De acordo como o artigo A intersetorialidade enquanto estratégia profissional do serviço social na saúde, é incorreto afirmar que a
Saúde – desafios de integração e convergência
A despeito dos imensos desafios, nas últimas décadas, o Brasil constituiu uma realidade de promoção e atenção à saúde ímpar no mundo e inédita em nossa História. A Constituição de 1988 estabeleceu a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e concomitantemente os setores privados, com e sem fins lucrativos, se expandiram.
Os 30 anos do SUS, recém-completados, sugerem uma reflexão. Obviamente, há muito que avançar na atenção à saúde, mas pode-se concluir que o SUS se tornou um patrimônio nacional. Citando o professor Eugenio Vilaça, “o SUS não é um problema sem solução, é uma solução com problemas”.
O SUS atende 207 milhões de brasileiros. Os serviços vão desde vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, passando por vacinação, transplantes, assistência farmacêutica de alto custo, até programas de combate à Aids e à Hepatite C, entre outros.
Integrado ao sistema filantrópico, o SUS avançou e fez história, apesar de todas as questões que enfrentamos. Seja por sua jornada ainda curta, seja por problemas organizacionais crônicos – especialmente o subfinanciamento da União, além das ineficiências pela estrutura e pela governança fragmentadas,
indicadas em estudo do Banco Mundial –, o SUS apresenta muitos desafios a superar, como o excesso de judicialização, que mina orçamentos e desorganiza planejamentos. Mas não consigo vislumbrar o futuro do Brasil sem esse sistema de saúde.
Também não consigo enxergar o horizonte sem o incremento da integração com os setores privados, tanto os sem fins lucrativos (filantrópicos) quanto os com fins lucrativos (hospitais, clínicas, serviços de diagnóstico, médicos e outros profissionais da saúde). [...]
Como dissemos, a parceria filantrópica foi essencial à consolidação do SUS, conexão que se incrementou com a possibilidade de contratos de gestão com organizações sociais (OSs), a partir de 1998. Em 1999 criou-se a alternativa de ação com as organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips). Em 2004 foram regulamentadas as parcerias público-privadas (PPPs), que permitem buscar financiamento particular para projetos de interesse público, incluindo a saúde.
[...]
Integração, cooperação, diálogo e intercâmbio entre os mundos público, privado e não governamental são caminhos já comprovadamente bem-sucedidos. Tendo como foco o cidadão e como norte o fortalecimento do SUS e o estímulo à integração desses universos, é preciso pautar discussões e ações acerca do financiamento e regulação do setor; políticas públicas; marco produtivo de desenvolvimento econômico; modelos de gestão, remuneração, organização e assistência; além de recursos humanos, infraestrutura, equipamentos e tecnologias.
Considerando a mudança no quadro epidemiológico, com a predominância de doenças crônicas, que demandam atenção permanente, sobre doenças agudas, e se quisermos avançar para um sistema brasileiro de saúde inclusivo e qualificado, ético e economicamente sustentável, não há que se desviar
dessa rota colaborativa, mas, sim, investir talento e esforço político para incrementar o intercâmbio de experiências de excelência que o Brasil construiu nos últimos 30 anos, como as inovações em gestão nos setores não governamentais e a estruturação da atenção primária no sistema público. Desafio é
o que não falta, mas caminhos já temos. É só avançar na caminhada da cooperação.
(Paulo Hartung. O Estado de S. Paulo, 07/05/2019. Adaptado.)
De acordo com o exposto no 1º parágrafo do texto, pode-se afirmar que:
Considerando os termos citados e suas respectivas definições, relacione adequadamente as colunas a seguir.
( ) É um processo contínuo, oportuno e sintético que permite medir, caracterizar, explicar e avaliar o processo saúde/ doença, contribuindo para o estabelecimento de estratégias políticas e tomada de decisões na área da saúde pública.
( ) Conjunto de procedimentos que deve ser incorporado ao processo de acompanhamento da situação de saúde, visando a oferecer subsídios aos gestores e às instâncias de participação e controle social para o planejamento e avaliação das ações e serviços de saúde, permitindo maior clareza na definição das prioridades e na avaliação do resultado de suas ações.
