Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

O funcionalismo é um método de interpretação sociológica que concebe a sociedade como um organismo ou como um corpo vivo em que cada uma das partes cumpre uma função em relação ao todo social. O Esporte, como parte desse todo, tem um papel social. Não corresponde à visão funcionalista do esporte o(s) seguinte(s) processo:

Julgue como V (verdadeiro) ou F (falso) os pilares básicos, em que uma política de lazer precisa se assentar. I. ( ) Respeito e incentivo às manifestações espontâneas da população, partindo delas, e junto com elas, tendo o devido cuidado para que o respeito não signifique “purismos”, ou para usar uma expressão gramsciana, partir do “humus” da cultura do povo “humus” que é seiva, que alimenta, que faz crescer e florescer, mas que vem da impureza. II. ( ) Trabalho individualizado dos grupos organizados (parceria), buscando sua autonomia e respeitando-a. III. ( ) Trabalho conjunto com a iniciativa privada, sem abrir mão da participação no processo decisório (parcerias atentas, digamos assim). IV. ( ) Trabalho conjunto com outros setores públicos (ONGs) e corporativos (Sistema S, clubes), etc. V. ( ) Trabalhar na perspectiva de regiões metropolitanas - consórcios. IV. ( ) Trabalhar com o Estado (planos estadual e federal), o que não significa, de forma nenhuma, contribuir para perpetuá-lo, ou termos modelos alternativos fixados “a priori” e, menos ainda, acreditar que não seja possível a construção de novos modelos, inclusive com a nossa ação no plano cultural. A sequência correta obtida é

O lazer é o conjunto de ocupações, às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais” (Dumazedier, 1979). Que qualificações podem ser apontadas a partir das considerações do autor?

O esporte é um fenômeno sociocultural com formas de manifestação heterogêneas, e o esporte adaptado se coloca como uma dessas possibilidades. De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, analise se os itens a seguir constituem-se em ações estratégicas para que as pessoas com deficiência participem de atividades físico-esportivas e de lazer em igualdade de oportunidades. I. Incentivar e promover a maior participação das pessoas com deficiência nas atividades esportivas. II. Promover práticas esportivas que atendam pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais. III. Assegurar que as pessoas com deficiência tenham acesso a locais de eventos esportivos, recreativos e turísticos. IV. Afirmar o esporte como meio de promoção da saúde em ações interdisciplinares com o Ministério da Saúde, a ONU, o CONSEA, entre outros. V. Assegurar que as pessoas com deficiência tenham acesso as atividades recreativas, turísticas, esportivas e de lazer. Estão corretos apenas os itens:

Um dos objetivos dos professores e técnicos é desenvolver a liderança em seus alunos e atletas. Com o objetivo de desenvolver a autonomia de alunos e atletas, bem como auxiliar no desenvolvimento de líderes, Franco, Costa e Noce (2009) fazem as seguintes recomendações aos professores e técnicos, exceto:

No ensino de habilidades motoras, identificar o estágio de aprendizagem motora corresponde a uma competência para que os profissionais atuantes no ensino das diversas modalidades entendam como ocorrem os processos de aprendizagem no ensino de habilidades esportivas. Relacione os estágios de aprendizagem com suas respectivas características e assinale a alternativa correspondente.

I. Inexperiente
II. Intermediário
III. Avançado

( ) Após várias tentativas, os movimentos desnecessários não mais aparecem; o padrão motor torna-se mais estabilizado, e as ações, mais coordenadas.
( ) O aprendiz realiza movimentos descoordenados, sem muita eficiência e sem fluência; o aluno verbaliza a tarefa, mas não se detém em detalhes do movimento.
( ) Os movimentos tornam-se mais eficientes, com menor gasto energético, e o executante passa a saber como chegar à meta da atividade proposta, realizando os movimentos automaticamente, sem prestar muita atenção a eles.

Segundo Orlick (1989), como jogamos na sociedade em que vivemos, o jogo serve para criar o que é refletido. Muitos valores importantes e modos de comportamento são aprendidos por meio dessa experimentação. Com base na afirmação, não atua(m) como conceito dos Jogos Cooperativos

Os conteúdos da cultura corporal devem ser trabalhados em todas as dimensões. As perspectivas dos alunos devem ultrapassar o simples fazer, para alcançar as esferas do compreender e aprender a resolver (problemas, conflitos, etc.). Relacione as dimensões dos conteúdos abaixo às lacunas que a eles se seguem.

I. Procedimental
II. Atitudinal
III. Conceitual

( ) O que se deve saber a respeito dos jogos? Seria fundamental que os alunos entendessem os principais fatos, princípios e conceitos relacionados ao jogo.
( ) Inclui entre outras coisas, as técnicas, os métodos, as destrezas ou habilidades, as estratégias. Trata-se de um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo.
( ) Engloba uma série de conteúdos que por sua vez podemos agrupar em valores, princípios, predisposições e normas.

A sequência correta é

O código de ética propõe normatizar a articulação das dimensões técnica e social com a dimensão ética, de forma a garantir, no desempenho profissional da Educação Física, a união de conhecimento científico e atitude, referendando a necessidade de um saber e de um saber fazer que venham a efetivar-se como um saber bem e um saber fazer bem. O exercício profissional em Educação Física pautar-se-á pelos seguintes princípios: I. o respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo; II. a integração com o trabalho de profissionais de outras áreas, baseada no respeito, na liberdade e na independência profissional de cada um e na defesa do interesse e do bem-estar dos seus beneficiários; III. a ausência de discriminação ou preconceito de qualquer natureza; IV. o respeito à ética nas diversas atividades profissionais; V. a sustentabilidade do meio ambiente. Estão corretos os itens:

O desenvolvimento da coordenação motora realizado de forma planejada e sistemática, fundamentada em uma metodologia diferenciada científica, torna-se necessário em função dos benefícios não só para o esporte, como também para o dia a dia, trabalho e lazer. Diante disso, assinale a alternativa que não aponta as Capacidades Coordenativas Específicas propostas (Meinel e Schnabel, 1987, in Greco e Benda, 2001).

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282