Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Um homem chegou a uma Unidade Básica de Saúde, em evidente prostração, com queixa de náusea e dor abdominal. Relatou que teve episódios de vômito e diarréia, porém negou a presença de febre. Ainda disse que os sintomas começaram, aproximadamente, 3 horas após comer um pedaço de torta (com recheio de presunto) comprada de um vendedor ambulante próximo ao seu trabalho. Ao inquérito, ficou constatado pela autoridade médica, tratar-se de um possível caso de Doença Veiculada por Alimento (DVA). Com base no texto acima, assinale a alternativa que contenha o possível agente etiológico envolvido no caso.

A organização dos conteúdos de Língua Portuguesa em função do eixo uso-reflexão-uso pressupõe um tratamento cíclico, pois, de modo geral, os mesmos conteúdos aparecem: conteúdos

O professor Aderbal utiliza a metodologia de resolução de problemas, dando-lhe um sentido importante quando as crianças do ensino fundamental buscam soluções e discutem-nas com outras de sua faixa etária. Essa metodologia deve colaborar para que a criança:

Conforme os PCN o Ensino de História na alfabetização deve:

No ensino de História cabe um papel educativo, formativo, cultural e político e sua relação com a construção da cidadania, o que perpassa diferentes espaços de produção de saberes históricos. Deste modo, é essencial localizarmos no campo da História questões/temas/problemas considerados relevantes para a formação da consciência histórica dos alunos, o que requer:

O ensino de Ciências está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, no Art. 32, II, evidenciando “a compreensão do ambiente natural e social [...], da tecnologia[...]”, bem como, nos PCN. Nesse sentido, percebemos o significado expressivo de um ensino:

A Didática, como prática educativa, estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista:

O professor Paulo, utiliza o PPP escolar, construído crítica e coletivamente, como o planejamento/execução/avaliação das práticas educativas, enriquecendo suas experiências ao lidar com as situações concretas de ensino. Essa atitude colabora para o professor:

Na redação dos objetivos específicos o professor deve elencar os resultados a obter do processo de ensino relativo aos conhecimentos, conceitos, habilidades, podendo indicar também as atitudes e convicções em relação à realidade social, embora estes últimos dificilmente possam:

Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta:

Em uma fábrica de calçados, 51 dos funcionários são homens. Sabe-se que para 12 funcionários homens, trabalham na empresa 8 funcionárias mulheres. Portanto, o total de funcionários (homens e mulheres) que ali trabalham é:

Uma urna contém 3 bolas brancas, 4 pretas e 3 amarelas. Desta urna, três bolas são selecionadas ao acaso e com reposição. A possibilidade de que, entre as três bolas selecionadas, no máximo duas sejam pretas é de:

No mês de dezembro de 2016, faleceu Paulo Evaristo Arns (1921-2016). Assinale a alternativa condizente com esse importante personagem da recente história brasileira:

O profissional de enfermagem realizou a Prova de Laço em uma paciente de 16 anos de idade, gestante de 4 meses. Nesta situação hipotética, o resultado da prova foi positivo, demonstrando tratar-se de:

Assinale a alternativa que apresenta as precauções-padrão que devem ser observadas para todos os pacientes, independentemente de suspeita ou não de infecções.

Um paciente chegou a uma unidade de saúde apresentado o seguinte quadro clínico: náusea, vômitos, dor abdominal, desidratação, poliúria, polidpsia, respiração de Kussmaul, hálito cetônico, taquicardia, fraqueza muscular e diversos gras de obnubilação. Esses sinais e sintomas sugerem:

No que se refere aos produtos utilizados em curativos, qual deles promove o desbridamento autolítico?

Assinale a alternativa que apresenta uma das condutas preconizadas em caso de acidente com animais peçonhentos.

A determinação da aptidão física é fracionada na mensuração de cada um dos componentes relacionados à saúde, separadamente. Cada componente individual da aptidão física relacionada à saúde é comparado a seguir aos dados normativos apropriados para o indivíduo (ACSM, 2006). Sobre os testes que avalia os componentes da aptidão física relacionada a saúde, marque a alternativa ERRADA.

Um movimento ocorre quando existe uma série de contrações musculares, que podem ser quantificadas. A contração pode prolongar-se por um tempo maior ou menor, tendo, assim, uma duração. Contrações realizadas em um mesmo espaço podem ter durações diferentes em função da velocidade de contração e de descontração das fibras musculares, então uma contração realiza-se com velocidade. Se as contrações forem realizadas no mesmo espaço de tempo, elas podem desenvolver diferentes graus de tensão em função da resistência exterior que elas têm de vencer (BARBANTI, 2010). Estes parâmetros da contração muscular relacionam-se entre si e envolvem três tipos de afinidades: força-velocidade, forçaresistência e velocidade-resistência. Sobre isso, analise as seguintes afirmativas: I – A relação força-velocidade diz que a velocidade de contração do músculo é dependente da força do músculo. II – A relação força-resistência diz que quanto menor é a força menor é a resistência III – A relação velocidade-resistência diz que velocidade altas podem ser mantidas por um tempo longo. IV – A relação força-velocidade diz que à medida que o músculo tem de fazer mais força, a velocidade de contração diminui. Das afirmativas:

A obesidade é uma doença multideterminada, conjugando fatores biológicos, ambientais e comportamentais (NAHAS, 2017). Diversas são as causas diretas ou coadjuvantes, o que reflete em implicações para a saúde, EXCETO:

Os efeitos fisiológicos do exercício variam de acordo com o momento de sua aparição, e podem ser considerados agudos e crônicos. Para analisar estes efeitos, deve-se considerar a via metabólica utilizada, características da dinâmica e massa muscular envolvida, da intensidade, duração, periodicidade e ritmo (OSELLA, 2005). Sobre isso, analise as seguintes afirmações: I – Exercícios com duração até 10 segundos utilizam a via metabólica anaeróbica láctica. II – Exercícios com duração até os 40 segundos, sem exceder os 2 minutos, a via metabólica é quase exclusivamente anaeróbica alática. III – Exercícios com duração superior a 2 ou 3 minutos utilizam predominantemente a via metabólica aeróbia. IV – Exercícios envolvendo pequenos grupos musculares tendem a ser anaeróbios, enquanto exercícios de grandes grupos musculares, como caminhar ou correr, são predominantemente aeróbios. Das afirmações:

Examinar o gasto energético apenas durante o exercício físico não nos fornece o quadro completo sobre o consumo, isto porque o metabolismo permanece temporariamente elevado após o termino da atividade (MARRA E MARQUES, 2005). Esse fenômeno é denominado de:

No dia 1°de janeiro de 2017, o português Antônio Guterres assumiu o cargo de:

Um usuário do MS Windows 7, em sua configuração padrão, se quiser recortar arquivos e/ou pastas por meio do teclado, a fim de movê-los para outro local, deve, após selecioná-los, escolher o seguinte atalho:

No Windows 10, que tecla, adicional a tecla do logotipo do Windows, deve ser usada para exibir a área de trabalho?

No Microsoft Word 2010 é possível comparar duas versões de um documento e mostrar alterações:

I. No documento original.

II. No documento revisado.

III. Em novo documento.

Dentre as opções colocadas, são possíveis

São respectivamente uma rede social baseada em imagens e uma rede social profissional:

Enquanto o IPv4 usa 32 bits (4 bytes) para endereçamentos de Internet, o IPv6 usa

De acordo com o autor, a expressão “McMundo" pode ser compreendida como sendo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282