Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso STJ – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1819 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado



Um engenheiro foi nomeado perito em um processo

judicial em que o dono de uma residência térrea argumentou que

um edifício construído no terreno vizinho ao seu teria causado

diversas patologias no seu imóvel, como trincas generalizadas e

afundamento de piso. Sabendo-se que a fundação da residência foi

executada com o processo de radier e que não houve condições de

se conhecer o processo de execução das fundações do edifício, o

perito executou alguns estudos sobre as várias situações possíveis

e suas prováveis consequências.

A figura ilustra três situações, cada uma delas associada a um tipo

de fundação.

Considerando essas informações e a figura apresentada, que

subsidiou a análise feita pelo engenheiro quanto à execução de

fundações, julgue os itens seguintes.

Na situação II, por ser maior a profundidade da base dos

tubulões, está afastada a possibilidade de colapso do solo e

patologia na residência, apesar da sobreposição dos bulbos de

tensão.

Com relação ao aperto das alvenarias, julgue os itens a seguir.

As alvenarias devem funcionar como travamento da estrutura,

pois as peças que as envolvem são deformáveis.

A respeito do inchamento de areias, julgue os itens subsequentes.

A massa específica absoluta, ou real, de um agregado miúdo

inchado é menor do que a do mesmo material no estado seco.


Após o recebimento de uma carga de aço para a obra de

ampliação do aeroporto de Brasília, foram retiradas amostras para

serem ensaiadas, tendo-se como base as normas técnicas vigentes.

Para subsidiar os resultados e justificá-los, o laboratório, junto com

os resultados dos ensaios de resistência à tração, dobramento e

massa linear, anexou o gráfico padrão tensão x deformação

apresentado.

Considerando as informações e o gráfico apresentados, julgue os

seguintes itens no que se refere a características dos aços para

construção.

Na equação σ = E.ε, quanto maior for o módulo de

elasticidade, ou módulo de Young, identificado na equação por

E, menor será a deformação elástica resultante da aplicação de

uma mesma tensão de tração, pois esse módulo indica a rigidez

do material.

Um engenheiro recém-formado teve a oportunidade de

trabalhar com grandes máquinas de terraplenagem ao ser contratado

para acompanhar a construção de um posto de pesagem de

caminhões situado em uma importante rodovia de São Paulo. O

local onde seria o pátio para os caminhões foi cortado por redes de

água pluvial, cujas valas foram reaterradas com material oriundo

das próprias escavações (solo I). Posteriormente foi executado o

aterro de toda a área para nivelar o pátio, com solo oriundo de

jazida perto da obra (solo II).


Os gráficos conceituais mostrados, obtidos após a

execução de ensaios de compactação levados a efeito pelo

laboratorista da obra, indicam as características dos solos utilizados.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Considerando apenas o ensaio de compactação proctor, sendo

atingido o grau de compactação especificado pelo projetista

para os solos analisados, ambos poderão ser utilizados na

execução do aterro.

Durante a execução de uma reforma em um prédio público,

a fiscalização técnica do contrato cobrou da construtora a adoção

do livro de ordem, também conhecido como diário de obras, para

registro das atividades em andamento. O engenheiro da construtora

afirmou que, como a obra era pequena e o prazo de execução era

curto, o livro de ordem era dispensável.

A respeito dessa situação hipotética e de acordo com as resoluções

do sistema CONFEA/CREA, julgue os seguintes itens.

A obrigação de elaborar e preencher o livro de ordem é

atribuição exclusiva do responsável pela fiscalização técnica

do contrato.

Durante a execução de determinada obra pública, o gestor

do contrato solicitou à construtora que enviasse certidão negativa

de débitos trabalhistas, exigida na fase de habilitação durante o

processo licitatório. De acordo com a fiscalização técnica, enquanto

a empresa não enviasse a documentação exigida, o pagamento da

parcela da obra medida ficaria retido.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

Durante a execução do referido contrato, as condições de

habilitação e qualificação a serem mantidas pela contratada

limitam-se à exigência de capacidade técnica operacional.

Durante a concretagem da laje do quarto andar de um

edifício que terá dez andares, um funcionário ficou gravemente

ferido ao cair da laje do segundo andar quando realizava inspeção

nas fôrmas das vigas próximas à borda da edificação. Um

engenheiro de segurança do trabalho foi nomeado para emitir um

laudo pericial sobre as causas do acidente. No laudo, constou que

o funcionário não usava cinto de segurança e que, apesar de existir

a plataforma principal de proteção, não havia tela de proteção.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Na situação apresentada, durante a concretagem da laje do

quarto andar, a tela de proteção seria indispensável.

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.

Fundamentando-se no pressuposto de neutralidade científica e

nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a

concepção pedagógica libertadora defende a reordenação do

processo educativo, de maneira que atenda às exigências do

mercado. Para isso, o fazer pedagógico deve ser objetivo e

operacional, e visar à formação de indivíduos críticos.

Julgue os itens a seguir, acerca da educação corporativa.

O conceito de educação corporativa surgiu em decorrência de

estudos realizados em parcerias estabelecidas entre

universidades e o Ministério da Educação, ao elaborarem

políticas públicas para a formação do trabalhador em um

processo de aprendizagem contínua.

Julgue os itens seguintes, relativos à aprendizagem organizacional e ao desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes.

O conceito de competência, como uma dimensão oriunda da

psicologia, expressa atributos objetivos do trabalho como

desempenho e altos níveis de resultados.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.

O processo de planejamento caracteriza-se por ser uma técnica

metodológica desvinculada das competências e do

compromisso político.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras

viáveis no campo da ação comprometida com os atores

envolvidos.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de

ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se

posicionar diante de situações concretas da vida social.

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.

A integração do Moodle com serviços como o Flickr ou o

Picasa recebe a denominação de repositórios externos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282