Instituído pela Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, regulamentado pela Lei Federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007, o FUNDEB é uma das mais importantes fontes de financiamento das ações da Educação Básica. O FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação foi criado para pagar os ―profissionais do magistério da Educação Básica‖, quem são estes profissionais:
O Anglo-Saxão, ou Velho Inglês, chegou à Grã-Bretanha nos séculos V e VI, quando povos de origem germânica (saxões, anglos e jutos) invadiram sucessivamente e conquistaram as partes ao leste e sul da ilha. Os vestígios mais primitivos da origem do idioma remontam para o período de migração de algumas tribos germânicas no século V, embora não existam registros de que a língua falada nessa época tenha sobrevivido muito após o século XI. O Inglês é uma língua basicamente anglo-saxônica, mas apresenta também vocábulos de origem celta. Nota-se, ainda, a grande influência do Latim trazido pelos romanos, que perdurou mesmo após a partida dos conquistadores.
Em geral, não se pensa que as palavras que usadas todos os dias se comportam como seres vivos. Entretanto, elas obedecem a ciclos evolucionários: nascem, se desenvolvem, têm um apogeu e muitas vezes morrem, caindo em desuso ou desaparecendo – às vezes juntamente com o idioma inteiro. Ao longo de sua vida, muitas vezes seu sentido se altera profundamente. O mesmo pode acontecer com sua forma. Pode-se citar como exemplo deste fato a palavra inglesa quick – ―rápido‖, hoje em dia – que tem uma origem comum com o Latim vivus (que originou a palavra "vivo").
Sobre a influência de outros povos para a formação do léxico da LI, é falso o que afirma a letra:
Estilos de aprendizagem são apresentados de diferentes formas e classificações, dentre as diversas formas destaca-se o método VAC, que se baseia:
Na Educação Infantil, a literatura infantil traz reflexões de fortalecimento identitário que auxiliam na construção da identidade da criança e na socialização. Sobre o tema leia as afirmativas. I. Acredita-se que, quando as referências das literaturas infantis são semelhantes à da criança, na qual esta percebe suas características físicas e/ou fenotípicas aparecem nas tramas de forma positiva, contribui expressivamente para o aumento da autoestima, na formação da identidade social e individual, na construção de conceitos e na interação como o outro. II. A Literatura Afro-Brasileira, se usada de forma comprometida, tendo como princípio básico a desconstrução de estereótipos e preconceitos racistas, arrigados no seio da sociedade brasileira pode ser uma grande aliada no despertar da subjetividade infantil; na formação da identidade étnica-racial. III. Trabalhar com a literatura infantil afro-brasileira, onde os heróis são referências em histórias como protagonistas negros, pode contribuir, tanto para a construção da identidade e da autoestima de crianças negras como para a desvalorização da convivência na diversidade com a criança branca. Está correto apenas o que se apresenta em:
Na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, há três estruturas que correspondem a três estádios do desenvolvimento intelectual, a saber: I. Inteligência sensório-motora: conhecimento prático dos objetos. II. Inteligência sensório-motora: reflexão, abstração, pensamento formal, operações sobre (os resultados das) operações. III. Inteligência operatória formal: conhecimento prático dos objetos. Está correto apenas o que se afirma em:
De acordo com a legislação vigente, cabe aos sistemas de ensino regulamentar a gestão democrática por meio de instrumentos fundamentais ao incremento da participação indicados a seguir: I. Projeto Político-Pedagógico da escola, elaborado por profissionais da educação. II. Conselhos escolares que incluam membros da comunidade escolar e local. III. Diretrizes, objetivos e metas a serem implementadas nas diversas etapas e modalidades da educação básica e superior. Está correto apenas o que se indica em:
A pesquisa de Emília Ferreiro permitiu-lhe identificar quatro níveis de evolução da escrita, até o momento em que se pode considerar que a criança venceu as barreiras do sistema, sendo capaz de interpretar (ler) e reproduzir (escrever) símbolos gráficos. Os níveis de evolução da escrita são:
A família é parte fundamental no processo ensino e aprendizagem podendo interferir de maneira direta nas relações das crianças com o ambiente escolar e com o mundo que a cerca. Nesse sentido, faz-se necessário o professor:
Quando o objetivo é ler para os educandos buscando garantir a semelhança com as situações sociais em que faz sentido ler para outras pessoas, é importante, entre outros procedimentos, que o educador: 1- explicite sempre os motivos pelos quais deseja compartilhar a leitura com eles. 2- demonstre que a qualidade do texto é o que motivou a sua escolha como algo que vale a pena ser lido. 3- ofereça elementos contextuais que atribuam sentido à leitura e favorecem a antecipação do que o texto diz. 4- em se tratando de textos literários, prefira escolher aqueles em que o "didático" supere a qualidade literária, utilizando-os principalmente como pretexto para ensinar algum conteúdo escolar. Estão corretos apenas os itens:
Piaget descreveu estádios de desenvolvimento cognitivo da seguinte forma:
1- a inteligência permanece inalterada ao longo do desenvolvimento.
2- o sujeito passa por períodos de reorganização profunda seguidos de períodos de integração, durante os quais um novo estádio é alcançado e as mudanças são assimiladas.
3- a cada estádio de desenvolvimento corresponde um sistema cognitivo específico, que determina todo o funcionamento do sujeito.
4- os estágios são independentes e têm base no desenvolvimento biológico e na racionalização dos dados.
Estão corretos apenas os itens:
Com base nos direitos e nas relações humanas, a Lei n° 12.796, de 04 de abril de 2013, no art. 3°, que trata dos princípios em cuja base o ensino será ministrado, inclui o seguinte item:
Para Vygotsky é a interação do adulto com a criança que estabelecerá as bases da constituição do vínculo afetivo, da confiança e do sentimento de segurança, sendo estes os promotores das descobertas do mundo pela criança. Desse modo, o professor tem o papel de:
São atividades que contemplam o eixo do Movimento:
Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil têm por objetivo:
Segundo os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, o projeto, a edificação e as reformas das unidades de Educação Infantil devem buscar a(o):