O Recrutamento e Seleção pode ser definido como o conjunto de políticas e ações destinadas a atrair e agregar talentos à organização para dotá-las de competências necessárias ao seu sucesso. Uma das técnicas de seleção utilizadas são os testes psicológicos. Em relação a esses testes, é correto afirmar que
A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No que se refere ao processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que
Para Queirós, “Liberdade, espontaneidade, afetividade e fantasia são elementos que fundam a infância". Assinale a alternativa que apresenta um trecho do Texto I contendo esses elementos.
Observe esta linha do tempo, construída por uma turma de 5° ano com base em dados retirados do Texto I.
Percebemos que Uri Schulevitz morou em diversos lugares do mundo. A distância percorrida por ele para ir de Israel para os Estados Unidos é 398 km maior que o dobro da distância que percorreu para ir de Paris a Israel. O resultado das duas distâncias somadas é 15.633 km.
A professora então solicitou aos estudantes que calculassem a distância percorrida no último deslocamento.
Assinale a estimativa correta para essa distância.
Um dos sistemas afetados pela exposição aos aparelhos eletrônicos é o sistema nervoso da criança.
Assinale a alternativa que apresenta áreas do sistema nervoso central que são afetadas.
Uma característica notória na infância é a curiosidade. É importante que a escola estimule o desenvolvimento desse aspecto, essencial às descobertas científicas. A realização de experimentos auxilia nesse processo.
Observe a descrição de um experimento, que pode ser realizado tanto no laboratório como em sala de aula:
O experimento descrito contribui para que os estudantes compreendam que o ar
Com base nos argumentos do autor, assinale a alternativa que mostra como os docentes de Educação Física podem, por meio de sua prática pedagógica, possibilitar que a aprendizagem da disciplina esteja disponível também para os autoproclamados “sem jeito".
O professor Rui trabalhou com os estudantes do 6º ano do ensino fundamental a temática “circo". Em um trimestre letivo, destacaram-se três atividades avaliativas:
1) o professor solicitou que os estudantes escrevessem em uma cartolina todos os conhecimentos que tinham a respeito da temática e, a seguir, propôs uma roda de conversa sobre o cartaz elaborado;
2) o professor pediu que elaborassem, em grupos, uma atividade circense para apresentar ao grupo;
3) o professor orientou os estudantes para que anotassem, em outra cartolina, todos os conhecimentos trabalhados em aula; a seguir, propôs uma roda de conversa, em que colocou os dois cartazes e lado a lado e pediu que os estudantes refletissem sobre o que aprenderam.
Assinale a alternativa que, segundo Darido, no artigo A avaliação da Educação Física na escola (2012), caracteriza o processo de avaliação utilizado pelo professor.
De acordo com Castellani Filho e colaboradores, em Metodologia do ensino da educação física (2009), a abordagem de ensino denominada como crítico-superadora é entendida como “um espaço intencionalmente organizado para possibilitar a direção da apreensão, pelo aluno, do conhecimento específico da Educação Física e dos diversos aspectos das suas práticas na realidade social" (p. 86).
Nesse sentido, os autores afirmam que a aula de Educação Física na perspectiva crítico-superadora deve
A professora Judite sentou-se com os alunos do 3º ano do ensino fundamental para conversar sobre o jogo queimado e os estimulou a falarem sobre o assunto. Durante a vivência, o jogo era interrompido para dialogarem sobre diferentes possibilidades de jogar e sugerirem variações. No final da aula, voltaram a conversar sobre todo o processo.
Essa metodologia, de acordo com Freire e Scaglia, no livro Educação como prática corporal (2009), tem por objetivo desenvolver a
Para Palma et al (2010):
Essas considerações se referem a aspectos presentes no currículo
Seja VABCD uma pirâmide de vértice V(1, 9, ‒1) e cuja base ABCD é um quadrado situado no plano α de equação x + 2y + 2z ‒ 5 = 0. Sabe-se ainda que A(1,1,1) e B(3, 2, ‒1) são vértices consecutivos dessa base.
O volume dessa pirâmide mede
Um ponto móvel P, que se encontra na origem de um sistema cartesiano ortogonal, começa a realizar um deslocamento, movendo-se de acordo com os passos descritos a seguir:
Sabe-se que esse processo de deslocamento continua indefinidamente, seguindo sempre um padrão no deslocamento norte-sul e, também, um outro padrão no deslocamento leste-oeste. Desta forma, o ponto P se aproxima, cada vez mais, de um ponto fixo T desse mesmo sistema cartesiano ortogonal.
A distância, em unidades, do ponto fixo T à origem desse sistema cartesiano ortogonal é de
Certo experimento foi realizado por um cientista com dois grupos distintos de bactérias, denominadas, respectivamente, X e Y. O objetivo era identificar se algum dos grupos atingiria o total mínimo de 1000 exemplares (bactérias) ao final de dez dias de experimento. Para tal, o cientista foi anotando em uma tabela o total de novas bactérias que surgiam em cada grupo, ao final de cada dia da experimentação. Parte dessa tabela está representada a seguir:
Sabendo que, durante todo o tempo do experimento, nenhuma bactéria morreu e o crescimento de cada grupo de bactérias seguiu sempre o mesmo padrão, é correto afirmar que, ao final do décimo dia, o total mínimo de 1000 bactérias
Considere as seguintes relações em IR 2:
I)