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No tocante aos processos de gestão na educação superior, é INCORRETO afirmar que:

Marcos Masetto (2017) em entrevista à Revista Docência do Ensino Superior da UFMG, destaca aspectos relevantes que nos ajudam a refletir sobre o conceito e finalidades da educação superior. Dentre elas destacamos:

 

 

"A UNESCO, em 1998, pela primeira vez produziu um documento para todas as universidades do mundo, apresentando uma nova visão e uma nova missão para o ensino superior para o século XXI. Trata-se de um documento que abre a universidade para os problemas do nosso mundo em termos da formação de profissionais, de formação para o trabalho, de pesquisa e integração desta com os contextos e problemas reais contemporâneos."

"Já não é mais suficiente para a universidade e para a formação de profissionais conhecimentos disciplinares, congelados, estabelecidos em disciplinas fechadas, estanques. O conhecimento que se exige hoje do profissional é um conhecimento interdisciplinar, que integre áreas de conhecimentos, ciências, novas pesquisas, diferentes perspectivas para entender melhor as realidades e os fenômenos com os quais nos encontramos dia a dia. Todo fenômeno humano é por si interdisciplinar e não se resolve, não se encaminha apenas com respostas de uma disciplina ou de disciplinas justapostas. Adquirir informações e construir conhecimento de forma interdisciplinar é uma exigência."

 

No contexto desses desafios que se apresentam para o ensino superior analise as afirmativas abaixo e identifique a afirmativa na qual o elemento fundamental para que o ensino superior ocorra de maneira adequada é melhor definido.

O Ministério da Educação do Brasil define as instituições de
ensino superior como públicas ou privadas. As instituições
públicas utilizam recursos públicos e podem ser federais,
estaduais ou municipais, sendo estas últimas em menor
proporção. As instituições privadas podem ser comunitárias,
confessionais, filantrópicas ou particulares. Sobre o tema,
atribua “V”, caso verdadeiro, ou “F”, caso falso, para as
assertivas a seguir:

( ) No sistema de Ensino Superior privado, os
recursos são oriundos do pagamento das
mensalidades por parte dos estudantes, tanto para
a graduação como para a pós-graduação.
( ) O que distingue as instituições confessionais,
comunitárias e filantrópicas são as isenções
fiscais, por se caracterizarem como instituições
sem fins lucrativos.
( ) As instituições particulares se definem
basicamente como instituições com fins lucrativos.
São fundadas por proprietários ou mantenedores
que não são do meio educacional, mas originamse
no campo empresarial ou político.


A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

Segundo Libâneo (2013), a interação professor-alunos é um aspecto fundamental da organização da situação didática, tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino: a transmissão e assimilação dos conhecimentos, hábitos e habilidades. Associe as duas colunas, relacionando os aspectos da interação professor-alunos.

A sequência CORRETA dessa associação é:

Com relação ao tema DIDÁTICA, analise os itens a seguir:

I- O estudo da Didática é essencial ao professor e objetiva que ele compreenda o fenômeno educativo de maneira ampliada e possa tomar decisões adequadas aos propósitos que ele defende.

II- Ao longo da história da educação brasileira, percebe-se que o período anterior aos anos 80 foi marcado pelas pedagogias tradicional, tecnicista e nova que concebiam a didática reflexiva voltada para a construção do conhecimento sistematizado, o saber cotidiano e a vivência na construção do conhecimento do professor sobre o ensino.

III- Hoje vivemos a era do conhecimento, a globalização, a revolução da informática e dos meios de comunicação fazem com que a cada instante chegue até nós novos estudos, novas concepções, novos conhecimentos. Consequentemente, faz-se necessário aprimorarmos a didática que utilizamos como profissionais da educação. É cada vez mais necessário vivenciarmos uma didática reflexiva, repensar nossas competências profissionais e assumirmos nossa formação continuada.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

“O professor, por deter o conhecimento do conteúdo que irá ensinar, por superestimar a capacidade de abstração dos alunos ou por considerar trabalhosa a administração de uma atividade com recursos diferentes do livro e do quadro de giz, dentre outros motivos, dispensa o uso de materiais que poderiam enriquecer e mediar a construção do saber, optando por aulas apenas expositivas ou com poucos recursos."

A afirmação acima poderá servir como forma de defesa no uso de:

Um dos grandes problemas que emerge na problemática da formação dos profissionais da educação é a relação teoria e prática. Nesse contexto, a visão positivista

Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue os seguintes itens.

O trabalho, como princípio educativo, é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. O ser humano é produtor de sua realidade e, por isso, se apropria dela e pode transformá-la.

O ato pedagógico, conforme Libâneo (1994, p. 56) “é uma atividade sistemática de interação entre os seres sociais". De acordo com essa citação, é correto afirmar:

“A formação ____________é uma exigência para os tempos atuais. Desse modo, pode-se afirmar que a formação ____________ acontece em continuum, iniciada com a _______________ que depois se complementa nos cursos de formação ________, com instrumentalização do professor para agir na ___________, para atuar no ________e no ______________" (ROMANOWSKI, 2009, p. 138).

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:

A sucessão de transformações que fazem passar da cultura vigente em uma sociedade (conhecimentos, práticas, valores etc.) ao que dela se conserva nos objetivos e programas da escola e, a seguir, ao que dela resta nos conteúdos efetivos do ensino e do trabalho escolar e, finalmente – no melhor dos casos –, ao que se constrói na mente de parte dos alunos recebe o nome de:

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras

viáveis no campo da ação comprometida com os atores

envolvidos.

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

A descrição e a problematização da realidade, sua

compreensão crítica e a proposição coletiva de alternativas de

ação são três momentos do processo de avaliação do

planejamento.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Por meio do planejamento de ensino, o professor direciona

suas ações para alcançar metas específicas, define estratégias

e recursos necessários para atingir os objetivos e propõe meios

de se avaliar os resultados obtidos.

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