Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 60 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Uma das instâncias socialmente envolvidas com a educação no Brasil é o Ministério Público (MP). No que tange à educação escolar, cabe ao MP, EXCETO:

É dentro desse contexto que a ideia de liberdade defendida por pensadores como Pestalozzi, Fichte e Fröbel, se torna o indicador sociopolítico e, por conseguinte, ideológico da
educação.

E, de acordo com as ideologias da pedagogia do século XIX, na visão de Pestalozzi, são considerados ideais defendidos, EXCETO:

Identifique, dentre as abordagens sobre os processos de aprendizagem a seguir, aquela que se refere ao construtivismo de Jean Piaget.

As três mais importantes concepções epistemológicas para compreender o homem, do ponto de vista do ensino-aprendizagem, são: inatismo; ambientalismo; e, interacionismo. De acordo com as concepções epistemológicas, analise as afirmativas a seguir.

I. “A característica geral do ________________ é a de que o conhecimento é produzido pela ação do indivíduo sobre o meio, e do meio sobre o indivíduo; ocorre uma interação em que o indivíduo modifica seu comportamento e sua estrutura cognitiva. O meio é o mundo físico dos objetos e o mundo social e suas relações e cultura.”

II. “A concepção do _____________________ está ancorado no Empirismo, teoria filosófica que dá ênfase à experiência sensível para aquisição de conhecimentos. Essa corrente afirma que as características humanas advêm das condições do meio em que se encontra. O ambiente é mais importante que a maturidade biológica, uma vez que os estímulos do ambiente promovem o aparecimento de certos comportamentos.”

III. “O _________________ é a concepção fundamentada no Racionalismo e no Idealismo, segundo a qual o homem, ao nascer, apresenta as condições para conhecer os objetos, e essas são determinadas pela hereditariedade. O meio em que vive, a cultura, as relações que estabelece em sua vida não interferem em sua capacidade de aprendizagem; o desenvolvimento sim. Para aprender, o aluno precisa estar maduro, ‘pronto’, ‘apto’, e a educação apenas poderá aprimorar aquilo que já carrega em si, aquilo que é.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

Em seu livro “Racismo Estrutural”, Silvio Almeida (2017) explica que o racismo é decorrência da estrutura da sociedade, pois 
expressa comportamentos individuais e processos institucionais demonstrados como algo normal, transformando o racismo em regra 
e não em exceção. Com base nesse conceito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) É comum observar no espaço escolar alunos brancos atribuírem aos alunos negros, apelidos depreciativos e/ou ofensivos.
(   ) É comum observar no espaço escolar o silêncio ou introspecção de alunos quando sofrem racismo ou discriminação.
(   ) É comum observar que o racismo é mais frequente nas escolas públicas em relação às escolas particulares.
(   ) Racismo é crime, levando o praticante à reclusão de um a três anos, pagamento de multa e a pena é inafiançável. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Segundo a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, assinale a afirmativa INCORRETA.

De acordo com o exposto, e considerando o movimento da Escola Nova no Brasil, foi o principal responsável:

Eliane Cavalleiro (2018), importante pesquisadora sobre racismo na educação, em especial racismo na escola, afirma que o 
preconceito é um julgamento negativo, precipitado, que sinaliza intolerância, ódio irracional ou aversão a indivíduos pertencentes 
a uma mesma raça, religião ou gênero. Analise as afirmativas abaixo.

I. É improvável que professores demonstrem atitudes de racismo em sala de aula.
II. Toda escola tem como papel pedagógico, desenvolver ações educativas para minimizar ou erradicar o preconceito racial.
III. Na escola, por ser um espaço genuinamente educativo, atitudes de discriminação étnico racial ou de discriminação de gênero, são raras.
IV. É papel da escola, promover um trabalho pedagógico antirracista que inclua famílias e comunidade.

Assinale a alternativa correta.

O legado de Paulo Freire permanece vivo, mesmo após sua morte em 1997, entre tantos aspectos, por sua visão de alfabetização humanizada que convoca os estudantes a se engajarem em um trabalho por justiça social que promova reflexões sobre suas próprias condutas de vida. Freire faz o estudante olhar para si.

Sobre tal questão e sobre Paulo Freire é correto afirmar que:

A escola deve estar a serviço do aluno na busca constante da sua aprendizagem e, para que isso aconteça, precisa investir em condições que favoreçam um bom ensino. Para Libâneo (2011), o êxito da escola depende:

Toda a transformação, seja política, social ou econômica, repercute na educação e na escola, gerando, também, novas demandas para o docente. Nesse sentido, Libâneo (2015) destaca que o trabalho docente precisa:

Autores como Tomaz Tadeu da Silva classificam as teorias do currículo em três
grandes grupos, de acordo com os conceitos que elas enfatizam, a saber:

(1) Teorias Tradicionais;
(2) Teorias Críticas;
(3) Teorias pós-críticas.

Partindo desta classificação, numere as assertivas a seguir.

( ) Educação Popular
( ) Tecnicismo educacional
( ) Multiculturalismo
( ) Escolanovismo

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Jean Piaget foi um estudioso que se dedicou à investigação sobre o desenvolvimento infantil e concebeu a inteligência como elemento composto pelos aspectos cognitivo e afetivo.

Sobre as ideias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta:

Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta.

Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282