Para Vygotsky, a interação entre sujeitos, permeada pela linguagem humana, provoca a zona de desenvolvimento proximal, porque possibilita a interação entre os desempenhos intelectuais de cada um, fazendo os sujeitos reconhecerem e coordenarem os conflitos gerados por uma situação problema, construindo um conhecimento novo a partir de seu nível de competência, que se desenvolve sob a influência de um determinado contexto sócio-histórico-cultural.
Wallon também acredita que o processo de construção do conhecimento passa por:
De acordo com a teoria de Lev Vygotsky, a habilidade do ser humano de pensar e raciocinar em nível individual deriva:
Ao estudar a formação conceitual, Vigotski (2001) chegou à conclusão de que o processo de desenvolvimento do pensamento envolve vários momentos, aos quais ele chamou de periodização do desenvolvimento do pensamento.
Tais momentos abarcam o pensamento:
1. Sincrético.
2. Segmentado.
3. Cartesiano.
4. Por complexos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Na reunião semanal de planejamento, duas professoras de uma turma de sexto ano, buscam estratégias para melhorar o desempenho de alguns alunos. Ao tratarem de dois alunos, ambos com conceitos abaixo do esperado, a professora de História lembra que um se expressa muito bem oralmente e consegue estabelecer boas relações entre os conceitos, nessa modalidade de linguagem; em contrapartida, quando registra por escrito, suas ideias se perdem. Já o outro, por demonstrar muita timidez, prefere não se expressar oralmente, contudo apresenta excelente habilidade na modalidade escrita, embora demonstre dificuldade na articulação dos conceitos abordados. Ao ouvir esse relato, a professora de Ciências sugere que nas próximas aulas, esses alunos passem a desenvolver atividades em conjunto, programadas pelas docentes, com o objetivo de se auxiliarem na superação dessas dificuldades. Ao optar por essa metodologia, as professoras estão aplicando o conceito de:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos não passa pela interação do sujeito com o meio.
II. O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégias que prejudicam o processo de ensinoaprendizagem.
Marque a alternativa CORRETA:
Para a Teoria Histórico-Cultural, para entender o processo de desenvolvimento humano, é preciso compreender como ocorrem as novas formações psíquicas.
De acordo com a referida teoria, a constituição de uma nova formação é determinada pelo(a):
Leia as afirmativas a seguir:
I. A aprendizagem de uma língua estrangeira não possibilita ao aluno envolver-se nos processos de construção de significados nessa língua.
II. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos não passa pela interação do sujeito com o meio.
Marque a alternativa CORRETA:
De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, o primeiro aspecto que necessita ser observado quando se tem por objetivo obter uma resposta para o problema das forças motrizes que conduzem o desenvolvimento do psiquismo da criança é:
Sobre as zonas de desenvolvimento, é correto afirmar:
As ideias construtivistas trouxeram forte influência ao contexto escolar, ao defenderem a ideia de que o conhecimento é resultado da construção pessoal da criança e o professor deve mediar essa construção. Como principal referência dessa concepção, Jean Piaget desenvolveu alguns conceitos, EXCETO:
No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:
No contexto das teorias psicogenéticas, afirma-se que os processos psicológicos mais complexos – ou funções psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos outros animais – só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado. Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento. Essa consideração teórica pode ser corretamente atribuída a:
De acordo com as observações de Lev Semenovitch Vygotsky acerca do processo educacional é inadequado afirmar que:
Um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por Vygotsky a respeito da compreensão dos processos de ensino e aprendizagem é sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Esse conceito promoveu muitas discussões no campo da Educação acerca do papel do professor enquanto mediador e não como transmissor do conhecimento. Acerca desse conceito observe a imagem e em seguida assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Vygotsky.
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.
O ensino que utiliza as ideias dos alunos discutindo-as e confrontando-as às concepções científicas é coerente com a abordagem cognitiva mencionada no texto.