Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso Colégio Pedro II – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 325 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O Recrutamento e Seleção pode ser definido como o conjunto de políticas e ações destinadas a atrair e agregar talentos à organização para dotá-las de competências necessárias ao seu sucesso. Uma das técnicas de seleção utilizadas são os testes psicológicos. Em relação a esses testes, é correto afirmar que

A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No que se refere ao processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que

Para Queirós, “Liberdade, espontaneidade, afetividade e fantasia são elementos que fundam a infância". Assinale a alternativa que apresenta um trecho do Texto I contendo esses elementos.

Observe esta linha do tempo, construída por uma turma de 5° ano com base em dados retirados do Texto I.

Percebemos que Uri Schulevitz morou em diversos lugares do mundo. A distância percorrida por ele para ir de Israel para os Estados Unidos é 398 km maior que o dobro da distância que percorreu para ir de Paris a Israel. O resultado das duas distâncias somadas é 15.633 km.

A professora então solicitou aos estudantes que calculassem a distância percorrida no último deslocamento.

Assinale a estimativa correta para essa distância.

Um dos sistemas afetados pela exposição aos aparelhos eletrônicos é o sistema nervoso da criança.

Assinale a alternativa que apresenta áreas do sistema nervoso central que são afetadas.

Uma característica notória na infância é a curiosidade. É importante que a escola estimule o desenvolvimento desse aspecto, essencial às descobertas científicas. A realização de experimentos auxilia nesse processo.

Observe a descrição de um experimento, que pode ser realizado tanto no laboratório como em sala de aula:

O experimento descrito contribui para que os estudantes compreendam que o ar

Com base nos argumentos do autor, assinale a alternativa que mostra como os docentes de Educação Física podem, por meio de sua prática pedagógica, possibilitar que a aprendizagem da disciplina esteja disponível também para os autoproclamados “sem jeito".

O professor Rui trabalhou com os estudantes do 6º ano do ensino fundamental a temática “circo". Em um trimestre letivo, destacaram-se três atividades avaliativas:

1) o professor solicitou que os estudantes escrevessem em uma cartolina todos os conhecimentos que tinham a respeito da temática e, a seguir, propôs uma roda de conversa sobre o cartaz elaborado;

2) o professor pediu que elaborassem, em grupos, uma atividade circense para apresentar ao grupo;

3) o professor orientou os estudantes para que anotassem, em outra cartolina, todos os conhecimentos trabalhados em aula; a seguir, propôs uma roda de conversa, em que colocou os dois cartazes e lado a lado e pediu que os estudantes refletissem sobre o que aprenderam.

Assinale a alternativa que, segundo Darido, no artigo A avaliação da Educação Física na escola (2012), caracteriza o processo de avaliação utilizado pelo professor.

De acordo com Castellani Filho e colaboradores, em Metodologia do ensino da educação física (2009), a abordagem de ensino denominada como crítico-superadora é entendida como “um espaço intencionalmente organizado para possibilitar a direção da apreensão, pelo aluno, do conhecimento específico da Educação Física e dos diversos aspectos das suas práticas na realidade social" (p. 86).

Nesse sentido, os autores afirmam que a aula de Educação Física na perspectiva crítico-superadora deve

A professora Judite sentou-se com os alunos do 3º ano do ensino fundamental para conversar sobre o jogo queimado e os estimulou a falarem sobre o assunto. Durante a vivência, o jogo era interrompido para dialogarem sobre diferentes possibilidades de jogar e sugerirem variações. No final da aula, voltaram a conversar sobre todo o processo.

Essa metodologia, de acordo com Freire e Scaglia, no livro Educação como prática corporal (2009), tem por objetivo desenvolver a

Para Palma et al (2010):


Essas considerações se referem a aspectos presentes no currículo

Seja VABCD uma pirâmide de vértice V(1, 9, ‒1) e cuja base ABCD é um quadrado situado no plano α de equação x + 2y + 2z ‒ 5 = 0. Sabe-se ainda que A(1,1,1) e B(3, 2, ‒1) são vértices consecutivos dessa base.

O volume dessa pirâmide mede

Um ponto móvel P, que se encontra na origem de um sistema cartesiano ortogonal, começa a realizar um deslocamento, movendo-se de acordo com os passos descritos a seguir:

Sabe-se que esse processo de deslocamento continua indefinidamente, seguindo sempre um padrão no deslocamento norte-sul e, também, um outro padrão no deslocamento leste-oeste. Desta forma, o ponto P se aproxima, cada vez mais, de um ponto fixo T desse mesmo sistema cartesiano ortogonal.

A distância, em unidades, do ponto fixo T à origem desse sistema cartesiano ortogonal é de

Certo experimento foi realizado por um cientista com dois grupos distintos de bactérias, denominadas, respectivamente, X e Y. O objetivo era identificar se algum dos grupos atingiria o total mínimo de 1000 exemplares (bactérias) ao final de dez dias de experimento. Para tal, o cientista foi anotando em uma tabela o total de novas bactérias que surgiam em cada grupo, ao final de cada dia da experimentação. Parte dessa tabela está representada a seguir:


Sabendo que, durante todo o tempo do experimento, nenhuma bactéria morreu e o crescimento de cada grupo de bactérias seguiu sempre o mesmo padrão, é correto afirmar que, ao final do décimo dia, o total mínimo de 1000 bactérias

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282