( ) Processo de levantamento, avaliação, gerenciamento e comunicação de riscos à saúde, considerando o processo de trabalho, a possibilidade de escape no ambiente, o volume, a concentração e a classe de risco do agente biológico a ser manipulado na implementação de ações destinadas à prevenção, controle, redução ou eliminação dos mesmos.
A sequência está correta em
O exame eletrocardiográfico é o centro do processo decisório inicial em pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio. A alteração eletrocardiográfica mais comum nos infartos agudos do miocárdio é:
Sobre a quimioterapia, que consiste na utilização de drogas com a finalidade de destruição de células neoplásicas, analise as afirmativas a seguir.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A Portaria nº 2.616, de maio de 1998, define o Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) como “um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares”. Para que o PCIH seja executado adequadamente, tal Portaria estabelece que os hospitais deverão constituir Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Sobre os profissionais que compõem essa Comissão, assinale a alternativa correta.
Sobre os requisitos de boas práticas para funcionamento de serviços de saúde estabelecidos em regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assinale a afirmativa INCORRETA.
“Em janeiro de 2020, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro multou um enfermeiro pelo não cumprimento de uma notificação, dentro do prazo estabelecido por este Conselho. Pelo que determina o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é possível que este enfermeiro pague uma multa, cujo valor seja referente ao pagamento de, no mínimo, ________ vez(es) e, no máximo, _________ vezes o valor da anuidade dasua categoria profissional.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
De acordo com o texto, a cultura científica e a cultura humanística:
Para o estudo sobre a mortalidade infantil e materna em uma determinada área, deve-se advertir que o denominador usado para a construção desses indicadores de saúde são feitos à base de dados que implicam:
O volume máximo de um medicamento a ser injetado por via intramuscular, geralmente deve ser baseado no:
O controle da pressão arterial é fundamental para reduzir as complicações cardiovasculares. Em relação ao rastreamento, o Ministério da Saúde recomenda que todo indivíduo com 18 anos ou mais que compareça à Unidade de Saúde para consulta, procedimentos, atividades educativas, dentre outros, e, caso não tenha registrada, no prontuário ao menos uma verificação da pressão arterial, o profissional de saúde deverá fazê-la e registrá-la. Para os adultos com pressão arterial menor ou igual a 120 x 80 mmHg, a recomendação é de medição da pressão arterial a cada:
As informações contextualizam a questão. Leia-as atentamente.
“A hepatite B é uma doença viral para a qual não existe tratamento eficaz. O vírus causador da doença (HVB) atinge, preferencialmente, as células do fígado, causando um processo inflamatório crônico e estão presentes no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais. Como o vírus atinge altas concentrações nas secreções sexuais é considerada uma doença sexualmente transmissível.”
A evolução tecnológica permitiu o desenvolvimento de testes que permitem a detecção de antígenos de superfície do vírus da hepatite B. Estes testes são conhecidos como testes rápidos por detectar tais antígenos em até:
As úlceras de pressão indicam a qualidade da assistência à saúde e a enfermagem desempenha um papel importante para prevenção e tratamento dessas complicações. A utilização de índices dessas lesões tem sido associada a um cuidado de enfermagem de qualidade.
(Medeiros e Guedes, 2017.)
É correto afirmar que as úlceras de pressão são causadas:
Erro de medicação é definido como “qualquer evento evitável que, de fato ou potencialmente, pode levar ao uso inadequado de medicamento. Isso significa que o uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e não importa se o medicamento se encontra sob o controle de profissionais de saúde, do paciente
ou do consumidor”.
(Disponível em: http://www.cofen.gov.br/anvisa-disponibilizaformulario-de-erro-de-medicaao-aos-profissionais-dasaude_6109.html Acesso em: 23/01/2020).
“Ao realizar o cálculo das doses dos medicamentos a serem administrados em pediatria e neonatologia é necessário que o profissional de enfermagem preste muita atenção na posição da vírgula. Erros de colocação da vírgula podem resultar em erro de dosagem ________ vezes maior ou mais.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Diabetes mellitus (DM) é uma doença endócrino-metabólica de etiologia heterogênea que envolve fatores genéticos, biológicos e ambientais caracterizada por hiperglicemia crônica, resultante de defeitos na secreção ou na ação da insulina.
(Ministério da Saúde, 2019.)
