Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Disciplinas


Conhecimentos Gerais

  Resolva todas as 1.127 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Conhecimento geral para concurso: perguntas para testar seus conhecimentos

Se você é concurseiro, com toda a certeza já viu nos editais sobre conhecimento geral para concurso. Normalmente aparece junto com os conhecimentos específicos. Como, por exemplo, uma prova com 50 questões, sendo 30 questões de conhecimentos gerais e outras 20 de conhecimentos específicos do cargo. Então, para ter bons resultados e ficar mais perto da aprovação na vaga dos seus sonhos, você precisa testar seus conhecimentos. E uma das melhores formas de fazer isso é respondendo questões de concursos anteriores.

 

Mas o que é conhecimento geral para concurso?

Antes de falar sobre como estudar conhecimento geral para concurso, você precisa entender o que isso significa. Na verdade, ele pode trazer um conhecimento bem amplo sobre temas como economia, educação, política e segurança pública. Por isso, a nossa dica é que você esteja sempre atualizado com o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Normalmente, os assuntos que estão presentes nos jornais televisivos podem ser cobrados na sua prova também.

Para você ter uma ideia, em nosso banco de questões há os seguintes assuntos ligados a esse tema: aspectos econômicos, políticos e sociais; aspectos marcantes no mundo contemporâneo; aspectos relevantes de história e geografia mundiais; principais acontecimentos nacionais e regionais abordados nos diferentes veículos de comunicação; blocos econômicos; eleições; energia; educação e sistemas de ensino no brasil; ciência, tecnologia e inovação; consciência ambiental e muitos outros.

Mas então, como eu posso estudar sobre esse assunto? Além de se manter atualizado, é interessante que você aprenda na prática respondendo questões de conhecimentos gerais. Dessa forma, você pode ter uma prévia de quais assuntos podem ser cobrados na sua prova, além de conferir o nível de dificuldade das perguntas e saber se você está preparado. E para te ajudar nessa caminhada, trouxemos algumas dicas essenciais, confira abaixo.

 

Dicas para responder questões de conhecimentos gerais

Como falamos anteriormente, os conhecimentos gerais estão ligados aos assuntos do momento. Por isso, é interessante, na hora de praticar, procurar questões mais recentes, que tenham sido cobradas no último ano, por exemplo. Dessa forma, você vai conseguir testar seus conhecimentos com maior propriedade.

Mas atenção, não adianta responder 100 questões em um dia e ficar um mês sem resolver outras perguntas. Sabe aquela história de que a prática leva a perfeição? Nesse quesito não é diferente. Por isso, você precisa praticar todos os dias. Reserve um tempo da sua preparação para isso. E acompanhe sempre o seu desempenho, para entender como está o seu progresso de aprendizagem e também, conferir quais assuntos precisam de uma revisão.

Na hora de responder questões de conhecimentos gerais, esteja concentrado e focado porque essa prática também é uma aprendizagem. Sendo assim, escolha um canto silencioso da casa para fazer essa tarefa. Vale deixar o celular longe, assim como os outros dispositivos que possam te distrair.

É importante que você preste bem atenção a todos os detalhes das questões de conhecimentos gerais. Como, por exemplo, qual é o nível de dificuldade, o tamanho dos enunciados e textos, quantas são as alternativas de resposta e se há algum padrão de cobrança. Esses detalhes são importantes para que você conheça a banca e a prova. Assim, quando for valendo a sua vaga você estará mais bem preparado e dois passos à frente dos seus concorrentes.

Uma coisa bem importante é ter uma ideia de quanto tempo você leva para responder cada questão. O objetivo não é ser mais rápido ou terminar a prova antes de todo mundo. É que cada concurso tem um tempo máximo para a resolução da prova, depois desse horário, os candidatos precisam entregar o teste do jeito que ele está naquele momento. Então, se você testar isso antes, já vai saber se o seu tempo de resolução está de acordo com o que é pedido ou se você precisa agilizar um pouco o raciocínio.

Mas, não se esqueça, você é o seu maior concorrente. E é também, a pessoa que precisa ser superada todos os dias. Então, se dedique aos estudos de conhecimento geral para concurso e foque no seu objetivo que é conquistar uma vaga e se tornar um funcionário público. Depois de conquistar a sua meta, você nem se lembrará desse tempo de preparação e tudo terá valido a pena.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282