O texto a seguir é um relato de caso, vivenciado por Paulo Freire, narrado em seu livro Pedagogia da Esperança.
“Muito bem”, disse em resposta à intervenção do camponês. “Aceito que eu sei e vocês não sabem. De qualquer forma, gostaria de lhes propor um jogo que, para funcionar bem, exige de nós absoluta lealdade. Vou dividir o quadro-negro em dois pedaços, em que irei registrando, do meu lado e do lado de vocês, os gols que faremos eu, em vocês; vocês, em mim. O jogo consiste em cada um perguntar algo ao outro. Se o perguntado não sabe responder, é gol do perguntador. Começarei o jogo fazendo uma primeira pergunta a vocês.”
[...]
Primeira pergunta:
– Que significa a maiêutica socrática?
Gargalhada geral e eu registrei o meu primeiro gol.
– Agora cabe a vocês fazer a pergunta a mim – disse.
Houve uns cochichos e um deles lançou a questão:
– Que é curva de nível?
Não soube responder. Registrei um a um.
– Qual a importância de Hegel no pensamento de Marx?
Dois a um.
– Para que serve a calagem do solo?
Dois a dois.
– Que é um verbo intransitivo?
Três a dois.
– Que relação há entre curva de nível e erosão?
Três a três.
– Que significa epistemologia?
Quatro a três.
– O que é adubação verde?
Quatro a quatro.
Assim, sucessivamente, até chegarmos a dez a dez.
Ao me despedir deles lhes fiz uma sugestão: “Pensem no que houve esta tarde aqui. Vocês começaram discutindo muito bem comigo. Em certo momento ficaram silenciosos e disseram que só eu poderia falar porque só eu sabia e vocês não. Fizemos um jogo sobre saberes e empatamos dez a dez. Eu sabia dez coisas que vocês não sabiam e vocês sabiam dez coisas que eu não sabia. Pensem sobre isto”.
A experiência apresentada no texto reforça uma perspectiva que considera a aprendizagem como um processo que privilegia o(a)
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p. 24. Adaptado.
A experiência apresentada no texto reforça uma perspectiva que considera a aprendizagem como um processo que privilegia o(a)
É dentro desse contexto que a ideia de liberdade defendida por pensadores como Pestalozzi, Fichte e Fröbel, se torna o indicador sociopolítico e, por conseguinte, ideológico da
educação.
E, de acordo com as ideologias da pedagogia do século XIX, na visão de Pestalozzi, são considerados ideais defendidos, EXCETO:
Uma das instâncias socialmente envolvidas com a educação no Brasil é o Ministério Público (MP). No que tange à educação escolar, cabe ao MP, EXCETO:
Luckesi (2017) afirma que “um instrumento de coleta de dados para avaliação da aprendizagem deve ser elaborado de forma
sistemática (cobrir todo o conteúdo essencial ensinado), seguindo as regras da metodologia científica”.
De acordo com o autor, para que isso aconteça, o instrumento deve ter as seguintes características, à exceção de uma. Assinale-a.
As três mais importantes concepções epistemológicas para compreender o homem, do ponto de vista do ensino-aprendizagem, são: inatismo; ambientalismo; e, interacionismo. De acordo com as concepções epistemológicas, analise as afirmativas a seguir.
I. “A característica geral do ________________ é a de que o conhecimento é produzido pela ação do indivíduo sobre o meio, e do meio sobre o indivíduo; ocorre uma interação em que o indivíduo modifica seu comportamento e sua estrutura cognitiva. O meio é o mundo físico dos objetos e o mundo social e suas relações e cultura.”
II. “A concepção do _____________________ está ancorado no Empirismo, teoria filosófica que dá ênfase à experiência sensível para aquisição de conhecimentos. Essa corrente afirma que as características humanas advêm das condições do meio em que se encontra. O ambiente é mais importante que a maturidade biológica, uma vez que os estímulos do ambiente promovem o aparecimento de certos comportamentos.”