Além da hiperglicemia, é característica também nesta doença distúrbios no metabolismo de:
“Quando uma relação é mais do que uma ação na bolsa de valores do amor líquido...” (l. 23). Ao utilizar a expressão em destaque, o autor se refere às
Observe as frases abaixo:
Com tanta indiferença, os laços humanos correm um risco iminente de se tornarem ainda mais fragilizados. Aquele eminente profissional sabia ouvir as pessoas com depressão.
Considerando o par de palavras eminente / iminente, é correto afirmar que se trata de exemplo de
Há erro de colocação pronominal em
A redação oficial tem como características essenciais, exceto
O atendimento telefônico requer mais concentração do que uma conversa ao vivo. Assinale a alternativa correta quanto às boas práticas neste tipo de atendimento.
A empatia no trabalho tem grande valor, pois contribui para um ambiente mais harmonioso e de cooperação. Sobre as características de pessoas empáticas, assinale a alternativa correta.
Manter a etiqueta no trabalho evita constrangimentos e demonstra profissionalismo e ética. Os comportamentos abaixo caracterizam o comportamento esperado no ambiente profissional, exceto:
Assinale a única alternativa que representa um elemento do ato administrativo.
Sobre a Lei Anticorrupção (Lei Federal nº 12.846/2013), que dispôs sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a Administração Pública, assinale a afirmativa incorreta.
Projeto brasileiro pretende mapear genoma de 15 mil pessoas para prever e tratar doenças
Por Filipe Domingues, G1/ 10/12/2019 12h00

Um projeto liderado por uma cientista brasileira vai identificar as principais características genéticas dos brasileiros para prever doenças e antecipar tratamentos. Lançada nesta terça-feira (10), em São Paulo, a iniciativa "DNA do Brasil" quer mapear o genoma de 15 mil pessoas de 35 a 74 anos de idade e se tornar o maior levantamento do tipo já realizado no país. A ideia é que em cinco anos já se tenham os primeiros resultados. "O desafio é entender quais variações genéticas estão associadas a quais características das pessoas", disse a pesquisadora Lygia da Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), na abertura do projeto. "Nós somos o resultado do nosso genoma mais o nosso estilo de vida. O genoma é a receita do nosso corpo."
Além da geneticista, estão envolvidos na parceria o Ministério da Saúde que oferecerá dados epidemiológicos da população brasileira por meio do projeto ELSA Brasil; organizações privadas como a Dasa, empresa da área de saúde, que financiará e realizará o sequenciamento das primeiras 3 mil amostras; a Illumina que vai fornecer os insumos e a Google Cloud que fará o armazenamento e proteção dos dados. As descobertas que os cientistas fizerem poderão ser traduzidas em inovações tanto na área de pesquisa genética quanto nos diagnósticos e tratamentos de doenças como o câncer, a hipertensão, o diabetes, depressão, esquizofrenia e algumas doenças raras. Ao descobrir que determinada proteína presente no corpo de uma pessoa permite manter o colesterol baixo, é possível "editar" o DNA do paciente para imitar o comportamento deste elemento. [...]
O diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, lembrou que 80% das 8 mil doenças consideradas raras têm origem genética. Já os cânceres hereditários são de 5 a 12% dos casos. Portanto, além da previsão de tais doenças, o mapeamento dos genes e sua associação com as características da população brasileira podem permitir avanços em "terapêutica gênica", ou seja, métodos de tratamento que atuam diretamente nos genes - o mais famoso deles é o CRISPR, a técnica de edição do DNA. "Esse projeto é um marco da genética populacional no Brasil," disse Campana.[...]
A Sintaxe estuda a disposição e relação que as palavras exercem dentro de um enunciado ou texto. A este respeito, assinale a alternativa que apresenta corretamente a função da expressão em destaque a seguir: "O diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, lembrou que 80% das 8 mil doenças consideradas raras têm origem genética."
A Constituição Federal estabelece alguns legitimados para propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.
Assinale a alternativa que não contemple um desses legitimados:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um conceito de Desconcentração Administrativa.
Acerca das disposições da Lei n° 9.784/99 sobre os recursos no processo administrativo, analise as afirmativas abaixo:
Assinale a alternativa correta.
No que se refere às mudanças institucionais da Administração Pública, em especial após a Reforma Gerencial de 1995, assinale a alternativa correta.