Com base na inserção da educação física na área de linguagem, códigos e suas tecnologias e também nos dispositivos legais que a regulam, assinale a alternativa que apresenta a(s) finalidade(s) deste texto:
Sobre a avaliação em Educação Física na ambiência escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Entre as críticas frequentes ao modelo clássico de avaliação adotado nas aulas, uma aponta o fato de este restringir-se ao domínio cognitivo, como se a Educação Física implicasse somente a dimensão conceitual e não as relações procedimentais e atitudinais subjacentes.
( ) Pode-se afirmar que a avaliação em Educação Física deve considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos.
( ) O impasse que parece predominar nas aulas de Educação Física não reside na escolha dos instrumentos e sim na concepção que sustenta a utilização destes. Sobretudo, se faz necessário que o professor compreenda que, no processo avaliativo, provas teóricas, trabalhos, seminários, gravação em videoteipe, observações sistemáticas, fichas e, inclusive, testes de capacidades físicas podem ser utilizados.
( ) Especificamente quanto às habilidades motoras e as capacidades físicas, é possível avaliar o aluno pelo seu progresso nos testes físicos, sempre comparando o seu resultado com os colegas que estejam em uma mesma faixa de habilidade motora. Essa prática irá minimizar grandes distorções no processo avaliativo de um determinado conteúdo.
A sequência está correta em
Sobre os aspectos relacionados às questões de gênero no âmbito da escola e das aulas de Educação Física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pode-se afirmar que os primeiros estudos da área focalizaram as questões de gênero na Educação Física, especificamente os estereótipos e papéis sexuais e a distribuição dos alunos nas aulas mistas e separadas por sexo.
( ) Desde o seu surgimento até os dias atuais, os estudos de gênero na Educação Física, no Brasil, se estruturam basicamente em duas correntes predominantes: a Marxista, baseada na preocupação em relação às desigualdades sociais, especificamente na opressão de classe entre homens e mulheres; e, a Culturalista, que tem investigado a diversidade cultural e as múltiplas identidades como temas centrais.
( ) Infelizmente, os estudos de gênero na Educação Física ainda se encontram longe de uma plenitude, apresentando equívocos de ordem epistemológica, analítica, conceitual e política, não retratando a produção acadêmica da área, nem se referindo ao gênero como construto social, cultural, histórico e relacional.
( ) O conceito de gênero ainda tem sido utilizado como sinônimo do termo sexo dos sujeitos estudados. O uso equivocado é identificado, sobretudo, em estudos baseados nas Ciências Biológicas, que apresentam diferenças entre homens e mulheres, sem considerar as questões de gênero.
A sequência está correta em
Leia as afirmativas a seguir:
I. A avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.
II. A regra da marcha atlética diz que os atletas devem correr sem tirar totalmente os pés do chão.
Marque a alternativa CORRETA:
Quanto ao processo de avaliação na educação física para turmas dos ciclos finais do ensino fundamental, está correto afirmar, EXCETO:
Quanto à avaliação da educação física no contexto escolar, assinale a alternativa INCORRETA
A avaliação é um instrumento importante na construção do processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar. O Coletivo de Autores (2012) considera que o sentido da avaliação é o de fazer com que a Educação Física sirva:
Os testes de aptidão física têm sido utilizados com frequência na maioria dos programas de educação física escolar. Entretanto, muitas vezes são usados de forma inapropriada e considerados, por muitos, como elemento estranho ao processo educacional. Assinale a alternativa correta no que se refere à aplicação dos testes de aptidão física na escola:
No que se refere as avaliações, assinale a alternativa INCORRETA:
No contexto do ensino da Educação Física, a avaliação do processo ensino-aprendizagem é fundamental. De acordo com a proposta curricular do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV), é CORRETO afirmar que a avaliação no ano letivo deve ocorrer:
Com relação ao processo da avaliação em educação física, ainda prevalece uma abordagem positivista, que pode ser observada nos testes físicos. De acordo com o novo conceito de desenvolvimento humano, uma avaliação psicopedagógica que pode ser entendida como constante e sistemática é aquela por meio da qual é analisado o grau de desenvolvimento do aluno e das alterações que nele se produzem, como consequência do processo educativo e da sua interação com o meio social. Para isso, torna-se necessário conhecer o sujeito avaliado em seus aspectos
Sobre a avaliação nas aulas de Educação Física, marque a alternativa incorreta:
A avaliação educacional é um momento importante para que todos os participantes possam perceber seus avanços e os possíveis entraves no processo de aprendizagem. A avaliação em Educação Física escolar deve compreender essa possibilidade para além das quantificações e mensurações nas simples atribuições de notas. Avaliar é continuadamente perceber as nuances dos processos de ensino e aprendizagem e, para isso, deve ser realizada de forma continuada e contextualizada. Na área de Educação Física, pode-se perceber que nem sempre isso ocorreu; houve momentos em que os gestos esportivos ou a destreza motora foram paradigmáticos. A seguinte situação está de acordo com as tendências da avaliação na pespectiva crítico-social:
O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Inusitado diálogo...
— Os jogos escolares servem
para a fraternidade! Para a
socialização dos participantes!
Para a prática salutar das
atividades gimnodesportivas!
Para a Educação, enfim...
— Seu Diretor, a sua escola
participa dos Jogos Escolares?
— Claro! Somos uma instituição
educacional.
— E quais foram os resultados
educacionais da participação do
seu colégio?
— Duas medalhas de ouro, cinco
de prata, três terceiros lugares, e
o nosso time de basquete tava
massacrando o inimigo quando
foi desclassificado por um juiz
ladrão.
— Ah!!!
V. Bracht. Esporte na escola e esporte de rendimento. In.
Movimento. Porto Alegre/RS, v. 6, n.º 12, 2000, p. 14-24.
Considerando o diálogo, as tensões entre esporte de
rendimento e esporte escolar e o papel do professor de
educação física na escola, julgue os itens que se seguem.
É fundamental que o professor de educação física oriente suas aulas com a intenção de detectar talentos esportivos e formar um grande número de atletas.