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No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.

O papel do líder é sempre estratégico, compreendendo a visão de futuro, a previsão de ameaças, a sondagem de oportunidades, a determinação de objetivos macro e a operacionalização de estratégias. 

No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.

Espera-se que um bom líder possua pensamento estratégico, capacidade de compreensão, senso de ação, urgência, flexibilidade e inovação. 

No tocante às políticas e práticas de gestão de pessoas, julgue o item que se segue. 

Trabalho híbrido (presencial e remoto), horários flexíveis e semana condensada são exemplos de tendências da gestão de pessoas no setor público brasileiro. 

A respeito da gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item  

Os termos gestão horizontal e gestão vertical se referem ao tipo de estrutura organizacional que a empresa adota. A integração horizontal pressupõe uma atuação coordenada de um subsistema importante para a gestão de pessoas, que consiste, exclusivamente, no recrutamento e na seleção.

Relativos a coaching individual, de grupo e de equipe das organizações, Julgue os itens

O papel do especialista em T&D não mudou, pois ele foca as atividades e oferece cursos e workshops, estando no centro do processo de aprendizagem e inovação da empresa para ajudar a organização e as pessoas a crescer e alcançar o sucesso, em alinhamento com a estratégia organizacional.

As necessidades de recursos humanos dependem dos objetivos, das estratégias da organização, da demanda dos produtos ou serviços e de seus níveis de produtividade. Depois de estimar a receita total, a administração deverá estimar a quantidade de e o tipo de recursos humanos necessários para obter essa receita. O planejamento estratégico de recursos humanos é uma das ferramentas mais importantes das organizações, pois as pessoas é que fazem a diferença, ou seja, é simplesmente impossível para qualquer empresa atingir seus objetivos sem pessoas eficazes. Uma das estratégias de recursos humanos é a de investimento na integração dos colaboradores. Essa estratégia também visa:

A respeito da gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item  

A Lei n.º 8.002 reformulou os regimes jurídicos dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais e transformou‐os em um só. Assim, a noção de administração de pessoal começou a ser substituída pela de administração de recursos humanos.

Um administrador recém-formado acaba de ser aprovado em um concurso, para atuar no nível operacional de uma instituição pública de grande porte. Ele acredita que, nesse início de carreira, será mais exigido em sua capacidade de usar ferramentas e conhecimentos específicos de administração, tais como elaboração de orçamentos e avaliação de projetos na área em que for designado. Em Administração, esse tipo de capacidade é conhecida como habilidades:

O titular do setor de gestão de pessoas de um órgão público, cujos recursos são despendidos preponderantemente no exercício de funções departamentais, a exemplo da manutenção do cadastro de pessoal e da realização de rotinas de pagamento, pretende fazer que seu setor seja alçado à condição de parceiro estratégico da organização.

Considerando os requisitos para que, na situação hipotética anteriormente descrita, a pretensão do gestor de pessoas seja alcançada, julgue o item seguinte.

Além do alinhamento entre as políticas e práticas de gestão de pessoas, a estratégia e a estrutura da organização, também deverão ser considerados aspectos do ambiente institucional, político, cultural e econômico no qual o órgão se insere.

Atento às tendências no campo da gestão de pessoas, um órgão público decidiu reconfigurar seus subsistemas de administração de recursos humanos, especialmente os de seleção e concurso público, de capacitação e desenvolvimento e de avaliação de desempenho, a partir das premissas e preceitos do modelo da gestão de pessoas por competências.

Nessa situação hipotética,

os treinamentos no órgão deverão ser entregues para equipes de trabalho, e não para indivíduos ou grupos de trabalho, na medida em que diagnósticos de necessidades de desenvolvimento de competências assumem como referencial de desempenho os objetivos e as metas vinculados aos processos de trabalho da organização.

As tarefas de Gestão de Pessoas mudaram com o tempo. Hoje, elas são desempenhadas nas organizações por dois grupos de executivos: de um lado os gerentes de linha que estão envolvidos diretamente nas atividades de gestão de pessoas por serem responsáveis pela utilização eficaz de seus subordinados e, de outro, os especialistas em gestão de pessoas que atuam como

Acerca da gestão de pessoas em organizações, julgue o item a seguir.

Um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano, o qual enfatiza o valor social que as competências e as capacidades humanas conferem às organizações.

Julgue os próximos itens, referentes ao conceito de gestão de pessoas e à função do órgão responsável pela gestão de pessoas nas organizações.

É recomendado que os órgãos responsáveis pela gestão de pessoas implementem políticas para aumentar a qualidade de vida no trabalho e garantir que as condições de trabalho sejam excelentes para os empregados.

Considere que Rui vem na última semana acompanhando o gerente de Recursos Humanos em atividades relacionadas à área. Eles estão envolvidos com diversas funções.

Assinale a alternativa em que a função e sua respectiva descrição estão incorretamente relacionadas.

Em uma organização, recente pesquisa de clima organizacional revelou que determinada equipe de trabalho enfrenta problemas relativos à liderança e ao reconhecimento dos servidores. Com receio de que tais dificuldades possam impactar negativamente as atividades da unidade, estrategicamente importantes para o desempenho do órgão, o setor de gestão de pessoas decidiu intervir.

Nessa situação hipotética,

se for constatado que os servidores trabalham no limite de sua capacidade produtiva, o setor de gestão de pessoas poderá melhorar o desempenho da equipe mediante o estabelecimento de um sistema de recompensas com premiações tangíveis e intangíveis.

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