Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144609 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante". Segundo o Código Penal, a descrição acima configura o crime de

Sobre a definição de Direito Tributário e de tributos, assinale a alternativa incorreta.

Sobre o Processo Administrativo Federal, analise as assertivas abaixo.
br

I. Supre a motivação dos atos administrativos a declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas que, neste caso, serão parte integrante do ato.
II. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte de sua competência a outros órgãos ou titulares, desde que estes lhe sejam hierarquicamente subordinados.
III. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras, sem a prévia manifestação do interessado.
IV. É constitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo.

É correto o que se afirma em

BRASIL REIVINDICA EXTENSÃO MAIOR DA AMAZÔNIA AZUL

Um território pouco explorado, rico em biodiversidade e recursos naturais. Um mundo submarino com vastas reservas de ouro, diamante, fosfatos, cobalto, entre outras riquezas repousam nesse local. É a Amazônia Azul, assim batizada pela Marinha Brasileira. São 3,5 milhões de quilômetros quadrados, aos quais o Brasil quer somar mais 960 mil quilômetros quadrados de área em águas internacionais. Para isso, o país pediu em 2004 a extensão de seus direitos sobre a Zona econômica exclusiva, de acordo com a Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar. Do total pleiteado, 190 mil quilômetros quadrados não foram concedidos pela ONU, que alegou inconsistências no pedido brasileiro.

( www.naval.com.br (adaptado), acesso em 22/03/2013.)


Apesar da negativa inicial, o Brasil realizou novos estudos para reapresentar o pleito descrito no texto e conseguir a totalidade da área de ampliação da Zona econômica exclusiva junto às Nações Unidas.
O conceito de Zona econômica exclusiva relaciona-se a:

Em “Adeus Professor, Adeus Professora?”, José Carlos Libâneo afirma que a escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã, o que implica articular os objetivos convencionais da escola. Isso nos leva a conceber a escola de hoje como espaço de:

Houve, no início da Alta Idade Média, uma importante mudança na história social e educacional do Ocidente. Tal mudança tornou fi xo um novo espaço de formação espiritual e cultural, o qual acabou originando um modelo característico de cultura cristã, que, concomitantemente, se tornou herdeira da tradição clássica e estimuladora da refl exão solitária e da leitura. Grosso modo, podemos dizer que surge, então, um primeiro modelo de “escola cristã”, com iniciativas como as de Bento de Núrsia (480-547). Trata-se de uma referência ao seguinte acontecimento histórico:

Uma partícula está percorrendo a trajetória circular de centro em C e de raio R, mostrada na fi gura abaixo. Nela estão representados, por segmentos orientados, o vetor velocidade e o vetor aceleração da partícula no instante em que ela passa pela extremidade da direita do diâmetro horizontal.



O vetorforma um ângulo de 150º com o vetor Sendo o raio R do círculo – trajetória mede:

Quando um ângulo Θ é muito pequeno Assim, a lei de Snell para a refração de raios luminosos com “pequena incidência” (i < 10º) toma a seguinte forma:



Uma pessoa olhando normalmente (perpendicularmente) à superfície livre da água que se encontra em repouso contida em um tanque, estima em 1,20 m a profundidade da coluna d’água. Nesse caso, sendo o índice de refração da água Nagua = 4/3e o índice de refração do ar nar = 1, a profundidade da coluna d’água mede:

O Regime Jurídico Único – Lei nº 8.112/1990 – institui o

regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das

autarquias, inclusive as em regime especial e das

fundações públicas federais. A esse respeito e de acordo

com a referida lei, analise as assertivas abaixo.



I. O prazo de validade do concurso público será de até

2 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

II. O prazo de validade do concurso e as condições de

sua realização serão fixados, obrigatoriamente, em

murais no dia da realização da prova, desobrigando,

assim, a publicação no Diário Oficial da União e em

jornal diário de grande circulação.

III. A inspeção médica oficial é feita após a posse do

concursado, não se caracterizando em etapa

eliminatória.

IV. A readaptação do servidor só ocorrerá quando

houver concretamente um cargo vago.



É correto o que se afirma em

Considerando a classificação tradicional em cinco Reinos, é correta a seguinte afi rmação sobre as amebas:

As alternativas a seguir apresentam atribuições do Presidente da República, à exceção de uma. Assinale-a.

  Acerca das competências do Supremo Tribunal Federal, assinale a afirmativa correta.

Com relação ao sentido da expressão Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.
I. Administração Pública, em sentido formal, relaciona-se à pessoa que executa atividades da administração.
II. Administração Pública, em sentido material, relaciona-se à atividade administrativa desempenhada pelo Estado.
III. Administração Pública, em sentido subjetivo, relaciona-se às pessoas jurídicas que executam a Administração Pública em sentido objetivo, às atividades de execução desempenhadas pelo Estado.
Assinale:

A Administração Pública, ao desempenhar suas atribuições com a finalidade de atender ao interesse público, pode usar o Poder Hierárquico e o Poder de Polícia. Em relação a esses poderes, analise as afirmativas a seguir.
I. O Poder Hierárquico tem incidência sobre os agentes que se encontram dentro na Administração Pública em relação de subordinação dentro da mesma pessoa jurídica.
II. o Poder de Polícia incide de forma geral sobre toda a coletividade.
III. o Poder Hierárquico será aplicado na relação entre uma autarquia e o ente criador.
Assinale:

No tocante aos princípios constitucionais orientadores do estudo da Teoria do Crime, assinale a afirmativa incorreta.

Sobre as nulidades no processo penal, assinale a afirmativa incorreta.

Quando o agente é perseguido logo após a infração, em situação que faça presumir ser o autor do fato, configura hipótese de flagrante

Em relação ao disposto na Constituição da República Federativa do Brasil acerca dos direitos sociais dos trabalhadores, assinale a afirmativa incorreta.

Com relação aos elementos do ato administrativo, assinale a afirmativa correta.

A Lei n. 8.429/92 contém a disciplina dos atos de improbidade administrativa. Com relação às entidades contra as quais é possível a prática de ato de improbidade, assinale a afirmativa correta.

O funcionário público que retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou o pratica contra expressa disposição de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal pratica o crime de

Acerca do dolo, assinale a afirmativa correta.

A divisão judiciária compreende a criação, alteração e a extinção de unidades judiciárias, sua classificação e agrupamento, e, para fins de administração do Poder Judiciário, o território do Estado do Amazonas tem como unidades judiciárias:


I. Distritos.


II. Termos Judiciários.


III. Fóruns Regionais.


IV. Comarcas.


V. Seções Judiciárias.



Assinale:

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, segundo a LC n. 17/97, tem como órgãos julgadores

De acordo com a Lei n. 12.527/11, os prazos máximos de

restrição de acesso à informação, conforme a classificação

prevista no caput, vigorarão a partir da data de sua produção.

Assinale a afirmativa que os indica.

A respeito do papel desempenhado pelo conciliador e pelo

mediador, assinale a afirmativa correta.

O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais expressa

um projeto profissional que se articula e defende um projeto

emancipador de sociedade, ou seja, uma ordem social sem

dominação–exploração de classe, etnia e gênero.

Por essa razão, tem como valor ético central a

A elaboração de projetos de intervenção, além de responder às

necessidades inscritas na própria dinâmica do trabalho

profissional, é um componente importante para visibilidade da

ação profissional junto à instituição e à população em razão de

Sobre a partilha de competência dos entes da Federação, assinale

a afirmativa correta.

O Brasil, em suas relações internacionais, deve observar alguns princípios dispostos na Constituição da República, conforme as alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282