Segundo o conceito ampliado de saúde, previsto pelo SUS e pela PNPS, a responsabilidade do educador físico na oferta de serviços de práticas corporais/atividade física (PCAF) deve partir da compreensão real da população, superando o aprisionamento dos conhecimentos técnicos e clássicos da educação física para construir ações coletivas e integradas de promoção da saúde, tendo como referência a
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) propõe ações específicas para a prática corporal e atividade física na rede básica de saúde e na comunidade. O reconhecimento da importância da inserção do profissional de Educação Física na operacionalização de políticas públicas voltadas à promoção e à prevenção em saúde vem crescendo nas últimas décadas. São atribuições comuns à equipe multiprofissional:
I. participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades;
II. coletar dados e interpretar informações relacionadas com prontidão para a atividade física, fatores de risco, qualidade de vida e nível de atividade física;
III. realizar ações de atenção à saúde conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as previstas nas prioridades e protocolos da gestão local;
IV. realizar busca ativa e notificar doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local;
V. aferir e interpretar os resultados de respostas fisiológicas durante o repouso e durante o exercício;
VI. promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social.
Estão corretas apenas as proposições:
Dentro da PNPS, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) em articulação com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vem desenvolvendo importante iniciativa de promoção da saúde coletiva, também conhecida como:
Entre os temas prioritários da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), temos as práticas corporais e as atividades físicas. Ambas têm quais objetivos?
Segundo a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), as ações da educação física a serem implantadas na rede básica de saúde, na comunidade e nos grupos vulneráveis devem ser programadas sob a forma de “práticas corporais/atividade física, como caminhadas, prescrição de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e de lazer", baseando-se nos princípios da
Considerando a Política Nacional de Promoção da
Saúde (PNPS), analise as afirmativas abaixo, dê valores
Verdadeiro (V ) ou Falso (F ) e assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
São Eixos Operacionais da Política Nacional de
Promoção da Saúde (PNPS), entendidos como
estratégias para concretizar ações de promoção da
saúde, respeitando-se valores, princípios, diretrizes e
objetivos:
( ) Participação e controle social, que compreendem a
ampliação da representação e da inclusão de sujeitos
na elaboração de políticas públicas e nas decisões
relevantes que afetam a vida dos indivíduos, da
comunidade e dos seus contextos.
( ) Gestão, entendida como a necessidade de priorizar os
processos autocráticos e deliberativos de regulação e
controle, planejamento, monitoramento, avaliação e
financiamento, com a finalidade de agilizar os resultados.
( ) Educação e formação, enquanto incentivo à atitude
permanente de aprendizagem sustentada em
processos pedagógicos problematizadores, dialógicos,
libertadores, emancipatórios e críticos.
( ) Vigilância, monitoramento e avaliação, enquanto uso
de múltiplas abordagens na geração e análise de
informações sobre as condições de saúde de sujeitos
e grupos populacionais, visando subsidiar decisões,
intervenções e implantar políticas públicas de promoção
da saúde.
Tendo em vista que o Decreto n.º 8.243/2014 instituiu a Política
Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de
Participação Social (SNPS) e que, conforme o texto legal, o
objetivo da PNPS consiste em fortalecer e articular os mecanismos
e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre
a administração pública federal e a sociedade civil, julgue os itens
seguintes.
Desigualdades sociais e regionais explicam o fato de a PNPS e o SNPS terem excluído a Internet e as tecnologias de comunicação e informação do processo de organização de consultas públicas no seu âmbito temático.
A formulação da Política Nacional de promoção a Saúde (PNPS) que foi institucionalizada no SUS pela portaria 687/2006 teve um referencial que inspirou sua formulação. São referenciais para construção do (PNPS), EXCETO: