Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144618 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A gametogênese é um dos mecanismos existentes em organismos de reprodução sexuada e permite a formação de gametas e consequente transferência de genes às gerações seguintes. Em relação a gametogênese humana, assinale a afirmativa CORRETA.

Provas: IF-SC - 2017 - IF-SC - Biólogo
Disciplina:

Biologia

- Assuntos: Genetica

A intensidade da cor vermelha em alface varia de acordo com o teor de antocianina. Suponha que estas variações na cor da folha sejam condicionadas por três alelos em um único /ocus: A1 (cor vermelha), A2 (manchas avermelhadas) e a (vermelho-claro). E que a cor vermelha é dominante sobre as manchas avermelhadas e vermelho- l aro, e a característica manchas avermelhadas é dominante sobre a cor vermelho-claro (A1 > A2 >a).

Um agricultor resolve semear no campo variedades homozigóticas para a cor vermelha e heterozigóticas para manchas avermelhadas, deixando-as cruzarem livremente. Caso este agricultor plante as sementes obtidas deste cruzamento, quais seriam as possíveis proporções fenotípicas observáveis?

As afirmações abaixo se referem ao sistema de medidas:

I – 1 metro cúbico corresponde a 1.000 litros.
II – 10 gramas correspondem a 0,1 quilogramas
III – 100 milímetros correspondem a 10 centímetros.

Estão corretas as afirmações:

Analise as orações:

I- Adorei sua sombrancelha, amiga!
II- Agiram com tanta intencidade que me assustei.
III- Meu cachorro-quente é sem salsicha!

A alternativa que apresenta ortografia correta é:

Analise as orações:

I- Embora tivesse dinheiro, era uma pessoa muito agradável.
II- À medida que estudo, descubro que não sei de nada.
III- Como tinha previsto, não durou muito aquele relacionamento.

A sequência correta quanto à oração subordinada adverbial é:

Atualmente existe uma diversidade de técnicas analíticas para a se determinar a composição química, mineralógica e microestrutural de compostos orgânicos e inorgânicos. Com relação aos métodos instrumentais de análise marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) Os espectros de absorção de radiação no ultravioleta e no visível são um instrumento que pode ser usado para a identificação de compostos orgânicos insaturados e também na elucidação de suas estruturas.

( ) A difração de Raio-X usa a lei de Bragg para calcular a distância entre camadas atômicas em um cristal. Esta técnica é de grande interesse para identificação dos elementos químicos presentes em uma amostra e para obtenção de estruturas moleculares e cristalinas.

( ) A espectroscopia de energia dispersiva pode ser utilizada para a determinação qualitativa e quantitativa da composição de amostras sólidas e líquidas, esta usa o princípio de identificação pelo raio-X emitido através da interação inelástica do feixe eletrônico com a amostra.

( ) A fluorescência de Raio-X é uma técnica não destrutiva que envolve o uso da emissão de RaioX para se obter uma análise elementar quantitativa de materiais no estado sólido e Hquido.

( ) A cromatografia gasosa pode ser usada para análises qualitativas e quantitativas. Na cromatografia gás-líquido a fase móvel é um gás, enquanto a fase estacionária é um líquido retido na superfície de um sólido inerte por adsorção ou ligação química.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Dadas as orações: I- Minha irmã foi até à farmácia. II- Não devo nada a justiça. III- Adoro legumes à Juliana. Quanto ao uso da crase, a alternativa correta é:

O credenciamento é uma forma de contratação utilizada pela Administração Pública, tratando-se de uma espécie de:

Segundo a Constituição, a organização e o funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos ou a extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos, podem ser realizados pelo seguinte ato normativo do Presidente da República:

Protágoras firmou contrato de compra e venda de imóvel com Sócrates, sendo que Platão e Aristóteles assentiram figurarem como fiadores do negócio.

Diante da hipótese descrita, assinale a alternativa correta:

Sobre o mandado de segurança, assinale a alternativa incorreta:

A seção transversal de pilares e pilares parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 em. Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 em e __ em. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm2

.

Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Para uma viga de seção retangular de concreto armado, com largura Bw = 12 em e altura útil d = 22,5 em, com relação xld correspondente ao limite entre os domínios 3 e 4, assinale a alternativa que indica o momento resistente da seção. Considerar fck = 20 MPa e aço CA-50.

Em vigas com armadura de tração composta por aço CA-50 deve dispor-se, longitudinalmente e próxima a cada face lateral da viga, na zona tracionada, uma armadura de pele, quando a medida da altura útil da viga________________. Assinale a alternativa que completa corretamente esta afirmação.

A população de certa cidade é de 110 milhões de habitantes. Sabe-se que a razão entre o número de crianças e o número de adultos é de 1/4. A população de crianças dessa cidade é de:

Acerca da participação do Poder Executivo no Processo Legislativo,

Acerca da organização do Estado, considere as assertivas abaixo.

I. A soberania é atributo exclusivo do Estado Federal, restando aos Estados-membros a autonomia, na forma da descentralização da atividade administrativa e do poder político. A autonomia política dos Estados-membros compreende o poder de editar suas próprias Constituições, sujeitas a certos limites impostos pela Constituição Federal.

II. O Estado Unitário é conduzido por uma única entidade política, que centraliza o poder político; o Estado Federal é composto por mais de um governo, todos autônomos em consonância com a Constituição; e a Confederação é a união de Estados soberanos com lastro em um tratado internacional.

III. O pacto federativo é indissolúvel. Excepcionalmente, é possível a regulamentação da secessão desde que atendidos os seguintes requisitos: edição de Lei Complementar específica; consulta direta, através de plebiscito, aos moradores do Estado; e comprovação de viabilidade financeira e orçamentária da proposta.

IV. A repartição horizontal de competências se dá quando, observada a inexistência de hierarquia e respeitada a autonomia dos entes federados, outorgam-se competências concorrentes entre a União, os Estados, o Distrito Federal e Municípios.

V. A aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde é considerado princípio constitucional sensível, e seu descumprimento pode ensejar a intervenção federal.

Está correto o que se afirma APENAS em

No plano da teoria geral, certos atributos seriam inerentes aos direitos humanos. Acerca das características principais dos direitos humanos, é correto afirmar:

De acordo com o posicionamento do Supremo Tribunal Federal sobre a hierarquia dos tratados internacionais de direitos humanos, consideram-se como tratados de hierarquia constitucional:

I. Regras Mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça da Infância e Juventude − Regras de Beijing.

II. Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu respectivo Protocolo Facultativo − Convenção de Nova Iorque.

III. Convenção Americana Sobre Direitos Humanos − Pacto de San José da Costa Rica.

IV. Tratado de Marraqueche para facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para aceder ao texto impresso

Está correto o que se afirma em

O princípio da intervenção mínima no Direito Penal encontra reflexo

Sobre os crimes em espécie, é correto afirmar:

A professora do 4º ano de uma escola municipal pediu para que seus alunos escrevessem no caderno o maior o número natural de três algarismos distintos e subtraissem dele o menor número natural de três algarismos também distintos. Do resultado encontrado ela pediu que eles subtraissem o valor relativo do seu algarismo das centenas e assim, encontrassem o número X. Nessas condições, qual o valor de X?

Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos,

A capacidade de um documento arquivístico ser o que diz ser, livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção, é

Quando se menciona que os órgãos públicos podem ser singulares ou coletivos, está sendo usada uma classificação quanto à

Na rotina de uma repartição pública, a atividade que consiste na separação de parte da documentação de um ou mais processos para a formação de um novo processo e que depende de autorização e instruções específicas do órgão interessado denomina-se

Uma característica obrigatória dos documentos do padrão ofício é que

Constituem atividades do Protocolo, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282