Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d

De acordo com a norma gramatical para a língua padrão escrita, incorre-se em erro ao reescrever o adjunto adverbial “por meio do diálogo” (penúltimo parágrafo) da seguinte forma:

No sistema operacional Windows 10 BR, a execução de um atalho de teclado tem por objetivo possibilitar o acesso alternado aos programas abertos em multitarefa. Esse atalho de teclado é:

A pena para aquele que se apropria de dinheiro que, no

exercício do cargo, recebeu por erro de outra pessoa, é a de:

Considere-se a seguinte proposição: “Se chove, então Mariana não vai ao deserto”. Com base nela é logicamente correto afirmar que:

Considere-se a seguinte tabela-verdade, em q

ue V representa o valor lógico verdadeiro e F, o valor lógico falso.

Completando-se corretamente a quarta coluna com os valores

lógicos V ou F, e escolhendo-se ao acaso um valor lógico

dessa coluna, a probablidade de ele ser verdadeiro é de:

Em uma caixa são colocadas 12 bolas iguais numeradas de 1 a 12. Seja Q a quantidade máxima de modos diferentes de retirar 3 bolas dessa caixa, de modo que a soma dos números obtidos seja maior ou igual a 10. O valor de Q está compreendido entre:

Como a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) atua em todo o município do Rio de Janeiro, foram criadas doze unidades administrativas conhecidas como Junta Especial Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), que possuem o mesmo interesse ou finalidade de julgar os recursos interpostos pelos infratores. Estas características indicam que a SMTR adota um critério de departamentalização que organiza as JARI´s por:

Com base no texto a seguir, responda às questões de números

51 e 52.

Desde outubro de 2015, a Secretaria Municipal de Transportes

(SMTR) começou a eliminar onze linhas de ônibus que circulam

pela zona Sul do Rio de Janeiro. A proposta é reduzir em 35% as

linhas de ônibus do município, a fim de tornar o sistema de transporte

público mais eficiente.

Para concluir quais linhas seriam eliminadas, foi utilizada uma

ferramenta de gestão que analisa o número atual passageiros

com a perspectiva de aumento na demanda nas linhas. A

ferramenta que combina essas duas variáveis é:

O subsecretário de planejamento da SMTR solicitou ao administrador

que fizesse uma análise do transporte público rodoviário

utilizando a matriz SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades,

Fraquezas e Ameaças). Ele constatou que, devido às

mudanças promovidas nas linhas de ônibus municipal, houve

um aumento no número de reclamações dos usuários

registradas no Portal 1746. Essas reclamações representam

para a Secretaria uma:

Com base na Figura 01: Mapa do processo de Defesa Prévia, responda às questões 57, 58, 59 e 60.

O gateway (elemento 4) utilizado neste processo é:

“A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, abriu processo de licitação, na modalidade concorrência pública, para preenchimento das 671 vagas do Sistema de Transporte Público Local (STPL) [...] O STPL terá permissionários individuais (pessoas físicas) que deverão firmar, para cada linha licitada, acordo operacional para cumprir as exigências do Poder Público. Além dos permissionários, auxiliares do sistema, também, poderão concorrer às vagas. Ao todo, serão licitadas 46 linhas para atender as zonas Norte e Oeste da cidade. A previsão de conclusão do processo licitatório é de 90 dias.” (Fonte: Disponível em http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4409255. Acesso em 22/12/2015). Tomando como base a Lei 8666/93 e o texto da notícia anterior, pode-se afirmar que o resumo do edital de licitação deve ser publicado:

Um determinado contrato administrativo, cujo objeto é a reforma de um edifício de propriedade da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, possui um valor vigente inicial de R$ 1.200.000,00. Durante sua vigência contratual poderá ser acrescido de um determinado percentual, conforme preconiza a legislação, Portanto o valor máximo de acréscimo que tal contrato poderá atingir será de:

Segundo a classificação existente para os serviços públicos, aqueles que o Estado executa para compor melhor sua administração, como o que edita a imprensa oficial para a divulgação dos atos administrativos, são denominados serviços:

O prefixo inicial do substantivo inimputabilidade (penúltimo parágrafo) está presente, com o mesmo valor semântico, na seguinte palavra do texto:

Observe a especificação e a figura abaixo.

Impressora Multifuncional Epson L365 Tanque de Tinta Wi-Fi

Pela especificação indicada, conclui-se que essa impressora

apresenta a seguinte funcionalidade:

No editor de textos Writer do pacote MLibreOffice 4.3, versão em

português, o acionamento de um ícone tem por significado mostrar

funções de desenho, ilustradas na barra da figura abaixo.

Esse ícone é:

No uso do Powerpoint 2010 BR, um funcionário de nível superior,

da Secretaria Municipal de Transportes, usou o recurso

Caixa de Texto, indicado na figura abaixo, durante a criação

de uma apresentação de slides.

Considerando que o padrão de alinhamento é à esquerda,

conforme mostrado, para configurar alinhamento pelo centro,

esse funcionário, a partir da caixa de Texto selecionada, deve

acionar o ícone ou, como alternativa, executar o

seguinte atalho de teclado:

De acordo com os sentidos do texto, é inquestionável que, por meio da flexão na primeira pessoa do plural, a autora NÃO se refere apenas a cariocas, habitantes ou administradores da cidade do Rio de Janeiro, no seguinte contexto:

“Não há mais tempo para reverter vários efeitos das mudanças climáticas que já nos afetam.”
Preservando o padrão formal da língua escrita, ao reescrever essa frase mantém-se a correção gramatical em:

Em “conjunto de morros que se estende perto do mar", o

termo em destaque funciona como elo subordinante da oração

que inicia e se refere a termo da oração anterior, logo é pronome

relativo. Cumpre diferente função e pertence a outra classe

gramatical o que existente em:

Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda

que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela,

vantagem indevida, corresponde ao crime de:

Quando o Poder Executivo aprecia aspectos de conveniência e oportunidade da conduta administrativa, diz-se que, quanto à natureza do controle, este deve ser classificado como:

Ao perguntar para João qual era a sua idade atual, recebi a seguinte resposta:
- O quíntuplo da minha idade daqui a oito anos, diminuída do quíntuplo da minha idade há três anos atrás representa a minha idade atual.
A soma dos algarismos do número que representa, em anos, a idade atual de João, corresponde a:

Para a elaboração de um relatório de gestão a fim de identificar as principais deficiências de infraestrutura do subsistema de transportes complementares, o agente de administração adotou um instrumento de levantamento de informações que possui, entre suas vantagens, a possibilidade de obter informações ao mesmo tempo que exerce outras atribuições inerentes ao seu cargo; e, entre as desvantagens, a lentidão na tomada de informações. Esse instrumento de levantamento de informações é:

Para colher dados sobre as causas das principais reclamações, o agente de administração adotou uma ferramenta estatística da qualidade que consiste em um formulário denominado de:

De acordo como Decreto nº. 5450/2005, está no rol de incumbências do pregoeiro a atribuição de:

O processo licitatório do pregão eletrônico precisa ser instruí- do com diversos documentos. Dentre os comprovantes de publicação, além dos demais atos em que seja exigida a publicidade, ainda devem constar o aviso de edital, o resultado da licitação e o:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282