O pedagogo com uma visão mais ampla e sistêmica dos problemas sociais e da violência lança seu olhar sobre o todo e age no sentido de ajustar as suas práticas na prevenção quando,
O século XXI é notoriamente digital. Drones, assistente por voz, eletrodomésticos robotizados, fazem parte do cotidiano da
atualidade. Ao mesmo tempo, grande parcela da população não tem acesso à internet, não possui notebook para os estudos e por vezes
um único celular com internet limitada, circula entre os membros da família seguindo rodízio de acordo a emergência de cada um. Vimos que essa situação se tornou rotineira desde o período pandêmico. Com base nessa reflexão, pensar o papel da escola no mundo da
conectividade é fundamental para os dias atuais e futuros.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As escolas públicas estaduais e municipais ainda não utilizam as tecnologias e mídias digitais como recurso pedagógico.
( ) A escola não é mais o único lugar para aquisição de conhecimento e informação.
( ) A geração chamada Millennials tem menos habilidades com as tecnologias digitais em relação à geração chamada Alpha.
( ) As tecnologias de informação e comunicação, estão alterando a relação entre o aprender e o ensinar podendo melhorar de forma significativa o processo educacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, em seu Art. 2º declara que: “Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico”. Considerando os avanços da sociedade atual no entendimento do conceito de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar, apoiamo-nos em algumas proposições.
Analise as afirmativas abaixo.
I. Definir inclusão, abrange a ideia de direitos humanos, diversidade e políticas públicas.
II. Definir inclusão, abrange a ideia de potencialidade da aprendizagem e não somente dificuldades de aprendizagem.
III. Definir inclusão, comporta a ideia de que acessibilidade do ambiente escolar auxilia a autonomia, independência e consequentemente melhor desenvolvimento da aprendizagem.
IV. Definir inclusão, comporta a ideia de que a exclusão e marginalização de pessoas com deficiência, limita suas contribuições para a qualidade do ensino da escola e do desenvolvimento da sociedade.
Assinale a alternativa correta.
A Lei nº 12.852 de 5 de agosto de 2013, institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE). A seção IV, que trata “Do direito à Diversidade e Igualdade”, em seu Art. 17, determina que o Jovem tem direitos à diversidade e à igualdade de direitos e de oportunidades e não será
discriminado por: I- etnia, raça, cor de pele, cultura, origem, idade, sexo; II- orientação sexual, idioma ou religião; III- opinião, deficiência e condição social ou econômica.
Analise as afirmativas abaixo.
I. Em caso de o assistente de alunos presenciar ofensas sobre a orientação sexual de um(a) aluno(a), a ação correta será uma intervenção dialogada em defesa do(a) aluno(a) ofendido(a), e encaminhar a situação para o coordenador pedagógico ou orientador
educacional ou diretor escolar.
II. Em caso de o assistente de alunos presenciar agressão física de um(a) aluno(a), devido sua religião, a ação correta será separar os alunos envolvidos na agressão e chamar os pais ou responsáveis do(a) aluno(a) agredido, pois a escola não pode se envolver em questões religiosas.
III. Em caso de o assistente de alunos presenciar um aluno cadeirante, isolado em uma atividade entre os colegas, a ação correta será orientar e auxiliar a interação do aluno cadeirante na brincadeira ou jogo com os demais alunos.
IV. Em caso de o assistente de alunos presenciar discussão entre os alunos por causa de apelidos ofensivos devido a cor da pele, etnia ou raça, a ação correta é não se envolver, pois entre os jovens esses assuntos são comuns e não existe racismo entre crianças e adolescentes.
Assinale a alternativa correta.
Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência visual?
A escola tem como papel, o desenvolvimento integral do educando, além de primar pela qualidade do ensino. Visando essa formação integral, o ambiente escolar deve ser exemplo de ética, valores sociais e morais além de estimular a liberdade e a criatividade dos educandos de forma atenta à realidade que os cercam. A ideia de liberdade de agir e pensar, muitas vezes se confunde, podendo gerar
principalmente, no ambiente escolar, libertinagem e até mesmo violência escolar.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Considerando que a escola é um espaço de inclusão e que o Brasil tem um conjunto de leis e decretos que garantem os direitos civis e de cidadania para pessoas com mobilidade reduzida, é de fundamental importância que todos os profissionais da educação
tenham conhecimento sobre esse conceito.
Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que:
No Brasil, na esteira da discussão da democratização da escola pública, configuraram-se diferentes abordagens pedagógicas. Muitas delas mantinham a crença na escola como equalizadora das desigualdades sociais. Entre essas abordagens está a Pedagogia da Escola Nova ou “Pedagogia Nova”. De acordo com Dermeval Saviani, no livro “Escola e Democracia”, publicado originalmente em 1993, atualmente, com mais de 40 edições, o ideário da Escola Nova:
I. Forjou-se advogando uma pedagogia com um tratamento diferencial a partir da “descoberta” das diferenças individuais.
II. Concebe a aprendizagem como uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre eles e o professor.
III. Organizou-se basicamente na forma de escolas experimentais ou como núcleos raros, muito bem equipados e circunscritos a pequenos grupos de elite.
IV. Face à sua ampla difusão influenciou muito os modos como os educadores entendem a educação, provocando o afrouxamento da disciplina e a despreocupação com a transmissão de conhecimentos.
Está correto o que se afirma em
A adolescência é um período da vida do ser humano que requer um olhar atento da família, da escola e da sociedade. Cabe à escola, na
figura de seus dirigentes, promover ações educativas e pedagógicas para a prevenção ao uso de drogas e, também encaminhar alunos
que já se encontram dependentes aos profissionais especializados, bem como, desenvolver projetos que auxiliem as famílias dos alunos para a melhoria do trato dessa questão.
Considerando ações que contribuem para a resolução deste problema no cotidiano escolar, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Elaborar Projeto Pedagógico de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
( ) Promover encontros com as famílias de todos os alunos para alertá-los sobre quais são os alunos da escola que fazem uso de drogas lícitas e drogas ilícitas.
( ) Promover atividades de orientação sobre os efeitos e consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas.
( ) Promover formação de professores e funcionários ampliando o conhecimento sobre a temática, de forma que tenham ferramentas
para enfrentar esse desafio sem discriminação ou intolerância.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:
I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.
II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.
III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.
IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.
Está correto o que se afirma em
O bullying é caracterizado por situações de violência repetitiva e intencional, também presente nas escolas.
Há relatos frequentes de bullying nos meios de comunicação, situações que envolvem violência física e psicológica, agressões por parte de colegas, professores, comunidade escolar. Tal situação se orienta na ausência de empatia, no sentido de valores competitivos e individualistas, bem como, na complexa relação “nós” e “eles”, muito abordada por Norbert Elias em sua obra “Sociedade dos indivíduos”.
Sobre a questão do preconceito, bullying e violência como cultura no ambiente educacional, assinale a alternativa verdadeira:
Com relação ao documento “Critérios para um Atendimento em Creche”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A presença de pais em eventos promovidos pelas creches não é recomendada.
II – O contato com a natureza não é um direito das crianças, mas, sim, uma mera liberalidade das creches.
III – Os profissionais dispõem de conhecimentos sobre educação infantil.
A ________________ trata-se de um processo mental no qual organizamos todas as informações provenientes do ambiente ou de dentro de nós mesmos, para, finalmente, dar um significado às mesmas.
Podemos dizer que a ________________ é um processo fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem e, inclusive, para que os seres humanos possam ter uma identidade individual. Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas do texto.
Ela é a expressão da ação voluntária, a qual deve compreender funções executivas, ritmo, persistência e controle inibitório para realizar uma tarefa ou uma expressão emocional de forma adequada, com eficácia e embutida de começo, meio e fim. O texto acima refere-se a:
As crianças adquirem conhecimento ________________ recolhendo informações sobre o mundo por meio da observação. Os alunos começam a recolher estas informações, durante a infância, desenvolvendo uma compreensão das emoções por meio da leitura das expressões dos outros. A aquisição do conhecimento ________________ depende de um entendimento das formas em que os indivíduos se comunicam e criam laços. Requer uma compreensão complexa de emoções humanas e estímulos sociais.
Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas do texto.