Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d

Princípios Orçamentários da Administração Pública visam manter a transparência do orçamento público e

facilitar a avaliação e o controle de recursos públicos. Assinale a alternativa que apresenta os princípios

orçamentários fundamentais.

Sobre a evolução do pensamento estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na década de 1970, o planejamento estratégico era formal, complexo e rígido para a formulação de

planos estratégicos; um dos grandes autores Igor Ansoff disseminou o modelo básico SWOT.

( ) Na década de 1980, o autor Michel Porter, em resposta à crise e à pressão dos concorrentes,

fornecedores, entrantes, clientes, produtos substitutos, demonstrou como essas forças competitivas

moldam a estratégia de cada setor.

( ) Na década de 1990, Peter Drucker desenvolveu o mecanismo de gerar estratégias competitivas através

da liderança em custo, diferenciação e ou foco, denominadas estratégias genéricas, além de apresentar o

conceito de cadeias de valor.

( ) No século XXI, Kaplan e Norton desenvolvem sistemas de controle que permitem visualizar um

conjunto de quatro dimensões do desempenho: cliente, inovação, finanças e processos internos,

viabilizando a identificação dos fatores que geram os resultados finais de desempenho, ferramenta

denominada Balanced Scorecard (BSC).

Assinale a sequência correta.

Treinamento é um processo pelo qual as pessoas são preparadas para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que ocupam. Assinale a alternativa que apresenta as mudanças de comportamento que podem ocorrer devido ao treinamento.

A coluna da esquerda apresenta formatações de fonte, tamanho de fonte e alinhamento de parágrafo,

respectivamente, do Microsoft Word 2007 e a da direita, os textos resultantes após a aplicação de cada uma

delas. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


Assinale a sequência correta.

Em uma carteira, há R$ 1.570,00 em notas de 20 reais e 50 reais. Sabendo-se que existem 9 notas de 50 reais a mais do que as de 20 reais, qual é o número total de notas existentes na carteira?

Podem ser nomeados membros das juntas eleitorais:

Em relação aos crimes de tortura, marque V para as afirmativas que correspondam ao tipo de crime descrito e F

àquelas que não correspondem.

( ) Constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou

mental, para provocar ação ou omissão de natureza criminosa.

( ) Submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a

intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter

preventivo.

( ) Constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou

mental, em razão de discriminação racial ou religiosa.

( ) Constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou

mental, com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa.

Assinale a sequência correta.

Sobre os requisitos essenciais para a criação e instalação de Comarcas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) População mínima de 30.000 (trinta mil) habitantes, no município ou municípios abrangidos por ela. ( ) Mínimo de 10.000 (dez mil) eleitores inscritos.
( ) Movimento forense, nos municípios que comporão a Comarca, equivalente, no mínimo, à distribuição de 1.000 (mil) processos contenciosos, excluídos os executivos fiscais e cartas precatórias.
( ) Casa para moradia do Juiz, dotada das condições de conforto que a situação local permitir e com acomodações para a família de 05 (cinco) membros, pelo menos.
Assinale a sequência correta.

Em relação às Comarcas, assinale a afirmativa correta.

Analise os dados do quadro abaixo.

Preencha os espaços referentes à Variação Patrimonial com números de 1 a 5, indicando:

1 - Se a transação trata-se de uma Variação Patrimonial Diminutiva.

2 - Se a transação trata-se de uma Variação Patrimonial Aumentativa.

3 - Se a transação trata-se de uma Variação Qualitativa.

4 - Se a transação é Extraorçamentária.

Marque a sequência correta.

O Passivo será considerado a Descoberto, se

INSTRUÇÃO: Analise o quadro abaixo que discrimina contas contábeis e seus respectivos saldos e responda às questões de 35 a 37.

Qual a soma das Contas de Resultado?

INSTRUÇÃO: Com base nas informações abaixo, responda às questões de 38 a 40.

O Resultado Orçamentário foi Superavitário em

Assumindo uma função custo bem comportada, em que há solução única no processo de otimização, assinale a alternativa que representa o comportamento geométrico no plano dessa função quando estiver descrita em função do preço de um de seus insumos wi.

Considere uma função consumo 2 = 1.000 + 0,8(Y-T) e uma variação dos gastos do governo ?G: = 80. Há um aumento de renda via multiplicador keynesiano de:

Na década de 1990, a economia brasileira foi marcada não apenas pela recessão, fruto dos Planos Collor I e II, mas também por profunda reestruturação produtiva. Essa reestruturação, designada por alguns autores por modernização conservadora, ocorreu como desdobramento do esgotamento de substituição de importações e foi influenciada

Abaixo apresenta-se a descrição do perímetro de um terreno. O terreno denominado Lote “A”, localizado na quadra 05, possui o seguinte perímetro. DESCRIÇÃO DE PERÍMETRO. Partindo do marco 1 cravado no cruzamento da Av. Newton com a Av. Galileu, segue confrontando com a Av. Newton, com azimute magnético de 60°00’00” e distância de 50,00 metros até o marco 2; deste segue-se confrontando com o lote de propriedade do Sr. Einstein, com rumo magnético de 60°00’00” NW e distância de 23,09 metros até o marco 3; deste segue-se confrontando com a Rua Curie, com azimute magnético de 240°00’00” e distância de 18,45 metros até o marco 4 e deste segue-se confrontando com a Av. Galileu, com rumo magnético de 15°00’00” SW e distância de 28,28 metros até o marco 1, ponto inicial desta descrição, fechando o perímetro. Com base nas informações contidas na descrição acima, a área aproximada do terreno, em metros quadrados, é:

Sobre o projeto das peças de concreto armado de acordo com a NBR 6118:2014, analise as afirmativas. I - Os pilares não devem ter largura inferior a 12 cm, tampouco área inferior a 360 cm². II - Para proporcionar o comportamento dútil nas vigas das estruturas usuais, a posição relativa da linha neutra x/d deve limitar-se a 0,5. III - O espaçamento máximo entre os estribos dos pilares deve ser de 12Ø, onde Ø é o diâmetro da armadura longitudinal do pilar. IV - O diâmetro mínimo das armaduras longitudinais dos pilares deve ser 10 mm. Está correto o que se afirma em

Sobre a utilidade da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), assinale a afirmativa INCORRETA.

No trecho É como contar o fim da piada no início, a palavra como contribui para estabelecer sentido de comparação. Assinale a afirmativa em que essa palavra NÃO apresenta esse sentido.

Leia atentamente as frases abaixo. - Na Finlândia, a Nokia é considerada orgulho nacional.
- A Nokia vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013
- A Nokia continua ativa oferecendo produtos e serviços para telefonia fixa e móvel.
Assinale a alternativa que apresenta a reescrita das frases em um único período de forma coesa e coerente.

A figura abaixo apresenta uma planilha do Microsoft Excel 2007.


Sobre a planilha, analise as afirmativas.

I - As fórmulas =MÉDIA(A1:B3) e =SOMA(A1:B3)/6 produzem o mesmo resultado.

II - A fórmula =SOMA(A1;B3)/2 retorna o valor 21

III - A fórmula =SOMA(B1:B3)-SOMA(A1:A3) produz o valor 8 como resultado.

IV - O resultado produzido pela fórmula =B3-A3+A2+B2-A1-B1 é 2

Estão corretas as afirmativas

A figura abaixo representa o esboço do gráfico da função y = ax² + bx + c, em que a, b e c são números reais e a ≠ 0


A partir dessas informações, é correto afirmar que

Considerando que a Administração Pública é regida por princípios, a coluna da esquerda apresenta conceitos,

ideias referentes aos princípios e a da direita, a denominação dos princípios. Numere a coluna da direita de

acordo com a da esquerda.


Assinale a sequência correta.

O Município “Y” possui 14.500 (quatorze mil e quinhentos) habitantes e o Município “Z” 10.000.000 (dez milhões) de habitantes. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, para os Municípios “Y” e “Z”, na composição das Câmaras Municipais serão observados os limites máximos de vereadores, respectivamente:

Dispõe a Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil, que é pessoa jurídica de direito privado:

Consoante o Decreto Lei n.º 3.689, de 3 de outubro de 1941, Código de Processo Penal, o inquérito policial nos crimes de ação pública NÃO será iniciado

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, é correto afirmar sobre o Conselho da Magistratura que ele é constituído

Em uma feira de tecnologia há 5 homens para cada 3 mulheres. Sabendo que há 490 homens a mais que mulheres, então o número total de pessoas nessa feira é:

A globalização é um dos principais pressupostos para a real percepção da dinâmica que existe na humanidade contemporânea. Sobre globalização, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Facilita o avanço de graves epidemias, como a AIDS, o ebola, a gripe asiática, entre outras. Da mesma forma viabiliza o contrabando de armas, o tráfico de drogas e a exploração sexual. ( ) Enfraquece a organização e soberania política dos Estados que cada vez mais vêm perdendo o controle sobre a economia. ( ) Desenvolve uma consciência ecológica planetária a partir da identificação de problemas ambientais globais como o efeito estufa, a chuva ácida e o buraco na camada de ozônio. ( ) Viabiliza a diminuição das desigualdades socioeconômicas em todas as partes, de modo a deixar o Planeta mais justo socioeconomicamente. A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282