Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3160 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Sobre a história dos jogos e das brincadeiras, assinale a alternativa que apresenta a origem da peteca.

O professor de Educação Física “X” adotou o combate à obesidade infantil, como o único objetivo de seu planejamento anual. Para alcançar o seu objetivo, o professor passou a priorizar, em suas aulas, atividades relacionadas à melhoria da saúde.A prática desse professor apresenta características similares às encontradas em qual tendência de Educação Física?

Na sociedade capitalista, o corpo do consumidor se transforma também em um objeto de alienação. Esse processo pode ser definido como:

A dança pode ser dividida em três etapas conforme a Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com as características da Coluna II.

Coluna I

( 1 ) Danças étnicas

( 2 ) Danças folclóricas

( 3 ) Danças de salão

Coluna II

( ) Está vinculada ao ato religioso.

( ) Encontra suas origens nas danças populares.

( ) Tem íntima relação com as atividades do cotidiano.

A sequência correta é:

O professor de Educação Física, escolheu o Ballet como tema de sua aula do conteúdo dança. Ao iniciar a aula, ele reúne os alunos e explica a origem desse estilo de dança. Qual é a dimensão dos conteúdos priorizada por essa abordagem do professor?

No planejamento de sua aula do conteúdo futsal, o professor de Educação Física incluiu atividades que trabalham o fundamento passe. Esse fundamento pertence ao grupo das habilidades motoras de:

Em qual estágio da fase motora especializada a criança começa a selecionar os seus tipos de esportes preferidos?

São consideradas capacidades coordenativas, EXCETO o(a):

Existem três formas diferentes das pessoas perceberem e agirem durante o jogo: a omissão, a cooperação e a competição. Assinale a alternativa que apresenta uma das características da omissão.

Próximo à escola em que Renato é professor de Educação Física, um circo iniciou suas atividades. Ao perceber a empolgação dos alunos, Renato decidiu realizar uma atividade com o tema circo. Ao iniciar sua aula abordando a contribuição de diferentes culturas nas atividades circenses, Renato criou a oportunidade para trabalhar o tema transversal denominado:

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação Física estabelece eixos temáticos atuais e relevantes que irão se relacionar com os eixos de conteúdos. Entre estes está o eixo “Lazer e Trabalho”.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados como possibilidades de lazer tanto no tempo escolar como após este.
II. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados como forma de aprendizado sobre a importância do controle do esforço físico e repouso durante o trabalho.
III. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados como forma de aprofundar e sistematizar as experiências do “se movimentar”.
Assinale

A participação dos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social. (BRASIL, 1998; p. 56).
Nesse sentido, é importante que o professor de Educação Física adote os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.

Leia o fragmento a seguir.
“O brinquedo supõe uma relação com a criança e uma abertura, uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização”.
(Kishimoto, 2010). A partir do fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao contrário dos brinquedos, os jogos implicam, de modo explícito ou implícito, o desempenho de certas habilidades definidas por uma estrutura preexistente no próprio objeto e suas regras.
II. Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário pré–existente criado pelos desenhos animados, pelo mundo da ficção científica e pelo mundo encantado dos contos de fada.
III. O brinquedo propõe um mundo imaginário para a criança.
Assinale:

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo estabelece que a Educação Física, no ensino fundamental deve aprofundar os conhecimentos sobre jogo, esporte, ginástica, etc., atribuindo– lhes os “sentidos e intencionalidades presentes nas codificações das culturas esportiva, lúdica, gímnica, das lutas e rítmica.” (pag. 44).
Com base no descrito e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas a seguir.
I. O gesto desportivo deve ser demonstrado com precisão pelo professor, para que o aluno possa repeti–lo perfeitamente.
II. O professor deve incentivar o aluno a desenvolver seu gesto, guiando–o para uma execução eficiente.
III. O professor deve orientar o aluno no sentido de uma execução eficiente, mas abrindo espaço para que ele arrisque movimentos mais complexos.
Assinale:

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos se movimentarem em contextos concretos e faz uso da expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências externas, como as técnicas desportivas.
Analise:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282