Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Disciplinas


Direito da Criança e do Adolescente

  Resolva todas as 584 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Curso exame de ordem

O Estatuto da criança e do adolescente, também conhecido pela sigla ECA, é um documento que contém as leis específicas que asseguram os direitos e deveres de crianças e adolescentes no Brasil. Esse documento existe desde 1990, e ele estabelece que a família, o Estado e a sociedade são responsáveis pela proteção das crianças e adolescentes, já que elas são pessoas que estão vivendo um período de intenso desenvolvimento físico, psicológico, moral e social.

O Estatuto da Criança e do Adolescente está presente na primeira fase do Exame de Ordem. A média de questões sobre esse assunto é de duas questões, porém, devido ao histórico de alto índice de reprovações no Exame da OAB, duas questões pode fazer muita diferença no seu resultado final. Então esteja bem preparado para a prova.

Para quem ainda não conhece como funciona o Exame da OAB, vamos falar um pouco sobre ele. A primeira fase é composta por uma prova objetiva com 80 questões. Para ser considerado aprovado e apto a participar da 2ª Fase, é necessário obter pelo menos 50% de acertos, ou seja, 40 pontos.

Na segunda fase, além das quatro questões discursivas que deverão ser resolvidas, o candidato precisará elaborar a redação de uma peça relacionada à área escolhida no momento da inscrição para o Exame. Lembrando que as opções são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário.

A peça profissional vale 5 pontos e o candidato deve discorrer sobre um tema específico das áreas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário.

Nas questões discursivas o valor é de 1,25 ponto cada, e são apresentadas na forma de situações-problema. O candidato é avaliado levando em consideração a adequação das respostas ao problema apresentado.

No momento da inscrição, é possível escolher qual será a área da segunda fase. As opções são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

Nessa etapa, será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 pontos.

A melhor forma de se preparar para o Exame da OAB é assistindo videoaulas, com um curso exame de ordem. De preferência que abordem apenas conteúdos que realmente serão cobrados nas provas. Elas são muito mais dinâmicas e eficazes, além de conseguirem sintetizar de forma rápida os assuntos, fazendo com que você tenha economia de tempo, algo jamais conseguido por quem estuda lendo apostilas.

Os cursos online apresentam aos alunos o caminho mais curto para que alcancem seus objetivos. Afinal de contas, as videoaulas estão organizadas em formato de plano de estudos, ou seja, na ordem exata em que devem ser assistidas. Basta seguir a ordem apresentada e automaticamente você estará se preparando da melhor forma.

É importante lembrar que o Exame da OAB tem uma taxa muito alta de candidatos reprovados, portanto, estar bem preparado é essencial para quem garantir sua carteirinha da OAB.

Além do preparatório oab, você pode garantir uma melhor preparação respondendo questões de Exames já realizados. Essa prática faz com que você fixe melhor os conteúdos que aprendeu durante a graduação e curso online. E ainda pode verificar quais disciplinas precisam de mais revisão e quais já estão bem fixadas.

Na plataforma de perguntas do Aprova, você encontrará questões sobre questões sobre direito da criança e do adolescente com gabarito e separadas por assunto. Como, por exemplo: Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/90, Lições preliminares (proteção integral e absoluta prioridade / conceito de criança e adolescente / aplicação a quem já completou 18 anos), Direito à educação, cultura, esporte e lazer, Direito à profissionalização e proteção ao trabalho, Medidas de proteção, Ato infracional, Medidas socioeducativas, Conselho Tutelar, Lei do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) - Lei nº 12.594/2012, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, entre muitas outras questões sobre direito da criança e do adolescente.

Além disso, é possível acompanhar o seu desempenho semana a semana, você pode, por exemplo, criar um caderno com questões e a cada dia e ver como está o seu progresso.

Então, agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre  a prova de direito da criança e do adolescente exame de ordem, precisa começar a sua preparação. Para isso você pode contar com o Aprova Concursos. E antes de iniciar seu curso, confira as questões sobre direito da criança e do adolescente que separamos para você dar o pontapé inicial na sua preparação.

Com dedicação, foco e as videoaulas que preparamos para você, seu sonho de ser um advogado registrado na OAB está muito mais perto de se tornar realidade.

 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282