A eleição da pesquisa como base da formação tem um substrato ideológico, ainda que implícito. Parte-se da constatação de que, nas condições de mudança contínua em que se encontra a instituição escolar, o professor deverá:
I. Analisar e interiorizar a situação de incerteza e complexidade que caracteriza sua profissão e deve renunciar a qualquer forma de dogmatismo e de síntese pré-fabricada.
II. Buscar ações formativas que permitam organizar-se com base no trabalho em grupo, centrar-se em um trabalho colaborativo para solução de situações problemáticas da classe ou da escola.
III. Fundamentar suas ações em procedimentos relativos a metodologias de participação, projetos, observação e diagnóstico dos processos, estratégias contextualizadas, comunicação, tomada de decisões, análise da interação humana etc.
Estão corretas as afirmativas
Sobre as concepções e práticas de Estágio Supervisionado como pesquisa e a pesquisa no estágio, assinale a alternativa correta.
Leia as alternativas e assinale aquela que apresenta a resposta INCORRETA quanto ao processo de mediação desencadeado pelo professor em turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
As preocupações do professor com o seu trabalho, em sala de aula, são de várias ordens e nem sempre suficientemente claras e bem definidas. São exemplos de suas atribuições diárias: chegar ao final do programa dentro do prazo previsto; suprir as dificuldades de aprendizagem dos alunos; escolher recursos didáticos adequados à apresentação do conteúdo; elaborar tipos de atividades e formas de avaliação dos alunos; e, principalmente encontrar estratégias apropriadas ao desenvolvimento do conteúdo e à consecução dos objetivos propostos. Entre os objetivos visados pelo professor, encontra-se o “desenvolvimento das potencialidades” do aluno, e quanto às estratégias e recursos didáticos, a insatisfação parece ser geral, mas em grande parte inconsciente. Sobre os fundamentos da prática docente para uma pedagogia ativa assinale a alternativa CORRETA.
Ao trabalhar um projeto com os alunos o professor precisa ter consciência de que deve assumir uma postura:
O papel do professor na contemporaneidade deve abranger:
O professor, ao dirigir e estimular o processo de ensino em função das aprendizagens dos alunos, utiliza intencionalmente um conjunto de ações, passos, condições externas e procedimentos, a que chamamos, na Didática:
Analisando o papel do professor isoladamente, enquanto profissional da área de educação, que busca desenvolver suas capacidades individuais, cumprindo conjuntamente com suas obrigações e deveres, deverá sempre ter como objetivo:
Com relação à pesquisa situada no âmago do fazer pedagógico, constituindo-se em fundamento do ensino e mola propulsora do aprender, observa-se que ela é realizada na educação formal, ainda de maneira assistemática, pontual. O que se pretende na escola, no entanto, é uma mudança de paradigma que se daria