Judge the following item, concerning the vocabulary used in text 6A4AAA.
In the text, the word “field" (ℓ.12) means the same as the word sphere.
Judge the following item, concerning the vocabulary used in text 6A4AAA.
The verb “may" (ℓ.34) is synonymous with might.
En relación a las ideas y estructuras lingüísticas del texto 6A5AAA, juzgue lo siguiente ítem.
Es posible sustituir “manejar" (ℓ.6) por administrar sin que se produzca un cambio semántico.
A redação da expressão “Parabéns trabalhador”, extraída da charge do texto II, da forma como se apresenta, de acordo com a norma culta da língua, apresenta erro(s)
Leia com cuidado as assertivas abaixo acerca da charge do texto III e, em seguida, responda o que se pede.
I- Pode-se deduzir, com base nas pistas semânticas, propostas na charge, que a categoria dos taxistas, principal concorrente do transporte urbano de passageiros, via aplicativo Uber, não vem reconhecendo as facilidades que os avanços tecnológicos que deste aplicativo decorrem, bem como o benefício para a população que se utiliza deste serviço.
II- É possível se afirmar, dentre muitas interpretações propostas, que uma das intenções comunicativas implícitas no discurso do chargista seja de provocar a categoria dos taxistas a buscar novos mecanismos de atualização, facilidades tecnológicas e/ou de competividade na sua área profissional.
III- Jamais se pode implicitar, na charge, o discurso das facilidades de acesso ao transporte de passageiros via Uber, através do avanço tecnológico presente no serviço e com objetivos benéficos a população.
É CORRETO o que se afirma apenas em
Com base na leitura dos textos IV e V, julgue cada uma das assertivas abaixo e, em seguida, responda o que se pede.
I- A constatação do autor do texto V de que, no Brasil, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se reflete também em aumento da desigualdade social sugere a tese de que nem sempre o aumento da riqueza econômica tem se convertido em benefícios sociais.
II- A estratégia argumentativa utilizada para produção do texto V lança mão de dados estatísticos, aliados a causas e efeitos responsáveis pela desigualdade social em nosso país. Entretanto, a ausência de possíveis soluções para erradicar o problema, proveniente desses argumentos de autoridade, constitui uma das falhas do texto.
III- A temática denunciada na charge, texto IV, em nada se relaciona com a proposta argumentativa do texto.
IV- Os programas sociais no Brasil, dentre os quais inclui-se o Bolsa Família, embora tenham sido responsáveis pela diminuição da desigualdade social, desviaram-se radicalmente de suas funções sociais, ao se ligarem apenas a instrumentos de manipulação político-eleitoreira, conforme denuncia o texto V.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
A partir da leitura do texto VII supracitado, que trata das implicações do uso indevido das redes sociais, é possível afirmar que
I- a palavra ágora, proveniente do grego, refere-se às praças públicas onde se realizavam assembleias, tendo seu significado se estendido a outros locais de reunião ou discussão. Por essa razão, no texto, o autor usou a expressão “essa ágora virtual" como um recurso de coesão referencial, para se referir ao Facebook, revelando também o mecanismo da metáfora.
II- no texto, palavras pertencentes a diferentes classes gramaticais, a exemplo de “primeiro" (numeral), “depois" (advérbio) e “por fim" (locução prepositiva) assumem uma função comum – a de sequenciadores textuais, papel normalmente exercido pelas conjunções.
III- a estrutura linguística “as empresas por trás delas (das redes) passaram a admitir os problemas do seu crescimento" (L. 14) deixa implícita a ideia de que não mais existirão problemas como os elencados, a exemplo da proliferação de notícias falsas, da intolerância ou do uso distorcidamente político que se prolifera nas plataformas.
É VERDADEIRO o que se afirma apenas na(s) proposição(ões):
No Linux, o comando que mostra o uso da memória é:
Julgue o item seguinte, relativo à governança e à gestão de TI e aos processos do PMBOK.
No processo estimar custos, define-se como serão estimados, orçados, gerenciados, monitorados e controlados os custos do projeto.
Julgue o item a seguir, a respeito de processos do ITIL.
Um dos objetivos do processo de gerenciamento de segurança da informação é garantir a confiabilidade na troca de informações entre a corporação e possíveis parceiros tecnológicos.
Para cada vocativo há um tratamento específico. Assinale a alternativa que mostra inadequação no tratamento.
Leia as proposições sobre a linguagem usada nos documentos oficiais de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República e,em seguida, responda ao que se pede.
I- A redação oficial se caracteriza pela obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua. É importante saber que existe, sim, uma preferência pelo uso de determinadas expressões ou ainda uma certa obediência por uma tradição no emprego de algumas formas sintáticas, mas isso não implica que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática que dificulte a compreensão.
II- A uniformidade nos documentos oficiais não deve, obrigatoriamente, ser obedecida. Muitas vezes é necessário adaptar a linguagem a cada situação apresentada para que haja melhor entendimento.
III- Ao produzir um texto oficial, torna-se necessário deixá-lo impessoal, ou seja, deve-se eliminar qualquer impressão pessoal. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade.
IV- Texto conciso é aquele que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, é importante que se tenha conhecimento sobre o assunto, assim como também, tempo para revisar o texto depois de pronto.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
Acerca de modelagem de processos com BPMN, análise, melhoria e integração de processos de negócio, julgue o item a seguir.
Uma das abordagens para melhoria de processos, o lean tem como princípios-chave a maximização do uso de recursos e o processamento demandado pelo cliente.
Julgue o próximo item, a respeito dos indicadores de desempenho utilizados na gestão estratégica.
Os indicadores que permitem a avaliação dos resultados esperados são denominados direcionadores do desempenho (drivers).
Acerca da abordagem relacional, da normalização e do SGBD, entre outros conceitos relativos a banco de dados, julgue o item a seguir.
Orientado a objetos, relacional, em rede e hierárquico são modelos de SGBD que definem a forma como os dados são armazenados no banco de dados.