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No artigo Avanço das mulheres. Que mulheres?, de Alzira
Rufino, publicado em 2003, há o seguinte trecho:
Enquanto as mulheres brancas estão rompendo estereótipos
e atingem números significativos em áreas antes
restritas aos homens, as mulheres negras ainda têm que
lutar para ter acesso a funções como secretárias ou recepcionistas,
ocupações tidas como “femininas”, mas que
podem melhor ser descritas como “femininas e brancas”.
(Apud Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes.
O negro no Brasil de hoje)

Para Alzira Rufino, no artigo citado,

O eclipse dos Impérios [britânico e francês] decorreu de
três conjuntos de fatores: a exigência dos povos colonizados,
o questionamento, na metrópole, das vantagens
do expansionismo, e, por último, a pressão vinda de fora,
de concorrentes ou de novas potências que lançavam um
desafio.


(Marc Ferro, História das colonizações)

A partir do excerto, no contexto dos anos 1950, é correto
afirmar, segundo Marc Ferro, que

Esse é o campo em que os potenciais de racionalidade
do pensamento histórico atuam na vida prática. Essa expressão
quer deixar claro que o especificamente histórico
possui um lugar próprio e peculiar no quadro [...] de orientação
da vida humana prática.
Assim, nada mais é, de início, do que o campo da interpretação
do mundo e de si mesmo, pelo ser humano,
no qual devem efetivar-se as operações de constituição
do sentido da experiência do tempo, determinantes da
consciência histórica humana. É nesse campo que os sujeitos
agentes e padecentes logram orientar-se em meio
às mudanças temporais de si próprios e de seu mundo.
(J. Rüsen, História viva. Adaptado)

No excerto, o autor discute o significado de

Ainda no que tange à produção de diferenças, seguindo
as pessoas enquanto caminhavam por suas redes de relações
nas frequentes visitas que fazem entre diversas
terras Guarani, observei que estas frequentemente são
constituídas por vários tekoa diferentes e cada um destes
procura seguir as orientações das suas próprias lideranças
(...) com alguma autonomia em relação às decisões
e atividades de abrangência maior, que podem envolver
diversos tekoa [...]Diversas pessoas, principalmente as mais velhas, explicam
que essas diferenças e autonomias são altamente
desejáveis e produtivas. Enfatizam também que poderiam
exercê-las ainda mais, se as terras Guarani não fossem
tão pequenas.


(Adriana Queiroz Testa. Entre pessoas e lugares: práticas de circulação
de saberes Guarani Mbya. Em: Amanda Cristina Danaga e Edmundo
Antônio Peggion, Povos indígenas em São Paulo: novos olhares)

O excerto, que é parte da pesquisa feita pela autora com
o povo Guarani Mbya, em 2013, faz referência

Os hebreus são também conhecidos como israelenses ou judeus. A sociedade hebraica se consolidou no segundo milênio antes de Cristo, momento em que o Egito e a Mesopotâmia já eram considerados grandes impérios. Sobre o povo hebreu, analise as afirmativas a seguir.

I. Os hebreus acreditavam ser o povo eleito de Deus.
II. A sociedade hebraica era matriarcal.
III. A sociedade hebraica era escravocrata.
IV. O povo hebreu se dedicou ao comércio e à indústria.
V. A fase inicial de organização política e econômica dos hebreus é conhecida como Período dos Patriarcas.

Está correto o que se afirma em

Deus tinha distribuído tarefas específicas a cada homem, uns deviam orar pela salvação de todos, outros deviam lutar para proteger o povo; cabia aos membros do terceiro Estado, de longe o mais numeroso, alimentar, com seu trabalho, os homens de religião e da guerra. Este padrão, que rapidamente marcou a consciência coletiva, apresentava uma forma simples e uma conformidade com o plano divino e, assim, sancionava a desigualdade social e todas as formas de exploração econômica.
                                                                                                                                                                                                                                            (DUBY, G. As três ordens ou imaginário do feudalismo. Editorial Estampa, Lisboa. 1982.)

Sobre a sociedade feudal, é correto afirmar que:

A reforma religiosa impulsionada por Lutero e Calvino contribuiu, decisivamente, para a desestruturação das relações sociais predominantes no Feudalismo. Foram diversos efeitos provocados por tal reforma.

Constitui um desses efeitos provocados pela reforma religiosa:

Foram muitos os motins, conspirações, revoltas e rebeliões no decorrer da história do domínio português sobre o Brasil nos séculos XVII e XVIII; além de vários movimentos regionais contestatórios e de caráter separatista.

Dentre os movimentos relacionados, assinale o de caráter separatista.

As sociedades desenvolvidas na antiguidade, na região conhecida como crescente fértil, foram extremamente desenvolvidas em diversos aspectos. Um ponto especial do desenvolvimento pode ser observado na organização jurídica de alguns desses povos.

O famoso Código de Hamurabi, primeiro código de leis escritas da Antiguidade, foi uma criação dos povos:

Considerando o trecho anterior, é possível afirmar que se refere à seguinte característica do Renascimento:

O território do Brasil Colonial sob o domínio português foi constantemente ampliado, desrespeitando os limites definidos pelo Tratado de Tordesilhas – processo que recebeu o nome de interiorização. A atitude de adentrar o território brasileiro foi resultado, dentre outras coisas, de atuações econômicas realizadas pelos portugueses.

Dentre as atividades econômicas responsáveis pela interiorização do Brasil destacam-se:

Assinale a afirmativa correta a respeito da Cabanagem (1835- 1840).

O texto da escritora Raquel Naveira rememora poeticamente 

No que concerne ao “milagre brasileiro” e à modernização conservadora da ditadura militar, especialmente entre os anos de 1966 e de 1973, assinale a alternativa correta.

A respeito da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), assinalea alternativa correta.

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