Os princípios de uma proposta de ensino em Educação Física estão relacionados ao fazer e ao conhecer. “Os professores, de uma maneira geral, têm muita dificuldade em sistematizar os conteúdos. Quando ensinar, o que ensinar e para que ensinar" (PALMA, OLIVEIRA e PALMA, 2010).
No ano letivo de 2019, você se tornou um(a) professor(a) de Educação Física do Colégio Pedro II e está lotado(a) em um campus onde, após longas discussões pedagógicas, foi construída uma sistematização de conteúdos desta disciplina. Especificamente para o 5º ano de escolaridade, tem-se:
Assinale a alternativa que identifica o objetivo que se refere à ação docente.
As ginásticas podem ser utilizadas na formação e no alto rendimento. Assinale as alternativas CORRETAS:
I. As ginásticas oferecem diversidades de experiências motoras.
II. A criança não necessita de estímulos e sim de gestos técnicos e repetições dos comportamentos para se desenvolver.
III. O professor deve usar um método pedagógico seguro, para o desenvolvimento rápido da criança
IV.A prática das ginásticas, bem orientada, permite que a criança tome consciência de suas possibilidades motoras.
Para atender uma matriz curricular de Alfabetização Matemática que propõe aos alunos do Ensino Fundamental resolvam situações-problema que envolvam as ideias de repartir, ou distribuir uma quantidade de elementos em quantidades iguais, de quantos grupos e de quantos cabem da divisão, o Professor deverá trabalhar a seguinte temática:
Considere os campos conceituais de Metodologia de Ensino, Método de Ensino e Técnica de Ensino e leia:
I- Técnica desenvolve-se, principalmente, no campo teórico, já que não existe enquanto parte de um conjunto prático não refletido;
II- A metodologia descreve o processo da pesquisa, descrição, conceituação e justificação dos melhores modos e práticas em determinada área, assim, abarca tanto os métodos quanto as técnicas em sua composição;
III- O método está relacionado as possibilidades e por onde o ensino poderá ser conduzido de modo mais eficiente e chegar assim ao seu objetivo;
IV- Aos preocupados com as técnicas de ensino não é necessário o conhecimento metodológico e rigoroso das possibilidades do ensino.
Assinale corretamente:
Com base nos argumentos do autor, assinale a alternativa que mostra como os docentes de Educação Física podem, por meio de sua prática pedagógica, possibilitar que a aprendizagem da disciplina esteja disponível também para os autoproclamados “sem jeito".
De acordo com Castellani Filho e colaboradores, em Metodologia do ensino da educação física (2009), a abordagem de ensino denominada como crítico-superadora é entendida como “um espaço intencionalmente organizado para possibilitar a direção da apreensão, pelo aluno, do conhecimento específico da Educação Física e dos diversos aspectos das suas práticas na realidade social" (p. 86).
Nesse sentido, os autores afirmam que a aula de Educação Física na perspectiva crítico-superadora deve
Nas situações de aprendizagem a metodologia de resolução de problemas adquire um sentido importante quando as crianças, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental buscam soluções e discutem-nas com outras de sua faixa etária. Essa metodologia deve favorecer os meios para que a criança:
Na definição das habilidades, a progressão ano a ano se baseia na compreensão e utilização de novas ferramentas e também na complexidade das situações-problema propostas, cuja resolução exige a execução de mais etapas ou noções de unidades temáticas distintas. Os problemas de contagem, por exemplo, devem:
Os métodos de alfabetização no Brasil se dividem basicamente em duas grandes famílias:
Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir
O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras
viáveis no campo da ação comprometida com os atores
envolvidos.