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Em 01/01/08 existiam 110.000 pacientes hipertensos em um grande município. Até 31/12/08 foram cadastrados 5.000 novos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica – HAS – no Sistema de Gestão Clínica de Hipertensão Arterial e da Atenção Básica (SISHIPERDIA). A população residente, estimada para 2008, era de um milhão de habitantes.

Com base na si tuação anter iormente apresentada, responda às questões.

A responsabilidade pela alimentação e manutenção do cadastro e pelo atendimento dos pacientes no SISHIPERDIA é :

Pedro Ivo é funcionário da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia, lotado na sessão que tem a finalidade de dar andamento aos processos administrativos. Em um processo administrativo, que corre na Secretaria de Justiça, a cargo de outro servidor, um dos envolvidos é Bruno, amigo de Pedro Ivo. Certo dia, Pedro Ivo procura o servidor responsável pelo processo administrativo em que Bruno é envolvido, e, valendo-se da sua condição de funcionário público, patrocina diretamente o interesse de Bruno perante a administração pública. Analisando o caso acima, a conduta de Pedro Ivo se enquadra ao seguinte tipo penal:

As alterações afetivas são dominantes. Os delírios e alucinações são fugazes e fragmentários. O paciente se desliga da realidade interna e assume comportamentos imprevisíveis. O afeto é inadequado e, muitas vezes, acompanhado por risos imotivados, caretas, maneirismos e queixas hipocondríacas. O pensamento está desorganizado e o discurso é cheio de divagações e incoerente. A que tipo de esquizofrenia estamos nos referindo?

“Tenho apenas um objetivo: transmitir uma fração do significado da palavra agora. Para mim, nada existe senão o agora. Agora = Experiência = Conscientização = Realidade. O passado já não é, e o futuro ainda não é. Somente o agora existe.” Neste relato, estamos nos referindo a que teórico e que abordagem ?

A existência de um grupo pressupõe uma série de características que lhe são intrínsecas e, portanto, definidoras. Assinale a alternativa que não pode ser característica de um grupo.

Um paciente em seu leito de morte revela á sua genitora: “mãe, se eu me recuperar, eu vou parar de fumar, parar de beber e todos os meus vícios que me fizeram ficar nesse estado.” O seu relato remete a que fase do paciente terminal preconizada por Kubler- Ross:

Segundo Leymann (1986, 1990), o contínuo e deliberado maltrato verbal que um trabalhador recebe por parte de outros, que se comportam com ele de forma cruel, a fim de conseguirem sua destruição psicológica e até seu abandono da organização e definido como:

Todas as teorias psicológicas da aprendizagem tentam especificar as variáveis que determinam o comportamento. O Bahaviorista está interessado, primordialmente, nas tentativas de explicação de eventos externos, isto é:

A família é mais do que a soma de seus membros. É um sistema vivo com leis próprias de funcionamento. Estas leis configuram uma estrutura com a dupla capacidade de morfogênese, ou seja, flexibilidade para mudar com o passar do tempo e de homeostase, que garante a estabilidade de seu funcionamento ao longo do ciclo da vida (Bateson, Ferreira, Jackson, 1971). Dentro desta perspectiva, as famílias com bom funcionamento apresentam as seguintes características, EXCETO:

Não pode ser considerada diretriz diagnóstica da CID-10 para distimia (F.34.1):

Dentre as alternativas abaixo, qual a recomendada como critério a ser observado na organização sequencial dos conteúdos?

Qual das alternativas abaixo é incompatível em relação às formas de integrar o currículo?

Quando se fala sobre agentes de mudança, o profissional que pretende trabalhar neste contexto deve apresentar certas habilidades como:

Concepção que prioriza os processos de mudança e tem como visão de homem um ser produtor de si mesmo, um ser em transformação, um ser da práxis, que só pode ter lugar na história e a sua mediação é realidade material. Esta é a definição para pedagogia:

O processo de construção do conhecimento dentro do contexto atual exige que os profissionais sejam capazes de constantemente “aprender a aprender”. Elabore a sequência correta para a construção desta habilidade.

Imagem 005.jpg

A sequência correta, de cima para baixo, é:

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