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Foi a Segunda Guerra Mundial que precipitou a luta anticolonial no continente africano.

A avalanche revolucionária ganhou intensidade, sobretudo porque a França e a Inglaterra, senhoras dos principais impérios coloniais, saíram enfraquecidas da Segunda Guerra para enfrentar revoltas coloniais. Por outro lado, a derrota de Chiang Kai-sheck, na China, a capitulação francesa na Indochina (1954) e a nacionalização do Canal de Suez por Nasser, líder egípcio, também estimularam as guerras de libertação.

Nessas lutas, projetaram-se inúmeros líderes africanos que, por vezes, procuraram adaptar ideologias ocidentais às condições locais, com o objetivo de eliminar todas as formas de colonialismo na África, como, por exemplo a(o)

“(...) Justamente agora que a nação alemã está em colapso, espezinhada por todo mundo, é que mais se faz necessária aquela confiança em si mesma. Essa confiança deve ser cultivada na juventude, desde a meninice. Toda a sua educação, todo o seu treinamento devem ser dirigidos no sentido de dar-lhe a convicção da sua superioridade.
Certa da sua força e da sua habilidade, a mocidade deve readquirir a fé na invencibilidade da sua nação (...).”

HITLER, Adolf. Minha Luta. São Paulo: Mestre Jou, 1962, 8a edição, p. 253 - 260.

No período entre as duas Guerras Mundiais, diversos fatores acabaram por proporcionar a escalada do nazismo na Alemanha e a chegada de Adolf Hitler à Chancelaria do Reich (1933).
Lendo a primeira frase citada acima e tendo em vista a situação da Alemanha nos anos que se seguiram ao fim da 1a Grande Guerra, qual das proposições a seguir justifica, respectivamente, as expressões hitleristas “está em colapso” e “espezinhada por todo mundo” sobre a nação alemã?

Obedecendo às mesmas razões das Revoluções de 1830 (crise econômica, propaganda das ideias liberais e nacionais, descontentamento da burguesia e do proletariado), as Revoluções de 1848, na Europa, tiveram como novidade a entrada em cena do Socialismo. Era o “socialismo utópico” ou “romântico”, pregado por vários pensadores que discutiam os problemas do proletariado.
No Brasil, desde o Período Colonial, passando pelo Período Joanino e pelo 1º Reinado, havia, em Pernambuco, uma forte tradição revolucionária.
No Período Regencial, o clima de agitação se alastrou por todo o país e alcançou também essa Província. As pequenas rebeliões que eclodiram entre 1831 e 1834 revelaram o descontentamento popular e prepararam uma revolta mais profunda. Tal movimento, ocorrido em 1848, foi o último grito do liberalismo radical contra o domínio conservador que iria se estender por todo o Império e parte da República.
Qual a revolta liberal radical ocorrida em 1848, no Brasil, que apresenta semelhança com as Revoluções Liberais que aconteceram na França e em outros locais da Europa, no mesmo ano?

A ordem do rei

“Eu, El-Rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha casa, que (...) ordenei hora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações da costa do Brasil e se ministrar a justiça (...).
A Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil para se poder fazer a dita povoação e assento, assim pela disposição do porto e rios que nela entram, como pela bondade, abastança e saúde da terra.”

Regimento de Tomé de Sousa, 17 de dezembro de 1548

A partir do documento, quem foi Tomé de Sousa, a que povoação(ões) o regimento se referia e qual(ais) o(s) motivo(s) da sua fundação?

As sugestões acima servem, mais especificamente, para trabalhar com os alunos o tema

Na publicação referente aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está escrito no item referente à caracterização da área de Geografia:
“É importante lembrar que para La Blache a Geografia não era ciência dos homens, mas dos lugares. O lugar e a região eram sempre vistos como dimensões objetivas resultantes das interações entre o homem e a natureza. Atualmente a categoria de lugar, assim como a de paisagem estão sendo recuperadas pela nova Geografia, em uma nova dimensão.”
Nesse sentido, na atualidade, o lugar, enquanto espaço apropriável para a vida, passa a incorporar, juntamente com a sua materialidade, especial e, principalmente,

Para que a agricultura familiar se torne uma realidade bem-sucedida no cenário agrário brasileiro, há a necessidade de vencer um mito historicamente construído. Para analisar a afirmativa acima, considere os itens a seguir.
I - Apenas a agricultura patronal e empresarial é capaz de produzir, em bases sólidas, quantidades elevadas de produtos agropecuários para atender às demandas interna e externa.

II - O modelo da agricultura familiar é insuficiente, do ponto de vista produtivo, seja por falta de tecnologia ou de capital, seja por não ter domínio dos princípios da administração empresarial.

III - O debate em torno do que deve predominar, se a grande propriedade patronal ou a agricultura familiar são inúteis, sendo o importante combinar diferentes alternativas de produção, tanto para o mercado externo como para o mercado interno.
É(São) aspecto(s) do mito historicamente construído, que merece(m) ser vencido(s) para a valorização e o sucesso da agricultura familiar no Brasil, o(s) apresentado(s) em

No entanto, para o autor do texto acima, há uma multiplicidade de redes dentro de um processo que é concomitantemente globalizador e fragmentador. Nesse sentido, é importante identificar algumas distinções.
Uma das distinções está no fato de que, enquanto as redes que promovem a globalização têm um papel de instrumento de difusão do capital, as redes que ajudam a fortalecer nacionalismos e movimentos étnicos têm um papel marcantemente

“A figura abaixo nos mostra a radiação direta e a refletida nas zonas rural e urbana. Além disso, a concentração de poluentes, motivada pela atividade industrial e circulação de veículos, concorre para adensar a massa de micropartículas em suspensão, as quais, por sua vez, funcionam como núcleos higroscópicos, isto é, incentivadores do processo de condensação. Por outro lado, o chamado campo barométrico local assume características específicas nas áreas urbanas. Em virtude do maior aquecimento, os valores da pressão atmosférica do setor central tornam-se mais baixos do que na periferia, criando condições de maior instabilidade (...).”
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Nesse contexto, sobre os mecanismos do clima, conclui-se que

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Sobre o conhecimento crítico a que se refere o texto acima, analise as afirmativas abaixo.

I - Conhecimento crítico é a capacidade de discernir e de julgar valores, ações, discursos e de questionar seus pressupostos.
II - A concepção kantiana da filosofia caracteriza-se pelo papel fundamental destinado à crítica.
III - O conhecimento crítico aponta para a compreensão de que os discursos e valores elaborados no âmbito político são meras aparências ilusórias e opiniões infundadas, sendo a autonomia do homem condicionada pelo seu alheamento frente às disputas políticas.

Está correto o que se afirma em

Nietzsche aponta, quando se refere à morte de Deus, em seu diagnóstico da Modernidade, à(ao)

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Considerando os textos acima, qual é a atitude presente na Física Moderna, e decisiva para a chamada revolução científica, que NÃO pode ser observada de forma alguma na investigação da Natureza dos antigos, exemplarmente representada pela Física de Aristóteles?

Para Aristóteles, as virtudes éticas são hábitos que apresentam

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O texto acima justifica a dificuldade de se saber qual é a virtude do homem enquanto homem pelo fato de, segundo o autor, não ser possível determinar qual atividade lhe é mais própria e, portanto, seu fim. Qual dos filósofos abaixo buscou dizer o que é a felicidade, utilizando justamente a pergunta sobre a finalidade do homem quanto à atividade que lhe é mais própria?

A dança pode ser vivenciada em quatro momentos, a saber: o momento de fazer a dança; o momento de conhecer a dança; o momento de interpretar a dança, no qual se vivenciará a construção das figuras coreográficas e sua composição; e o momento de apreciar a dança, que é o momento de revisão crítica do que fora construído em vias de se reconstruir novas formas e novas possibilidades de se dançar. Nesse sentido, quando os alunos afirmam que gostam de funk, que ouvem e dançam hip hop, que sabem cantar samba, que vão às baladas de música tecno, etc, eles estão dizendo, dentre outras coisas, que

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