Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • Certo
    • Errado

Os princípios de uma proposta de ensino em Educação Física estão relacionados ao fazer e ao conhecer. “Os professores, de uma maneira geral, têm muita dificuldade em sistematizar os conteúdos. Quando ensinar, o que ensinar e para que ensinar" (PALMA, OLIVEIRA e PALMA, 2010).

No ano letivo de 2019, você se tornou um(a) professor(a) de Educação Física do Colégio Pedro II e está lotado(a) em um campus onde, após longas discussões pedagógicas, foi construída uma sistematização de conteúdos desta disciplina. Especificamente para o 5º ano de escolaridade, tem-se:

Assinale a alternativa que identifica o objetivo que se refere à ação docente.

As ginásticas podem ser utilizadas na formação e no alto rendimento. Assinale as alternativas CORRETAS:

I. As ginásticas oferecem diversidades de experiências motoras.

II. A criança não necessita de estímulos e sim de gestos técnicos e repetições dos comportamentos para se desenvolver.

III. O professor deve usar um método pedagógico seguro, para o desenvolvimento rápido da criança

IV.A prática das ginásticas, bem orientada, permite que a criança tome consciência de suas possibilidades motoras.

Para atender uma matriz curricular de Alfabetização Matemática que propõe aos alunos do Ensino Fundamental resolvam situações-problema que envolvam as ideias de repartir, ou distribuir uma quantidade de elementos em quantidades iguais, de quantos grupos e de quantos cabem da divisão, o Professor deverá trabalhar a seguinte temática:

Considere os campos conceituais de Metodologia de Ensino, Método de Ensino e Técnica de Ensino e leia:

I- Técnica desenvolve-se, principalmente, no campo teórico, já que não existe enquanto parte de um conjunto prático não refletido;

II- A metodologia descreve o processo da pesquisa, descrição, conceituação e justificação dos melhores modos e práticas em determinada área, assim, abarca tanto os métodos quanto as técnicas em sua composição;

III- O método está relacionado as possibilidades e por onde o ensino poderá ser conduzido de modo mais eficiente e chegar assim ao seu objetivo;

IV- Aos preocupados com as técnicas de ensino não é necessário o conhecimento metodológico e rigoroso das possibilidades do ensino.

Assinale corretamente:

Com base nos argumentos do autor, assinale a alternativa que mostra como os docentes de Educação Física podem, por meio de sua prática pedagógica, possibilitar que a aprendizagem da disciplina esteja disponível também para os autoproclamados “sem jeito".

De acordo com Castellani Filho e colaboradores, em Metodologia do ensino da educação física (2009), a abordagem de ensino denominada como crítico-superadora é entendida como “um espaço intencionalmente organizado para possibilitar a direção da apreensão, pelo aluno, do conhecimento específico da Educação Física e dos diversos aspectos das suas práticas na realidade social" (p. 86).

Nesse sentido, os autores afirmam que a aula de Educação Física na perspectiva crítico-superadora deve

Nas situações de aprendizagem a metodologia de resolução de problemas adquire um sentido importante quando as crianças, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental buscam soluções e discutem-nas com outras de sua faixa etária. Essa metodologia deve favorecer os meios para que a criança:

Na definição das habilidades, a progressão ano a ano se baseia na compreensão e utilização de novas ferramentas e também na complexidade das situações-problema propostas, cuja resolução exige a execução de mais etapas ou noções de unidades temáticas distintas. Os problemas de contagem, por exemplo, devem:

Os métodos de alfabetização no Brasil se dividem basicamente em duas grandes famílias:

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras

viáveis no campo da ação comprometida com os atores

envolvidos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282