De acordo com o Decreto nº 5.707/2006, que institui a
Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de
Pessoal da Administração Pública Federal direta,
autárquica e fundacional, e que regulamenta dispositivos
da Lei nº 8.112/1990, assinale a alternativa correta.
Planejamento educacional é práxis criadora, ou seja, não
reitera e reproduz práticas sociais transpostas de
realidades distintas que se mostram como exemplos a
serem seguidos, de modo indiscriminado. Para que um
projeto pedagógico se realize, são necessários 3
componentes: saber, poder e querer. Conhecer o que se
deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e,
de fato, ter vontade de que se concretize. É correto afirmar
que, para elaborar um projeto educacional, é necessário
Observe a charge abaixo para responder à questão 95.
A Constituição brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos brasileiros o direito de acesso e de permanência na escola. Para atender a esse desafio, tem sido defendida, entre outras questões, a necessidade de substituir a antiga concepção de avaliação escolar punitiva e excludente por outra forma de avaliação. Com base nessas informações, assinale a alternativa que expressa o apresentado na charge.
Para Vygotsky, “é muito mais importante ensinar a criança a pensar do que comunicar a ela determinados conhecimentos”. Na escola, a criança deveria aprender a transformar uma capacidade “em si” em uma capacidade “para si”, cabendo ao professor criar as condições para que os processos cognitivos se desenvolvam, “mas sem implantá–los diretamente na criança”. Diante do exposto, é correto afirmar que
O artigo 20–A da Lei nº 10.871/2004 institui a Gratificação
de Desempenho de Atividade Técnico–Administrativa em
Regulação (GDATR), devida aos ocupantes dos cargos de
Analista Administrativo e Técnico Administrativo de que
tratam as Leis nº 10.768/2003 e 10.871/2004, quando em
exercício de atividades inerentes às atribuições do
respectivo cargo nas Agências Reguladoras referidas no
Anexo I da Lei nº 10.871/2004 (incluído pela Lei
nº 11.292/2006). O artigo 20–B (incluído pela Lei
nº 11.292/2006) estabelece que a GDATR seja atribuída
em função do desempenho
A Lei nº 9.986/2000 e suas alterações dispõem sobre a
gestão de recursos humanos das Agências Reguladoras e
dá outras providências. O seu artigo 5º determina que o
Presidente ou o Diretor–Geral ou o Diretor–Presidente (CD
I) e os demais membros do Conselho Diretor ou da
Diretoria (CD II) serão brasileiros, de reputação ilibada,
formação universitária e elevado conceito no campo de
especialidade dos cargos para os quais serão nomeados,
devendo ser escolhidos
A Administração de Recursos Humanos é uma das áreas
mais afetadas pelas recentes mudanças que estão
acontecendo no mundo moderno. A racionalidade nas
decisões e a inteligência nos negócios são condições
humanas. Acerca do assunto, marque V para verdadeiro
ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
( ) São premissas básicas da Gestão de Pessoas a
racionalidade e a análise quantitativa.
( ) A Gestão de Pessoas acredita que a competição
não é por mercados atuais e, sim, há uma
hiperconcorrência por mercados futuros.
( ) A Gestão de Pessoas, em seus procedimentos e
ações, visa a orientar a empresa para os processos.
( ) Estabilidade e previsibilidade são premissas da
Administração de Recursos Humanos.
( ) Uma característica exclusiva da Gestão de Pessoas
é a ênfase na produtividade do conhecimento.
As organizações atuais trabalham através de ações de cooperação e competição com outras empresas. A estratégia organizacional constitui o mecanismo através do qual a organização interage com seu contexto ambiental. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
A cultura organizacional desempenha diversas funções
em uma organização, como:
I. retirar dos funcionários o sentido de identidade, uma
vez que todos os membros da organização passarão
a ter a mesma opinião sobre inúmeras questões
técnicas, sociais, políticas e de interação entre as
pessoas.
II. aumentar a autoridade formal e os sistemas de
controle para garantir que todos os funcionários
caminhem para uma mesma direção.
III. ajudar a manter a organização coesa; a cultura deve
ser vista como uma “argamassa social”.
IV. ser o mecanismo de controle que orienta e dá forma
às atitudes e comportamento dos funcionários.
É correto o que está contido em
Com relação a competências essenciais da organização,
analise as assertivas abaixo.
I. São as portas de entrada para os mercados do
futuro.
II. Podem perder seu valor com o tempo, mas, quanto
mais são usadas, mais aprimoradas e mais valiosas
elas se tornam.
III. Toda vantagem competitiva de uma organização é
uma competência essencial.
IV. O que mantém e manterá a competitividade de uma
empresa é sua herança, ou seja, suas marcas,
patentes e ativos.
É correto o que se afirma em
A Emenda Constitucional nº 19/1998 determina, em seu
artigo 6º, que altera o artigo 41 da Constituição Federal,
que são estáveis após 3 anos de efetivo exercício os
servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em
virtude de concurso público e, assim, altera o artigo 21 da
Lei nº 8.112/1990, que afirma que o servidor habilitado em
concurso público e empossado em cargo de provimento
efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao
completar
A sala de aula é um espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa. Para Vygotsky, educar é nutrir possibilidades relacionais. Nessa perspectiva, compete ao professor
A avaliação, segundo Cláudia de Oliveira Fernandes e
Luiz Carlos de Freitas, é uma das atividades do processo
pedagógico e deve ocorrer em consonância com os
princípios de aprendizagem adotados e com a função que
a educação escolar tenha na sociedade. A avaliação é
uma atividade que envolve legitimidade técnica e política.
Tradicionalmente, as experiências brasileiras em
avaliação do desempenho escolar são marcadas por uma
concepção que
O Projeto Pedagógico é o delinear do vir–a–ser
institucional, da sua gestão e sua elaboração; prescinde
da leitura dos mundos que aí interagem; síntese das
muitas determinações que incidem nesse contexto
sociocultural concreto. É correto afirmar que a sua
elaboração constitui–se em oportunidade
No processo marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, constrói–se conhecimento, valores, representações e identidades. O acontecer humano, enquanto uma experiência que atravessa toda sociedade e toda cultura, não se caracteriza somente pela unidade do gênero humano, mas, sobretudo, pela riqueza da diversidade. A diversidade faz parte do acontecer humano. Ela é norma da espécie humana, é entendida como uma construção histórica, cultural e social das diferenças. Nessa perspectiva, é correto afirmar que os seres humanos são