Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2607 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

[...] Ricardo Oriá destaca as atuais iniciativas com relação
ao patrimônio cultural e à ampliação do seu conceito.
A atual legislação ampliou o conceito de patrimônio, entendendo
que a preservação atinge bens culturais históricos,
ecológicos, artísticos e científicos.
O conceito mais abrangente de patrimônio cultural abre
perspectivas de adoção de políticas de preservação patrimonial.
O compromisso do setor educacional articula-se
ao de uma educação patrimonial para as atuais e futuras
gerações [...]


(Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história:
fundamentos e métodos)

Para Circe Bittencourt, a preservação do patrimônio histórico-cultural

No que se refere à divisão política do estado do Tocantins, assinale a opção correta.

O Império Romano tem muitos símbolos, observe a imagem a seguir:

Sobre os símbolos do Império Romano, e considerando a imagem apresentada, é CORRETO afirmar que:

Leia o poema a seguir, extraído do livro “O coração disparado”, de Adélia Prado.

Sobre o texto, é INCORRETO afirmar que:

O poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, retoma a famosa “Canção do exílio” de Gonçalves Dias.

É CORRETO afirmar que Carlos Drummond de Andrade retoma o conhecido texto de Gonçalves Dias pelo viés da:

A espécie humana tende a representar a realidade em
termos de opostos. O fluxo das percepções, em outras
palavras, é decomposto na base de categorias nitidamente
contrapostas: luz e sombra, calor e frio, alto e baixo.
O antigo lema atribuído a Heráclito, segundo o qual
a realidade é uma guerra de opostos [...] pode ser lido
numa chave diferente e igualmente anacrônica.
(Carlo Ginzburg, Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história)

De acordo com o autor, o antigo lema atribuído a Heráclito

Os cativos estranhos não provinham apenas das guerras.
Existiu em várias sociedades africanas a prática de
penhor humano. Um clã, grupo ou linhagem, pela decisão
do patriarca, podia empenhar um dos seus membros
celibatários a uma outra linhagem credora, que poderia
usá-lo gratuitamente até a extinção da dívida. O penhor
poderia ser feito, por exemplo, em momento de grandes
calamidades naturais. Nesse caso, o parente era empenhado
para receber em troca quantidades de comida
para salvar a linhagem.


(Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes. O negro no Brasil de hoje)

Para Munanga e Gomes, essas situações de exploração
do trabalho presentes na África tradicional revelam que

A recuperação demográfica carolíngia, mesmo pequena,
apontava para a expansão que começaria em meados
do século X. Apesar da inexistência de uma documentação
quantitativa, é inquestionável aquele crescimento na
Idade Média Central, como se percebe por cinco claros
indícios.
(Hilário Franco Júnior, A Idade Média, nascimento do ocidente)

Assinale a alternativa que apresenta um desses indícios.

Apesar de seus efeitos profundos, o bandeirantismo de
grande escala durou relativamente pouco tempo, enfrentando
dificuldades já na década de 1630. Os excessos
cometidos contra as missões jesuíticas tiveram largas
repercussões políticas e morais, incitando até o Papa a
condenar os paulistas. [...] A queda desse tipo de bandeirantismo
abriu uma nova fase na história local, que girava
em torno do problema da escassez de mão de obra
indígena.


(John Manuel Monteiro, Vida e morte do índio: São Paulo colonial.
Em: Amanda Cristina Danaga e Edmundo Antônio Peggion (orgs.),
Povos indígenas em São Paulo: novos olhares)

Dentre os fatores que contribuíram para a “queda desse
tipo de bandeirantismo”, o historiador John Monteiro
aponta a seguinte ocorrência, de 1641:

Em 1822, o processo de independência do Brasil diante de Portugal se concretizava e afetou todas as províncias do território.

Assinale a alternativa correta quanto à situação política da província de Goiás logo após a proclamação da independência.

Na análise histórica da cultura escolar, parece-me de fato
fundamental estudar como e sobre quais critérios precisos
foram recrutados os professores de cada nível escolar:
quais são os saberes e o habitus requeridos de um
futuro professor?


[...]Uma das primeiras figuras desta profissionalização ocorre
quando a antiga Cristandade se desmembra em confissões
plurais e, nos países católicos, na dinâmica que
segue o Concílio de Trento: ser cristão não é mais, como
nos séculos passados, somente pertencer a uma comunidade,
manifestando-se como tal, mas ser capaz de proclamar
pessoalmente as verdades da fé e ser instruído
sobre as verdades de sua religião.

(Dominic Julia. A Cultura escolar como objeto histórico. Em: Revista
Brasileira de História da Educação, v.1 – no 1 – jan./jun. 2001)

O fragmento discorre sobre uma pesquisa que se fundamenta
num estudo

Causou surpresa, portanto, quando foi decifrada a Pedra
de Roseta, no século XVIII, e ficou evidente que praticamente
todo o conhecimento científico e filosófico da Grécia
antiga teve origem no Egito, ou seja, na própria África.
Os sistemas teológicos e filosóficos gregos também têm
origem no Egito, onde vários de seus fundadores, como
Sócrates, Platão e Aristóteles, estudaram com os pensadores
africanos.
Não seria conveniente, naquele contexto, divulgar tais
fatos. Criou-se, então, uma disciplina científica, a egiptologia,
voltada à tarefa de tirar do Egito o crédito por suas
realizações e atribuí-las a uma cultura realmente branca,
a grega. Aliás, os autores lançaram mão de vários recursos,
entre eles o de retratar o Egito como um país branco,
imagem que até hoje prevalece no imaginário popular.
(Elisa Larkin Nascimento. Introdução às antigas civilizações africanas.
Em: Elisa Larkin Nascimento (org.). A matriz africana no mundo.
Adaptado)

De acordo com a autora, o inconveniente de divulgar a
importância do país africano, no contexto em referência,
deve-se ao fato de a Europa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em
09 de janeiro de 2003, a Lei no 10.639 que altera a Lei
no 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
incluindo nesta mais três artigos que versam sobre
a obrigatoriedade da inclusão do ensino de História
da África e da Cultura Afro-brasileira nos currículos dos
estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação
básica. A lei também acrescenta que o dia 20 de
novembro (considerado dia da morte de Zumbi) deverá
ser incluído no calendário escolar como dia nacional da
consciência negra [...]

(Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes. O negro no Brasil de hoje)



Segundo Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, a comemoração
do 20 de novembro surgiu

Muitas pessoas e mesmo, parece, certos autores de manuais
fazem uma imagem surpreendentemente cândida
da marcha de nosso trabalho. No princípio, diriam de
bom grado, eram os documentos. O historiador os reúne,
lê, empenha-se em avaliar sua autenticidade. Depois do
que, e somente depois, os põe para funcionar... Uma infelicidade
apenas: nenhum historiador, jamais, procedeu
assim. Mesmo quando, eventualmente, imagina fazê-lo.


(Marc Bloch. Apologia da história ou o ofício do historiador)

A partir da discussão do excerto, segundo Marc Bloch, é
correto afirmar que

Podemos dividir a Segunda Guerra Mundial em três fases: a primeira, que vai de 1o de setembro de 1939 a 22 de junho de 1941; a segunda, de 22 de junho de 1941 a 3 de setembro de 1943, e a terceira, que se estendeu de 3 de setembro de 1943 a 2 de setembro de 1945.

(Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos: ensino médio. Texto adaptado)

A segunda fase da Segunda Guerra começou com