Uma das questões em destaque no livro Rumo a uma nova Didática de Candau (2013) é a questão da didática numa perspectiva multidimensional. Considerando a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem, muitos autores advogam pela articulação consistentemente das dimensões, EXCETO:
“O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino.” (LIBÂNEO, 2012, p. 197). Sobre a estruturação didática da aula, é INCORRETO.
Na condução da aprendizagem dos seus alunos o professor tem duas funções básicas que são:
A forma de conceber a avaliação reflete uma postura filosófica diante da educação. Para o aluno, a avaliação é um meio de superar as dificuldades e continuar progredindo na aprendizagem, enquanto, para o professor, a avaliação é um meio de aperfeiçoar seus procedimentos de ensino.
Duas funções da avaliação da aprendizagem estão indicadas em:
Os aspectos levantados durante o diagnóstico representam problemas de treinamento e pode ser feito em três diferentes níveis de análise. Está INCORRETO o que se apresenta na alternativa:
As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. Sabemos que uma boa gestão de pessoas é uma questão vital para o sucesso do negócio e o principal diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas. E para serem bem-sucedidas, as organizações precisam de pessoas com habilidades e competências para conduzirem os negócios, fazerem as coisas acontecerem. Para conseguir isso, é imprescindível que a empresas invistam no treinamento e desenvolvimento das pessoas, possibilitando o crescimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.
Considerando a importância em saber administrar bem o capital humano por meio do treinamento e do desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo:
I. O treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio.
II. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo.
III. O desenvolvimento de pessoas focaliza, em geral, os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.
IV. O treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes, provocando uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos, competências e destrezas.
Está CORRETO o que se afirma em:
A concepção construtivista reúne uma série de princípios que permitem compreender a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem e que se articulam em torno da atividade intelectual implicada na construção do conhecimento. Em relação aos princípios da concepção construtivista, analise as afirmativas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado da sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.
( ) Os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornam-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.
( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.
( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão, e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Segundo Chiavenato (1999), o desenvolvimento organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e da capacidade adaptativa da organização à mudança. O desenvolvimento organizacional parte do pressuposto de que é plenamente possível o esforço para se conseguir que as metas dos indivíduos se integrem com os objetivos da organização.
Para o autor, os principais objetivos do desenvolvimento organizacional são, EXCETO:
Consoante a Resolução CNE/CEB 04/2010,que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a cada etapa da Educação Básica pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino. No que se refere à Educação Especial, pode-se afirmar o seguinte:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação veio em atendimento aos preceitos constitucionais e resultou de um longo processo de tramitação que se iniciou em 1988, ano em que foi promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil. A Lei recebeu diversas alterações ao longo do tempo, uma das alterações foi:
Para o desenvolvimento da escola, é importante que os professores achem seu trabalho significativo. No contexto do “clima escolar", essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
O ensino e a aprendizagem são processos distintos: nem tudo aquilo que o professor propõe é apreendido pelos alunos. Uma única metodologia não garante a compreensão dos conteúdos, pois cada indivíduo constrói conhecimentos apoiados em suas experiências de vida e em sua bagagem cultural. Quando se elabora uma avaliação, devemos levar em conta tanto aquilo que foi aprendido quanto às condições oferecidas pelo contexto escolar. Nesse sentido, o aluno:
Em 1930, Piaget escreveu um livro importante, “O Julgamento Moral da Criança”, e mostrou que mesmo as bem pequenas já têm valores como o gosto pelas regras, pela disciplina, pelo fazer bem-feito e por se entregar a uma tarefa coletiva. Só que o adulto não percebe. Piaget provou que é possível ver isso usando o exemplo das brincadeiras. A própria garotada se autorregula e se submete a regras coletivas. Piaget analisou como o respeito entre iguais promove o desenvolvimento da criança. Com base no texto acima, é correto afirmar que a disciplina pode ser tratada como:
Compreender a essência do trabalho dos educadores que estão na escola representa um desafio para todos os envolvidos nesse processo, especialmente para o coordenador pedagógico. Sua atuação tenderá a ser mais eficaz se ele tiver clareza conceitual e teórica sobre a função da organização em que está inserido. Para muitos autores, a escola é uma instituição social na qual ocorrem, de forma intencional e sistemática, o ensino e a aprendizagem de múltiplos conhecimentos produzidos ao longo da história. Só quando entende profundamente isso, o coordenador consegue se engajar e desempenhar bem seu papel. Para tanto, deve haver uma busca constante para:
As escolas de EJA precisam trabalhar com a dimensão do acolhimento. “É preciso conhecer esse aluno em profundidade para efetivar um trabalho transformador. O aluno do EJA já passou por várias exclusões na vida, sendo uma delas, a da escola regular. E são várias as questões envolvidas aí, desde desestruturação familiar a trabalho. E, embora, ele tenha um repertório de leitura de mundo, muitas vezes retorna à sala de aula com baixa autoestima, por se sentir menos capaz".
(Andreia Prestes Massena)
Baseado na leitura do trecho acima, é correto afirmar que é dever das escolas apoiar na superação desses estigmas para que o estudante possa, de fato, exercer o(a):