A educação não é um processo neutro, pois se acha comprometida com o espaço político e econômico, com uma ideologia que se impõe acima da vontade humana perfazendo todos os anseios da classe dominante. Neste contexto, a função social da escola é, EXCETO:
Sobre o papel da escola, julgue as sentenças abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
A Didática, como prática educativa, estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista:
A criação de um ambiente propício à aprendizagem na escola terá como base o trabalho compartilhado e o compromisso dos professores e dos demais profissionais com a aprendizagem dos alunos; o atendimento às necessidades específicas de aprendizagem de cada um mediante formas de abordagem apropriadas; a utilização dos recursos disponíveis na escola e nos espaços sociais e culturais do entorno; a contextualização dos conteúdos, assegurando que a aprendizagem seja relevante e socialmente significativa; e o cultivo do diálogo e de relações de parceria com as famílias. (BRASIL, 2013) Nesse sentido, a organização do trabalho pedagógico deverá levar em conta, exceto:
Um dos papéis fundamentais da escola é:
Segundo Maslow, as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influenciação do comportamento humano. A hierarquia das necessidades humanas é:
( ) segurança
( ) fisiológicas
( ) estima
( ) sociais
( ) auto realização
A sequência numérica que corresponde corretamente a essa pirâmide de importância é:
O professor Manoel tem como base de seu plano de trabalho anual os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil – RCNEI que lhe remete a compreensão das relações que a criança mantém com a escrita, o que possibilita que ela elabore e teste hipóteses acerca da lógica de seu funcionamento. Conforme os RCNEI ela assimila a escrita interpretando-a de acordo com:
Com base no documento denominado Caderno Grêmio em forma, assinale a alternativa incorreta:
Para a sociedade brasileira atual, a questão da identidade tem se tornado um tema de dimensões abrangentes, uma vez que se vive um extenso processo migratório que tem desarticulado formas tradicionais de relações sociais e culturais. Nesse processo migratório, a perda da identidade tem apresentado situações:
Para que o aluno compreenda a integridade do corpo, é importante estabelecer relações entre os vários processos vitais, e destes com o ambiente, a cultura ou a sociedade. São essas relações que estão expressas:
A sociedade poderá produzir tanto coisas de valor cultural e social enquanto matéria palpável, do mesmo modo que a cultura serve como um patrimônio imaterial. Para que sua preservação seja efetiva, é necessário um esforço conjunto e individual da parte de todos da sociedade. Assim, fica ao encargo do Ensino e da Educação o papel de:
No intuito de estimular e motivar a frequência nos grupos as atividades desenvolvidas o(a) pedagogo(a) oportuniza atividades e dinâmicas interativas, na tentativa de promover a sociabilidade entre os integrantes dos grupos, assim como deve fazê-los refletir sobre sua condição social de ser cidadão. Essa dimensão, de resgatar o homem na sua condição de exercício do humano, se fará tanto mais quanto mais educativa a sociedade se fizer. Nesta perspectiva as ações socioeducativas se farão educativas quando:
A coordenadora pedagógica do Ensino Médio reuniu um grupo de professores para analisar o currículo da escola. Ela abriu a reunião propondo aos professores uma visão ampliada do conceito de currículo. Segundo a coordenadora, a importância do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele é
A cultura escolar está impregnada de uma complexidade de conflitos provenientes das diferentes referências de identidades construídas pelos sujeitos nas relações sociais e no processo cultural. Por isso, aos educadores que optam pelo diálogo entre escola/sociedade/cultura não se pode imputar a acusação de abandonarem a discussão sobre as funções sociais da escola e a relação entre Educação e Trabalho. Pelo contrário, o que se busca é, a partir de temáticas tão importantes como é o caso da questão racial, contribuir para o aprofundamento e a ampliação da produção teórica educacional.
Desta forma, estes educadores estarão
A Educação autêntica não se faz de “A” para “B” ou de “A” sobre “B”, mas de “A” com “B”, mediatizados pelo mundo. (Paulo Freire)
Ao refletir sobre a relação pedagógica professor e aluno, Freire denuncia