No início do século XX, alguns artistas brasileiros com base em uma realidade marcada pelos conflitos sociais de seu tempo passam a conhecer o que se faz fora do país e a discutir qual o papel da arte na realidade brasileira. Um dos artistas mais conhecidos desse período foi Emiliano Di Cavalcanti (1897-1976). Sobre Di Cavalcanti, assinale a afirmativa correta.
A manifestação cultural que, a partir da década de 1960, pretendeu sintetizar o dualismo apresentado no texto foi:
E em relação ao âmbito da música, NÃO está estre essas habilidades:
A partir da década de 80, o fim da censura, o avanço das tecnologias digitais, a multiplicação das formas de divulgaçãodas produções musicais, com a internet, são alguns dosfatores que contribuíram para uma maior liberdade de expressão dos compositores, assim como um maior acesso aos meios de produção e divulgação de suas obras. Dentro deste panorama de crescente liberdade artística surgiram importantes grupos de rap, entre eles, os Racionais MCs,grupo mais emblemático da música rap, no Brasil. O grupo Racionais MCs se destacou por músicas que abordam:
A diversidade musical do Brasil é gigantesca, temos entre os mais variados ritmos, o samba, MPB, frevo, forró. Pode se dizer que essa diversidade deriva, principalmente da mistura de influências.
O texto trata de práticas musicais que ocorriam no Brasil no início do século XIX. A citação à cidade de Nova Orleans, que fica no sul dos Estados Unidos da América, evidencia a
Observe os itens a seguir sobre cifras musicais:
I- C# é dó sustenido maior.
II- B#m é dó menor diminuto.
III- CM7 é dó maior com sétima.
Dos itens acima:
O italiano Antonio Vivaldi foi um importante representante da Escola Musical conhecida como:
Analise os itens a seguir sobre os elementos da Música Popular Brasileira (MPB) e julgue a sua veracidade:
I- Faz referência à produção musical brasileira que se inicia após 1964.
II- Não tem relação alguma com o jazz desenvolvido nos EUA.
III- Dentre seus principais expoentes estão Chico Buarque e Raul Seixas.
Dos itens acima:
Para Martins, Picosque & Telles (1988), a prática do pensamento musical, imaginando, relacionando e organizando – intencional e expressivamente – sons e silêncios, no contínuo espaço-tempo é necessária para que os alunos experienciem e desenvolvam-se na linguagem musical. Para isso, serão utilizados materiais e recursos, tais como os parâmetros do som, que são
Para Fonterrada (2008), a busca do valor da música e da educação musical inicia-se na Grécia, na qual, desde o início da organização social e política grega acreditava-se que a música influia no humor e no espírito dos cidadãos. Dessa forma, nas cidades-estados,
O instrumento feito de lâminas metálicas e cabaça é comum a manifestações musicais na África e no Brasil.
Nos textos, apesar de figurarem em contextos geográficos separados pelo Oceano Atlântico e terem cerca de um
século de distanciamento temporal, a semelhança do instrumento demonstra a
De acordo com as propriedades do som assinale a alternativa CORRETA:
São um dos principais compositores de músicas clássicas, EXCETO.
Com relação a história da música popular brasileira, leia atentamente as afirmações abaixo, e escolha a alternativa CORRETA
I) Somente no século XVIII o piano aparece no cenário musical brasileiro e é restrito às classes mais abastadas;
II) Na segunda metade do século XVIII surgem, no Brasil, as modinhas, um estilo musical trazido pelos portugueses;
III) No período colonial os padres Jesuítas musicavam peças teatrais e autos para facilitar a compreensão de suas pregações religiosas;
IV) Em 1899, o cantor Lamartine Babo compôs a música "Abre Alas", uma das mais famosas marchinhas da história do carnaval brasileiro.