De acordo com Ilma Veiga, o currículo refere-se
Acerca das diferentes formas de organizar os conteúdos explicitadas por Zabala (1998), é correto afirmar:
Correio Eletrônico ou E-Mail é um dos serviços disponíveis na Internet que permite o envio e o recebimento de mensagens. Para utilizar esse serviço, um usuário necessita estar cadastrado em um servidor e ter um endereço eletrônico.
Assinale a alternativa que contém um endereço eletrônico com formato válido.
Leia o texto e observe as imagens abaixo: Segundo a Resolução nº 1, de 30 de Maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, em seu artigo 3º, determina que a Educação em Direitos Humanos tem a fi nalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, e fundamenta-se nos seguintes princípios:
I – Dignidade humana;
II – Igualdade de direitos;
III – Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades;
IV – Laicidade do Estado;
V – Democracia na educação;
VI – Transversalidade, vivência e globalidade;
VII – Sustentabilidade socioambiental.
As imagens anteriores, dentro da proposta de educação em Direitos Humanos, dizem respeito a:
Assinale a alternativa em que a autora aponta caminhos possíveis para práticas mais inclusivas nas aulas de Educação Física.
No ensino fundamental a organização do currículo por áreas de conhecimento assumiu a seguinte configuração: EXCETO:
A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A organização didático‐pedagógica da escola é o único instrumento orientador da construção do conhecimento em sala de aula que deve contemplar ações que permitam aos estudantes recriarem suas aprendizagens e se adaptarem às constantes mudanças do mundo atual.
Um importante elemento dentro do contexto
escolar são os documentos que orientam o
trabalho do professor e por isso deve ser
elaborado coletivamente pelos membros da escola
e estar de acordo a realidade da escola e dos
alunos, de modo que propicie a diversidade dos
conteúdos, inclusão de alunos com necessidades
especiais e atividades desenvolvidas extraclasse.
Estamos falando do:
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
A descrição e a problematização da realidade, sua
compreensão crítica e a proposição coletiva de alternativas de
ação são três momentos do processo de avaliação do
planejamento.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Por meio do planejamento de ensino, o professor direciona
suas ações para alcançar metas específicas, define estratégias
e recursos necessários para atingir os objetivos e propõe meios
de se avaliar os resultados obtidos.
É preciso reconhecer a inclusão curricular do tema “ética” em projetos pedagógicos de várias escolas. Entretanto, se como cidadãos (ou mesmo usuários), temos experimentado o hábito de avaliar certas práticas sociais e profissionais a que estamos ligados no dia a dia, não se pode dizer que o mesmo venha ocorrendo explicitamente e com a mesma frequência quando colocamos a educação escolar em pauta.
Em conformidade com o exposto, é correto afirmar que
Planejamento educacional é práxis criadora, ou seja, não
reitera e reproduz práticas sociais transpostas de
realidades distintas que se mostram como exemplos a
serem seguidos, de modo indiscriminado. Para que um
projeto pedagógico se realize, são necessários 3
componentes: saber, poder e querer. Conhecer o que se
deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e,
de fato, ter vontade de que se concretize. É correto afirmar
que, para elaborar um projeto educacional, é necessário