III. “O _________________ é a concepção fundamentada no Racionalismo e no Idealismo, segundo a qual o homem, ao nascer, apresenta as condições para conhecer os objetos, e essas são determinadas pela hereditariedade. O meio em que vive, a cultura, as relações que estabelece em sua vida não interferem em sua capacidade de aprendizagem; o desenvolvimento sim. Para aprender, o aluno precisa estar maduro, ‘pronto’, ‘apto’, e a educação apenas poderá aprimorar aquilo que já carrega em si, aquilo que é.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
Identifique, dentre as abordagens sobre os processos de aprendizagem a seguir, aquela que se refere ao construtivismo de Jean Piaget.
Em artigo no qual analisa as principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem, Silva (2018) afirma que “Embora se reconheçam as dificuldades do estabelecimento de uma síntese dessas diferentes tendências pedagógicas, cujas influências se refletem no ecletismo do ensino atual, emprega-se, neste estudo, a teoria de José Carlos Libâneo, que as classifica em dois grupos”.
Assinale a alternativa que nomeia corretamente os dois grupos aos quais Silva se refere.
Considere as afirmativas a seguir, relativas à organização do ensino, segundo Libâneo (2017).
I. A aula é um processo que demanda criatividade e flexibilidade do professor para lidar com situações didáticas específicas.
II. As etapas ou passos didáticos constituem tarefas do processo de ensino, devendo ser desenvolvidos sempre em uma mesma sequência.
III. Antes de entrar na sala, o professor precisa preparar-se, por meio de planejamento sistemático de uma aula ou de um
conjunto de aulas.
IV. A preparação sistemática das aulas ajuda a assegurar a dosagem adequada da matéria e do tempo.
Estão corretas as afirmativas
Em seu livro “Racismo Estrutural”, Silvio Almeida (2017) explica que o racismo é decorrência da estrutura da sociedade, pois
expressa comportamentos individuais e processos institucionais demonstrados como algo normal, transformando o racismo em regra
e não em exceção. Com base nesse conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É comum observar no espaço escolar alunos brancos atribuírem aos alunos negros, apelidos depreciativos e/ou ofensivos.
( ) É comum observar no espaço escolar o silêncio ou introspecção de alunos quando sofrem racismo ou discriminação.
( ) É comum observar que o racismo é mais frequente nas escolas públicas em relação às escolas particulares.
( ) Racismo é crime, levando o praticante à reclusão de um a três anos, pagamento de multa e a pena é inafiançável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Eliane Cavalleiro (2018), importante pesquisadora sobre racismo na educação, em especial racismo na escola, afirma que o
preconceito é um julgamento negativo, precipitado, que sinaliza intolerância, ódio irracional ou aversão a indivíduos pertencentes
a uma mesma raça, religião ou gênero. Analise as afirmativas abaixo.
I. É improvável que professores demonstrem atitudes de racismo em sala de aula.
II. Toda escola tem como papel pedagógico, desenvolver ações educativas para minimizar ou erradicar o preconceito racial.
III. Na escola, por ser um espaço genuinamente educativo, atitudes de discriminação étnico racial ou de discriminação de gênero, são raras.
IV. É papel da escola, promover um trabalho pedagógico antirracista que inclua famílias e comunidade.
Assinale a alternativa correta.
Libâneo (2017) afirma que “a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino”. Segundo o autor, a aula se estrutura por meio de “passos didáticos”.
Assinale a opção que contém a relação correta dos passos descritos pelo autor em seus estudos.
Segundo a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, assinale a afirmativa INCORRETA.
De acordo com o exposto, e considerando o movimento da Escola Nova no Brasil, foi o principal responsável:
O legado de Paulo Freire permanece vivo, mesmo após sua morte em 1997, entre tantos aspectos, por sua visão de alfabetização humanizada que convoca os estudantes a se engajarem em um trabalho por justiça social que promova reflexões sobre suas próprias condutas de vida. Freire faz o estudante olhar para si.
Sobre tal questão e sobre Paulo Freire é correto afirmar que:
A escola deve estar a serviço do aluno na busca constante da sua aprendizagem e, para que isso aconteça, precisa investir em condições que favoreçam um bom ensino. Para Libâneo (2011), o êxito da escola depende: