mas permitir-lhes a escolha da forma de fala a utilizar [...]. A questão não é de erro, mas de adequação às circunstâncias de uso, de utilização adequada da linguagem” (BRASIL, 1998: 31) está imbricado com:

A Didática, vista como ramificação da Pedagogia, tem como principal objeto de estudo o ensino. Assim, abrange a problematização, o entendimento e a sistematização de temáticas relacionadas à docência. Acerca dos conhecimentos de Didática, assinale, nas afirmativas que se seguem, SIM para as VERDADEIRAS e NÃO para as FALSAS.

( ) Até o final do século XIX, a Didática encontrou seus fundamentos quase que exclusivamente na Filosofia.

( ) A Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade e subordina-se a propósitos sociais, políticos e pedagógicos para a educação escolar.

( ) O filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau é considerado o pai da Didática com a sua obra Didática Magna - a arte de ensinar tudo a todos.

( ) Para a Pedagogia Tradicional, a didática está centrada no intelecto, na essência, atribuindo um caráter dogmático aos conteúdos.

( ) Uma das características da Didática crítica é a adoção da neutralidade como pressuposto do fazer docente, com a defesa da competência do professor ser sinônimo de uma qualificação meramente técnica.

( ) A Didática, ao se pretender ciência da educação, pode prescrever as receitas universais para o professor ensinar, e, consequentemente, para o aluno aprender.

A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

Leia o excerto a seguir. “Não adianta uma residência combater o mosquito da dengue se o vizinho não colabora. A poluição de um córrego vai afetar toda a população que vive rio abaixo.” (DOWBOR, 2007, p. 79) Assinale a alternativa que traz uma afirmação correta de acordo com a perspectiva do autor em relação à educação

Leia o trecho a seguir:

Sobre a alfabetização e o letramento, é INCORRETO afirmar que:

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