Sobre a história dos jogos e das brincadeiras, assinale a alternativa que apresenta a origem da peteca.
O professor de Educação Física “X” adotou o combate à obesidade infantil, como o único objetivo de seu planejamento anual. Para alcançar o seu objetivo, o professor passou a priorizar, em suas aulas, atividades relacionadas à melhoria da saúde.A prática desse professor apresenta características similares às encontradas em qual tendência de Educação Física?
Na sociedade capitalista, o corpo do consumidor se transforma também em um objeto de alienação. Esse processo pode ser definido como:
A dança pode ser dividida em três etapas conforme a Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com as características da Coluna II.
Coluna I
( 1 ) Danças étnicas
( 2 ) Danças folclóricas
( 3 ) Danças de salão
Coluna II
( ) Está vinculada ao ato religioso.
( ) Encontra suas origens nas danças populares.
( ) Tem íntima relação com as atividades do cotidiano.
A sequência correta é:
O professor de Educação Física, escolheu o Ballet como tema de sua aula do conteúdo dança. Ao iniciar a aula, ele reúne os alunos e explica a origem desse estilo de dança. Qual é a dimensão dos conteúdos priorizada por essa abordagem do professor?
No planejamento de sua aula do conteúdo futsal, o professor de Educação Física incluiu atividades que trabalham o fundamento passe. Esse fundamento pertence ao grupo das habilidades motoras de:
Em qual estágio da fase motora especializada a criança começa a selecionar os seus tipos de esportes preferidos?
São consideradas capacidades coordenativas, EXCETO o(a):
Existem três formas diferentes das pessoas perceberem e agirem durante o jogo: a omissão, a cooperação e a competição. Assinale a alternativa que apresenta uma das características da omissão.
Próximo à escola em que Renato é professor de Educação Física, um circo iniciou suas atividades. Ao perceber a empolgação dos alunos, Renato decidiu realizar uma atividade com o tema circo. Ao iniciar sua aula abordando a contribuição de diferentes culturas nas atividades circenses, Renato criou a oportunidade para trabalhar o tema transversal denominado:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação
Física estabelece eixos temáticos atuais e relevantes que irão se
relacionar com os eixos de conteúdos. Entre estes está o eixo
“Lazer e Trabalho”.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados
como possibilidades de lazer tanto no tempo escolar como
após este.
II. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados
como forma de aprendizado sobre a importância do
controle do esforço físico e repouso durante o trabalho.
III. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados
como forma de aprofundar e sistematizar as experiências
do “se movimentar”.
Assinale
A participação dos portadores de necessidades especiais nas
aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios,
particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das
capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção
social. (BRASIL, 1998; p. 56).
Nesse sentido, é importante que o professor de Educação Física
adote os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de
um. Assinale–o.
Leia o fragmento a seguir.
“O brinquedo supõe uma relação com a criança e uma abertura,
uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um
sistema de regras que organizam sua utilização”.
(Kishimoto, 2010).
A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário dos brinquedos, os jogos implicam, de modo
explícito ou implícito, o desempenho de certas habilidades
definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto
e suas regras.
II. Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário
pré–existente criado pelos desenhos animados, pelo mundo
da ficção científica e pelo mundo encantado dos contos de
fada.
III. O brinquedo propõe um mundo imaginário para a criança.
Assinale:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo estabelece que a
Educação Física, no ensino fundamental deve aprofundar os
conhecimentos sobre jogo, esporte, ginástica, etc., atribuindo–
lhes os “sentidos e intencionalidades presentes nas codificações
das culturas esportiva, lúdica, gímnica, das lutas e rítmica.”
(pag. 44).
Com base no descrito e nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
analise as afirmativas a seguir.
I. O gesto desportivo deve ser demonstrado com precisão
pelo professor, para que o aluno possa repeti–lo
perfeitamente.
II. O professor deve incentivar o aluno a desenvolver seu
gesto, guiando–o para uma execução eficiente.
III. O professor deve orientar o aluno no sentido de uma
execução eficiente, mas abrindo espaço para que ele
arrisque movimentos mais complexos.
Assinale:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação
Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos
se movimentarem em contextos concretos e faz uso da
expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente
antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos
e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências
externas, como as técnicas desportivas.
Analise: