A Educação Infantil é o momento de interação da criança com o mundo, com todos os que a cercam e com ela mesma. Com isso, o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado desde o nascimento. Conforme Piaget, o período do desenvolvimento da criança que se inicia com a capacidade do pensamento representativo, ou seja, a criança começa a gerar representações da realidade no próprio pensamento, fato que possibilita a aprendizagem da fala (que começa bem mais cedo, mas se desenvolve mais rapidamente aqui) e as brincadeiras de "faz de conta", é denominado:
Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta. Sobre brincar é correto afirmar que:
Conforme Proposta Pedagógica para as Escolas de Educação Infantil de Rio Branco -Acre, no art. 13, compete a instituição de Educação Infantil elaborar e executar seu Projeto Político Pedagógico, observando que:
I. O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição, ou seja, o instrumento norteador das ações pedagógicas e administrativas desenvolvidas pela escola.
II. Constitui-se em um documento obrigatório, cuja elaboração é de responsabilidade da equipe gestora, pais, professores, funcionários e representantes da comunidade.
III. É independente das diretrizes curriculares e da legislação de ensino vigente no país.
IV. Deve expressar a identidade da instituição, as características dos alunos e de seu ambiente socioeconômico.
V. Oriente para a tomada de decisões assegurando flexibilidade ao processo de sua execução.
Estão corretos apenas os itens:
Observe:
I. Gestalt.
II. Behaviorismo.
III. Learnirismo.
São concepções de aprendizagem:
Segundo Zabala (1998), a corrente construtivista considera o ensino como "um processo de construção compartilhada de significados, orientados para a autonomia dos alunos." Para que esse processo ocorra de modo eficaz, o professor deve buscar metodologias que:
Dentre as diretrizes que têm pautado as ações da Secretaria Municipal de Educação- SME/Cuiabá, estão:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define que a "educação, dever da família e do Estado, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". No artigo 3°, tem-se os princípios que basearão o ensino. O princípio do artigo 3° que se refere ao aspecto "ideais da solidariedade humana" é:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, os três anos iniciais do ensino fundamental devem assegurar:
O Artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, no Título IV-Da Organização da Educação Nacional, trata das incumbências dos docentes. Dentre estas, estão:
Com base no livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, é incorreto o que se afirma em:
Assinale a alternativa CORRETA em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais.
São sugestões didáticas orientadas pelos PCNs para a formação de leitores, EXCETO:
Para que os alunos dos anos iniciais possam desenvolver plenamente os conhecimentos geométricos, o professor deve possibilitar, EXCETO:
As tendências pedagógicas são imprescindíveis para a educação, pois contribuem para a condução de uma prática docente consonantes com as demandas atuais e realmente significativa, com sentido para o aluno. Luckesi (1994), afirma que “a Pedagogia não pode ser bem entendida e praticada na escola sem que se tenha alguma clareza do seu significado". Diante dessas questões, é relevante o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, visto que possibilitam ao educador compreender todos os elementos do processo de ensino-aprendizagem, apontando diversas possibilidades de ações educativas a partir de suas concepções pessoais, profissionais, políticas e sociais. Sendo assim, é possível afirmar que, as tendências pedagógicas se dividem em:
A lei nº 9394 de 1996, estabelece diretrizes e bases para a educação nacional ocorrer. Porém, na lei nº 12.796, de 2013, alguns artigos da LDB de 96 receberam uma nova redação dada a partir das demandas contemporâneas. Assinale com V para verdadeiro e F para falso, ou seja, V para aqueles itens que permanecem e F para aqueles que ganharam uma nova redação: Art. 4º: “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de":
( ) I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
( ) I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio.
( ) II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
( ) III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
( ) VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando; para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
( ) VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde física e psicológica.
( ) IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
( ) X - vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.