[...] Ricardo Oriá destaca as atuais iniciativas com relação
ao patrimônio cultural e à ampliação do seu conceito.
A atual legislação ampliou o conceito de patrimônio, entendendo
que a preservação atinge bens culturais históricos,
ecológicos, artísticos e científicos.
O conceito mais abrangente de patrimônio cultural abre
perspectivas de adoção de políticas de preservação patrimonial.
O compromisso do setor educacional articula-se
ao de uma educação patrimonial para as atuais e futuras
gerações [...]
(Circe Maria Fernandes Bittencourt. Ensino de história:
fundamentos e métodos)
Para Circe Bittencourt, a preservação do patrimônio histórico-cultural
No que se refere à divisão política do estado do Tocantins, assinale a opção correta.
O Império Romano tem muitos símbolos, observe a imagem a seguir:
Sobre os símbolos do Império Romano, e considerando a imagem apresentada, é CORRETO afirmar que:
Leia o poema a seguir, extraído do livro “O coração disparado”, de Adélia Prado.

Sobre o texto, é INCORRETO afirmar que:
O poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, retoma a famosa “Canção do exílio” de Gonçalves Dias.

É CORRETO afirmar que Carlos Drummond de Andrade retoma o conhecido texto de Gonçalves Dias pelo viés da:
A espécie humana tende a representar a realidade em
termos de opostos. O fluxo das percepções, em outras
palavras, é decomposto na base de categorias nitidamente
contrapostas: luz e sombra, calor e frio, alto e baixo.
O antigo lema atribuído a Heráclito, segundo o qual
a realidade é uma guerra de opostos [...] pode ser lido
numa chave diferente e igualmente anacrônica.
(Carlo Ginzburg, Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história)
De acordo com o autor, o antigo lema atribuído a Heráclito
Os cativos estranhos não provinham apenas das guerras.
Existiu em várias sociedades africanas a prática de
penhor humano. Um clã, grupo ou linhagem, pela decisão
do patriarca, podia empenhar um dos seus membros
celibatários a uma outra linhagem credora, que poderia
usá-lo gratuitamente até a extinção da dívida. O penhor
poderia ser feito, por exemplo, em momento de grandes
calamidades naturais. Nesse caso, o parente era empenhado
para receber em troca quantidades de comida
para salvar a linhagem.
(Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes. O negro no Brasil de hoje)
Para Munanga e Gomes, essas situações de exploração
do trabalho presentes na África tradicional revelam que
A recuperação demográfica carolíngia, mesmo pequena,
apontava para a expansão que começaria em meados
do século X. Apesar da inexistência de uma documentação
quantitativa, é inquestionável aquele crescimento na
Idade Média Central, como se percebe por cinco claros
indícios.
(Hilário Franco Júnior, A Idade Média, nascimento do ocidente)
Assinale a alternativa que apresenta um desses indícios.
Apesar de seus efeitos profundos, o bandeirantismo de
grande escala durou relativamente pouco tempo, enfrentando
dificuldades já na década de 1630. Os excessos
cometidos contra as missões jesuíticas tiveram largas
repercussões políticas e morais, incitando até o Papa a
condenar os paulistas. [...] A queda desse tipo de bandeirantismo
abriu uma nova fase na história local, que girava
em torno do problema da escassez de mão de obra
indígena.
(John Manuel Monteiro, Vida e morte do índio: São Paulo colonial.
Em: Amanda Cristina Danaga e Edmundo Antônio Peggion (orgs.),
Povos indígenas em São Paulo: novos olhares)
Dentre os fatores que contribuíram para a “queda desse
tipo de bandeirantismo”, o historiador John Monteiro
aponta a seguinte ocorrência, de 1641:
Em 1822, o processo de independência do Brasil diante de Portugal se concretizava e afetou todas as províncias do território.
Assinale a alternativa correta quanto à situação política da província de Goiás logo após a proclamação da independência.
Na análise histórica da cultura escolar, parece-me de fato
fundamental estudar como e sobre quais critérios precisos
foram recrutados os professores de cada nível escolar:
quais são os saberes e o habitus requeridos de um
futuro professor?
[...]Uma das primeiras figuras desta profissionalização ocorre
quando a antiga Cristandade se desmembra em confissões
plurais e, nos países católicos, na dinâmica que
segue o Concílio de Trento: ser cristão não é mais, como
nos séculos passados, somente pertencer a uma comunidade,
manifestando-se como tal, mas ser capaz de proclamar
pessoalmente as verdades da fé e ser instruído
sobre as verdades de sua religião.
(Dominic Julia. A Cultura escolar como objeto histórico. Em: Revista
Brasileira de História da Educação, v.1 – no 1 – jan./jun. 2001)
O fragmento discorre sobre uma pesquisa que se fundamenta
num estudo
Causou surpresa, portanto, quando foi decifrada a Pedra
de Roseta, no século XVIII, e ficou evidente que praticamente
todo o conhecimento científico e filosófico da Grécia
antiga teve origem no Egito, ou seja, na própria África.
Os sistemas teológicos e filosóficos gregos também têm
origem no Egito, onde vários de seus fundadores, como
Sócrates, Platão e Aristóteles, estudaram com os pensadores
africanos.
Não seria conveniente, naquele contexto, divulgar tais
fatos. Criou-se, então, uma disciplina científica, a egiptologia,
voltada à tarefa de tirar do Egito o crédito por suas
realizações e atribuí-las a uma cultura realmente branca,
a grega. Aliás, os autores lançaram mão de vários recursos,
entre eles o de retratar o Egito como um país branco,
imagem que até hoje prevalece no imaginário popular.
(Elisa Larkin Nascimento. Introdução às antigas civilizações africanas.
Em: Elisa Larkin Nascimento (org.). A matriz africana no mundo.
Adaptado)
De acordo com a autora, o inconveniente de divulgar a
importância do país africano, no contexto em referência,
deve-se ao fato de a Europa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em
09 de janeiro de 2003, a Lei no 10.639 que altera a Lei
no 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
incluindo nesta mais três artigos que versam sobre
a obrigatoriedade da inclusão do ensino de História
da África e da Cultura Afro-brasileira nos currículos dos
estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação
básica. A lei também acrescenta que o dia 20 de
novembro (considerado dia da morte de Zumbi) deverá
ser incluído no calendário escolar como dia nacional da
consciência negra [...]
(Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes. O negro no Brasil de hoje)
Segundo Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, a comemoração
do 20 de novembro surgiu
Muitas pessoas e mesmo, parece, certos autores de manuais
fazem uma imagem surpreendentemente cândida
da marcha de nosso trabalho. No princípio, diriam de
bom grado, eram os documentos. O historiador os reúne,
lê, empenha-se em avaliar sua autenticidade. Depois do
que, e somente depois, os põe para funcionar... Uma infelicidade
apenas: nenhum historiador, jamais, procedeu
assim. Mesmo quando, eventualmente, imagina fazê-lo.
(Marc Bloch. Apologia da história ou o ofício do historiador)
A partir da discussão do excerto, segundo Marc Bloch, é
correto afirmar que
Podemos dividir a Segunda Guerra Mundial em três fases: a primeira, que vai de 1o de setembro de 1939 a 22 de junho de 1941; a segunda, de 22 de junho de 1941 a 3 de setembro de 1943, e a terceira, que se estendeu de 3 de setembro de 1943 a 2 de setembro de 1945.
(Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos: ensino médio. Texto adaptado)
A segunda fase da Segunda Guerra começou com