Na teoria clássica da administração, o princípio defendido por Fayol, segundo o qual os funcionários e administradores são alocados nas diversas áreas funcionais da organização, tais como a técnica, a administrativa, a contábil, a financeira e a de segurança, com base na especialização, denomina-se
Considere que, ao contratar uma consultoria para analisar sua estrutura organizacional, uma organização recebeu o seguinte diagnóstico de problemas recorrentes:
I. Conflito de comando entre diferentes gestores.
II. Dificuldade para identificar os responsáveis por eventuais falhas ou problemas.
III. Baixa eficiência de coordenação em razão da existência de dupla subordinação.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a estrutura organizacional adotada pela instituição é do tipo
O processo administrativo é dinâmico e sua complexidade decorre da realidade organizacional e da exigência de inter-relações entre as principais funções administrativas.
Tendo esta perspectiva, relacione as funções administrativas que formam o processo administrativo às atividades descritas.
1. Planejamento
2. Organização
3. Direção
4. Controle
( ) Estabelecer a divisão do trabalho, alocar recursos, definir responsabilidades.
( ) Motivar, liderar, comunicar e coordenar esforços.
( ) Definir padrões, monitorar e avaliar desempenho.
( ) Definir missão, objetivos e programar atividades.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
Tendo o excerto finalidade motivacional, considere a importância de se compreender as políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo e assinale a afirmativa INCORRETA.
Segundo Fayol, são cinco as funções administrativas, listadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
De acordo com os conceitos predicados pela Teoria do Reforço, de Skinner, o denominado reforço negativo corresponde
Uma organização implantou recentemente mudança significativa em seus processos internos e atualização tecnológica em seus sistemas de informação. Essas mudanças implicaram demissões e realocação de pessoal para outras áreas e funções. Após os cortes e realocações de pessoal, a alta direção comunicou aos funcionários que “a transformação está apenas começando, vamos todos construir uma nova organização”. Poucas semanas após essa comunicação, uma pesquisa de clima realizada pela área de RH revelou insatisfação e falta de confiança em relação às mudanças em andamento, além de medo e ansiedade generalizada entre os funcionários. Para superar o que considerou “uma resistência natural à mudança”, a alta direção encarregou a área de RH de realizar um programa de aconselhamento aos funcionários, associado a terapias voltadas ao bem-estar.
A estratégia utilizada para reduzir a resistência à mudança e uma de suas desvantagens são, respectivamente:
Vários estudiosos já se debruçaram sobre o fenômeno da motivação no ambiente do trabalho, apresentando teorias que buscam explicar os fatores ou as dinâmicas que induzem a motivação e o que apresenta efeito inverso.
Nesse contexto, a Teoria X, apresentada por McGregor, centra-se em aspectos
Considere que determinada organização pretenda avaliar o desempenho de seus colaboradores, utilizando como metodologia a técnica dos incidentes críticos, o que significa que levará em conta na referida avaliação
Nos estudos acerca do fenômeno da liderança e do comportamento dos líderes, o modelo de análise conhecido como grid (ou grade) gerencial sustenta que o gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais:
Entre os princípios aplicáveis às organizações, de acordo com a abordagem apresentada por Henri Fayol, um dos principais expoentes da Escola Clássica, pode-se citar o princípio da
Ênfase na estrutura organizacional é característica da teoria
Assinale a alternativa que apresente corretamente uma característica do controle administrativo.
Em relação às principais abordagens da Administração Pública e à evolução da Administração Pública no Brasil, julgue o item.
São considerados como elementos de aplicação da administração científica: padronização de máquinas e ferramentas; métodos e rotinas para execução de tarefas; e prêmios de produção para incentivar a produtividade.
Acerca da função de organização, julgue o item.
A organização linear caracteriza-se pela autoridade dividida e pela presença de linhas diretas de comunicação.