Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O interesse pelo esporte e a permanência das crianças e adolescentes nesse tipo de atividade se deve a uma iniciação esportiva criteriosa. Para tanto, faz-se necessário que o educador físico conheça, respeite e garanta que esses sujeitos vivenciem gradativamente todas as fases do desenvolvimento motor. Relacione as fases e suas características correspondentes, segundo Gallahue e Ozmun (2005): I. Fase dos Movimentos Reflexos II. Fase dos Movimentos Rudimentares III. Fase dos Movimentos Básicos IV. Fase dos Movimentos Especializados ( ) Inicia-se na vida intrauterina e vai até os 4 primeiros meses após o nascimento. Essa fase caracteriza-se pela presença de movimentos involuntários, que são a base para o desenvolvimento motor, por meio dos quais ocorrem os primeiros contatos do indivíduo com o meio ambiente. ( ) Dos 2 aos 7 anos de idade. Esses movimentos são consequência dos movimentos rudimentares. Nessa fase, as crianças formam e exploram suas capacidades motoras. Assim, os movimentos fundamentais são básicos para qualquer outra combinação de movimentos. ( ) Dos 7 aos 14 anos de idade. Nesse período, a criança/adolescente começa a refinar suas habilidades fundamentais e passa a combiná-las para a execução de inúmeras atividades, sejam cotidianas ou de lazer. ( ) Vai do nascimento até os 2 primeiros anos de vida. Nessa fase, aparecem os primeiros movimentos voluntários que, apesar de imperfeitos e descontrolados, são de suma importância para a aquisição de movimentos mais complexos. A sequência correta é

Em relação ao desempenho, as atividades esportivas são classificadas em dois ou três grupos. Assim, considerando-se a demanda energética em relação ao desempenho, as atividades esportivas podem ser

I. cíclicas;
II. semicíclicas;
III. acíclicas.

Relacione os tipos acima às afirmativas que se seguem.

( ) Uma atividade esportiva que não apresenta movimentos repetidos em nenhuma das fases do processo de realização dos movimentos.
( ) Conjugação de movimentos repetidos e não repetidos no processo de realização de movimentos.
( ) Uma atividade esportiva que apresenta movimentos repetidos em todas as fases do processo de realização dos movimentos.

Assinale a sequência correta.

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) propõe ações específicas para a prática corporal e atividade física na rede básica de saúde e na comunidade. O reconhecimento da importância da inserção do profissional de Educação Física na operacionalização de políticas públicas voltadas à promoção e à prevenção em saúde vem crescendo nas últimas décadas. São atribuições comuns à equipe multiprofissional:

I. participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades;

II. coletar dados e interpretar informações relacionadas com prontidão para a atividade física, fatores de risco, qualidade de vida e nível de atividade física;

III. realizar ações de atenção à saúde conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as previstas nas prioridades e protocolos da gestão local;

IV. realizar busca ativa e notificar doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local;

V. aferir e interpretar os resultados de respostas fisiológicas durante o repouso e durante o exercício;

VI. promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social.

Estão corretas apenas as proposições:

Neste ano, tivemos a Copa Mundial de Futebol na Rússia, em 2016, sediamos os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, manifestações esportivas capazes de influenciar a conjuntura política. “O discurso televisivo sobre o esporte pode ser verdadeiro ou mentiroso como qualquer outro discurso, mas seu elemento sedutor reside na imagem da perfeição do gesto técnico dos atletas, bastante explorado pela televisão. Recordes, finalizações, dribles e façanhas esportivas são exaltados e repetidos em montagens espetaculares”. Não corresponde à função social do esporte

Os jogos coletivos se caracterizam pelo contexto ambiental em que as ações se desenvolvem com imprevisibilidade, aleatoriedade e variabilidade. Para se ter sucesso taticamente, é necessário que o atleta recorra aos processos cognitivos para tomadas de decisões de forma autônoma. Assinale o estágio de desenvolvimento cognitivo em que as crianças/adolescentes raciocinam tática/hipoteticamente nos jogos coletivos.

Sr. João, usuário do sistema público de saúde, enquadra-se no grupo de atenção terciária à saúde, por obesidade grau II (índice de massa corporal entre 35 e 39,9 kg/m²). Nesse caso, para que o profissional de Educação Física possa atuar com segurança nessa fase de atenção à saúde, assinale a alternativa que contenha a conduta profissional para melhor acompanhamento da prática regular do exercício físico.

