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Leia o texto para responder à questão.

O trabalho com multiletramentos na escola

Ao tratar das contribuições dos estados culturais ao campo
do currículo, Macedo (2005) destaca a importância de
as questões culturais permearem os currículos escolares.
Isso porque há pedagogias e currículos culturais em
andamento dentro e fora das instituições educacionais,
estruturados de acordo com o poder e política cultural
predominantes no mundo contemporâneo. Segundo a
autora, estudos recentes têm chamado a atenção para a
“Pedagogia cultural” que é a ideia de que

Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.

A dialogicidade como princípio favorece o encontro entre culturas na medida em que rompe com a ideia de dissociação entre cultura popular e cultura erudita.

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.

A educação é um instrumento relevante para que as políticas de culturas construam hegemonias fortalecidas e, assim, preservem a memória dos grupos comunitários.

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

A educação patrimonial reconhece os patrimônios materiais e imateriais como referências significativas para o desenvolvimento de um processo político-pedagógico no qual os sujeitos se reconheçam como participantes ativos da dinâmica da produção, da circulação e do consumo dos bens culturais.

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.

Uma política cultural relaciona-se com a educação à medida que os processos educativos contribuam para a promoção da indissociabilidade entre os bens culturais e a comunidade para a qual esses bens sejam referência.

Segundo Gadotti, a educação multicultural pretende reforçar a relação entre: I. Educação e vida. II. Educação no trabalho e reforma política. III. Objetivos e finalidade da educação. Quais estão corretas?

Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.

A mediação promovida por uma educação que compreende o bem cultural como fonte reconhece que signos e significados são elementos relevantes para a resolução de conflitos entre diferentes culturas.

A ideia de que pensar as questões do multiculturalismo significa articular o ideal de igualdade com o respeito às diferenças. Nessa visão seria correto debater em sala de aula:

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

A educação patrimonial é um processo educativo formal e não formal restrito a dois espaços educativos: escolas e museus.

É importante considerar diversos valores que podem ser grandes aliados na luta porque um ambiente cultural mais plural e diverso, sendo assim:

Julgue o item a seguir, a respeito da cultura, da diversidade e da identidade nacionais.

A cultura consagrada nos níveis local, nacional ou mundial traz embutidos, em maior ou menor escala, elementos de caráter identitário e político.

Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural.
Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.
I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais, tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.
II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento dos educandos como sujeitos socioculturais.
III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do uso que se faz do conhecimento.
A partir dessa análise, pode–se concluir que estão CORRETAS

No processo marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, constrói–se conhecimento, valores, representações e identidades. O acontecer humano, enquanto uma experiência que atravessa toda sociedade e toda cultura, não se caracteriza somente pela unidade do gênero humano, mas, sobretudo, pela riqueza da diversidade. A diversidade faz parte do acontecer humano. Ela é norma da espécie humana, é entendida como uma construção histórica, cultural e social das diferenças. Nessa perspectiva, é correto afirmar que os seres humanos são

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