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De acordo com a Lei n. 12.846/13 (Anticorrupção), na esfera administrativa serão aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos nela previstos multa cujo valor será fixado em salários mínimos, nunca inferior à vantagem auferida, quando for possível sua estimação; e publicação extraordinária da decisão condenatória.

Disponibilidade, autenticidade, integridade e primariedade são qualidades da informação

definidas pela lei Lei n. 12.527/11 (Acesso à Informação).

O art. 22 da Lei n. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), ao impor aos órgãos públicos o fornecimento de serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos, determina a incidência dessa lei a todos os serviços públicos, sejam eles classificados como próprios ou impróprios.

A falência, insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica decorrente de má

administração, assim como a hipótese de a personalidade da pessoa jurídica constituir

obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores poderão ensejar a

desconsideração da personalidade jurídica da sociedade, conforme preceitua a Lei n.

8.078/90.

Nos termos do Decreto n. 6.523/08, que fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), ficam excluídos do âmbito de aplicação do aludido regramento a oferta e a contratação de produtos e de serviços realizadas por telefone.

Faculta-se ao consumidor, mesmo individualmente, requerer ao Ministério Público que ajuíze ação para obter nulidade de cláusula contratual por desatendimento ao disposto no Código de Defesa do Consumidor em face de violação ao justo equilíbrio entre os direitos e as obrigações das partes, nos termos da Lei n. 8.078/90.

A Lei n. 8.078/90 nada dispõe acerca do assistente do Ministério Público, de forma que, em todos os crimes e contravenções que envolvam relações de consumo, incide o regramento genérico previsto no Código de Processo Penal, donde inviabilizada a intervenção, como assistente do Ministério Público, de órgãos da Administração Pública sem personalidade jurídica.

O instrumento de previsão, registro e gestão das atividades a serem desenvolvidas com

adolescentes sob cumprimento de medidas socioeducativas em regime de prestação de

serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade ou internação foi denominado

pela Lei n. 12.594/12 de Plano Individual de Atendimento (PIA). No caso de semiliberdade

ou de internação, o PIA deverá ser elaborado no prazo de quarenta e cinco dias, contados

da data de ingresso do adolescente no programa de atendimento. Quando se tratar de

prestação de serviços à comunidade e de liberdade assistida, todavia, a lei reduziu o prazo

de elaboração para quinze dias, iniciando-se a contagem a partir do mesmo fato.

Conceitualmente, os direitos humanos são os direitos protegidos pela ordem internacional contra as violações e arbitrariedades que um Estado possa cometer às pessoas sujeitas à sua jurisdição. Por sua vez, os direitos fundamentais são afetos à proteção interna dos direitos dos cidadãos, os quais encontram-se positivados nos textos constitucionais contemporâneos.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que as instituições privadas, de qualquer nível e modalidade de ensino, devem obrigatoriamente ofertar educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas, sendo vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas no cumprimento dessa determinação.

De acordo com a Lei n. 9.637/98 (Organizações Sociais), o Poder Executivo, observados

os requisitos legais, poderá qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de

direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa

científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à

cultura e à saúde. E é por meio de contrato de gestão que o Poder Público e a entidade

qualificada como organização social formam parcerias para fomento e execução de

atividades relativas às áreas suprarelacionadas.

De acordo com as disposições da Lei n. 8.080/90, o conjunto de ações e serviços de saúde,

prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da

Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o

Sistema Único de Saúde. Prevê, ainda, que a iniciativa privada poderá participar do

Sistema Único de Saúde, em caráter suplementar.

De acordo com a Lei n. 9.434/97 (Remoção de Órgãos), a retirada post mortem de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano destinados a transplante ou tratamento deverá ser precedida de diagnóstico de morte encefálica, constatada e registrada por dois médicos não participantes das equipes de remoção e transplante, mediante a utilização de critérios clínicos e tecnológicos definidos por resolução do Conselho Federal de Medicina, sendo admitida a presença de médico de confiança da família do falecido no ato da comprovação e atestação da morte encefálica.

Na convolação da recuperação em falência, os atos de administração, endividamento,

oneração ou alienação praticados durante a recuperação judicial presumem-se válidos,

desde que realizados na forma da Lei de Falência.

De acordo com a Lei Orgânica do Ministério Público de Santa Catarina, os afastamentos

dos membros do Ministério Público para tratamento de saúde, por motivo de doença em

pessoa da família, à gestante, paternidade, adoção, entre outros casos previstos em lei,

somente ocorrerão após a expedição do competente ato do Procurador-Geral de Justiça.

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