Atualmente é o crescente número de estudos apontando para diferentes aspectos relacionados ao contexto do treinamento esportivo, em se tratando do princípio da sobrecarga, quando o treinador aplica continuamente o mesmo treino, e com a mesma carga, a um atleta, verifica-se inicialmente uma melhora da aptidão física. O atleta, uma vez adaptado a essa carga, não sofre nenhuma nova adaptação em resposta a ela. Se as cargas de treino são aplicadas com intervalos muito grandes, ocorre um retorno da aptidão física ao nível inicial. Com referência à alteração ou ao aumento da carga de treinamento, que medida prática o profissional não deve tomar?

“O jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade, que se manifesta, se concretiza, quando as pessoas praticam esportes, quando lutam, quando fazem ginástica, ou quando as crianças brincam" (Freire & Scaglia, 2003, p. 33).

Pensar o jogo na Educação Física pode ser visto como conteúdo a ser ensinado e, ao mesmo tempo, pode ser utilizado para a efetiva construção de uma metodologia de ensino pautada no jogo. Assinale a alternativa que apresenta característica do jogo-funcional.

No final do século XX, os estudos históricos relacionados à Educação Física e ao Esporte no Brasil foram marcados pela busca do redimensionamento das características dos estudos até então desenvolvidos. Destacam-se os estudos de Lino Castellani Filho (1988) inspirados na teoria marxista. Assinale a alternativa que caracteriza essa fase.

A saúde tem se constituído como temática relevante e bastante discutida por diferentes setores da sociedade e áreas do conhecimento, sobretudo, a partir dos benefícios da atividade física, do exercício físico e de suas formas de prescrição e orientação e de sua relação com os determinantes sociais. O desenvolvimento das capacidades físicas, em especial da parte motora, é um processo especialmente individualizado, tanto para a iniciação esportiva, quanto para a promoção da saúde. Faça esta distinção relacionando as capacidades I e II abaixo às lacunas que a elas se seguem.

I. Capacidades físicas relacionadas à saúde
II. Capacidades físicas relacionadas à performance físico-esportiva

( ) Velocidade
( ) Força explosiva
( ) Flexibilidade
( ) Resistência Cardiorrespiratória
( ) Resistência muscular
( ) Agilidade

A sequência correta é

“O processo de transformação da sociedade é também um processo de transformação da saúde e dos problemas sanitários, exigindo da população maiores cuidados com a vida e com a exposição às doenças da era contemporânea, notadamente as de caráter crônicodegenerativas, associadas, em geral, ao estilo de vida individual e aos hábitos sociais" (CONFEF, 2010).

O profissional de Educação Física pode intervir no Programa Saúde da Família (PSF), exceto:

O esporte, como todas as expressões corporais humanas, não existe naturalmente e nem existiu sempre do mesmo jeito. Foi construído pelos seres humanos, sofrendo constantes transformações, tanto em sua prática como nos significados a ele atribuídos. Com base na afirmativa acima, julgue as proposições abaixo considerando o novo olhar pedagógico do esporte. I. Admirar a harmonia estética de uma partida de basquetebol. II. Analisar a influência da mídia na construção e valorização de determinada modalidade esportiva. III. Agir sobre a dimensão física, passível de treinamento visando à repetição de movimento. IV. Compreender a dimensão política de um feito esportivo quando um governo o utiliza como propaganda. V. Aprender o movimento preciso, econômico, correto. Estão corretas apenas as proposições.

Com relação ao processo da avaliação em educação física, ainda prevalece uma abordagem positivista, que pode ser observada nos testes físicos. De acordo com o novo conceito de desenvolvimento humano, uma avaliação psicopedagógica que pode ser entendida como constante e sistemática é aquela por meio da qual é analisado o grau de desenvolvimento do aluno e das alterações que nele se produzem, como consequência do processo educativo e da sua interação com o meio social. Para isso, torna-se necessário conhecer o sujeito avaliado em seus aspectos

Os carboidratos são substâncias compostas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), sendo classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos (WAITZBERG; GALIZIA, 2000). Diante disso, assinale a alternativa correta.

Quando uma criança está aprendendo uma habilidade básica, ela está se preparando, criando uma base para as práticas esportivas em que essas habilidades estão presentes, isto é, para aprendizagem das habilidades específicas/especializadas. As habilidades podem ser classificadas quanto à previsibilidade/estabilidade do ambiente como

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282