São características do modelo político do período da Ditadura no Brasil, EXCETO:
>
A perseguição aos judeus e o interesse dos EUA e da URSS em afastar a presença do colonialismo anglo-francês do Oriente Médio, região valorizada principalmente por suas reservas petrolíferas, explicam a resolução aprovada na ONU, pondo fim ao mandato inglês na Palestina. Foram decididas também a criação de uma zona neutra em Jerusalém e a divisão da região em dois estados: um árabe e outro judeu (1947).
Os ingleses retiraram-se da Palestina em 14 de maio de 1948. No mesmo dia, foi proclamada a criação do Estado de Israel e, no dia seguinte, começou a primeira das guerras opondo Estados Árabes e Israel, denominada
No dia 1o de outubro de 2008, a jornalista Janet Schayan, da Revista Deutschland, escreveu:
Na noite de 3 de outubro de 1990, diante do prédio do Reichstag em Berlim, milhares de pessoas festejaram a adesão da República Democrática da Alemanha ao território da República Federal da Alemanha, reconquistando a unidade estatal da Alemanha depois de mais de quarenta anos.
A Conferência de Potsdam, em julho de 1945, dividiu a Alemanha em Oriental (de influência socialista) e Ocidental (de influência capitalista). Essa divisão acenava para o fim da Grande Aliança (Inglaterra, EUA e URSS) que permitira a derrota das forças nazistas e sinalizava para o início da Guerra Fria que, de uma forma ou de outra,
influenciou as relações internacionais até o final da década de 80 do século XX.
Em geral, a maioria dos estudiosos do período considera o ano de 1947 como marco inicial da Guerra Fria em função da(o)
A América é uma mulher... Pelo menos assim ela aparece nas iconografias entre o século XVI e XVIII; o ventre opulento, o longo cabelo amarrado com conchas
e plumas, as pernas musculosas, nus os seios. (...) A representação assim construída pelos europeus traduzia um discurso que tentava se impor como concepção social sobre o Novo Mundo: a América, como uma bela e perigosa mulher, tinha que ser vencida e domesticada para ser melhor explorada (...).
PRIORE, Mary Del. Imagens da terra fêmea: a América e suas mulheres.
In: VAINFAS, Ronaldo (org.) A América em tempo de conquista.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
Desde o final do século XV, a Europa buscou dominar, domesticar e ocidentalizar essa América mulher. A ocidentalização, iniciada após a Conquista, resultou de um projeto colonizador que visou, além da exploração econômica, à imposição da cultura europeia e cristã no Novo Mundo.
São ações que permitiram o sucesso desse processo de moldagem cultural da América, EXCETO a(o)
Durante séculos, inclusive antes do nascimento de Cristo, os mercadores foram os principais intermediários entre o que vinha de fora e o que já existia no continente africano. O comércio permitiu que povos distantes entrassem em contato com as populações nativas, o que facilitou a transmissão de conhecimentos e crenças. A longo prazo, a presença de alguns africanos e estrangeiros e as relações estabelecidas provocaram grandes mudanças nas sociedades locais.
Os povos de fora com os quais os africanos tiveram contato pela costa atlântica e uma consequência desse contato, são, respectivamente,
As diversas mudanças ocorridas na Europa, durante os séculos XIV, XV e XVI, provocaram a alteração de valores medievais. Esse período, conhecido como Renascimento, tem como característica a(o):
Ao longo do século XIX, em decorrência da Revolução Industrial, alteraram-se as condições de vida da classe trabalhadora. Nesse contexto, surgem concepções críticas à sociedade capitalista. Dentre essas doutrinas sociais, identifica-se a:
Com relação à economia cafeeira durante a República Velha, pode-se afirmar que:
O controle da Convenção pelos jacobinos (1793/1794) marca o momento mais radical da Revolução Francesa. Identifique a medida que foi tomada pelos jacobinos nesse período conhecido como Terror.
Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu a divisão do mundo em dois blocos distintos – o Bloco Capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o Bloco Socialista, sob a influência da União Soviética. Fez parte desse processo a(o):
“... empenhar-me-ei a fundo em fazer um governo nacionalista. O Brasil ainda não conquistou a sua independência econômica e, nesse sentido, farei tudo para consegui-lo". (Getúlio Vargas).
A partir do trecho do discurso de Getúlio Vargas, pode-se concluir que o(a):
Com relação ao processo de independência das treze colônias inglesas, é correto afirmar que: